quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SIM! FIM DO MUNDO PRA MIM É ISSO...





Fim do mundo é ver tanta gente sendo explorada...

Fim do mundo é ver a corrupção correndo solta em todas as esferas governamentais...

Fim do mundo é ver a impunidade, os abusos, os excessos...

Fim do mundo é ver pessoas roubando milhões e levando para o “EXTERIOR” os recursos que eram para estar na saúde, na educação e na segurança...

Fim do mundo é ver tanto jovem ser abusado, estuprado, na prostituição, na drogadição e na promiscuidade...

Fim do mundo é ver meninas jovens vendendo seus corpos para poderem idolatrar os deuses do ter, poder e prazer... para sustentarem o luxo e o glamour da sociedade do ter...

Fim do mundo é ver a violência e a banalização da vida entre a juventude...

Fim do mundo é ver tanta gente passando fome e tanta gente colocando comida fora...

Fim do mundo é estarmos em pleno século XXI e termos ainda trabalho escravo...

Fim do mundo é ver tanta família destruída pelas drogas, pela vulgaridade, pela AIDS,...

Fim do mundo é ver tantos jovens mutilando seus corpos com cordões, arames, fios, tintas, pregos,...

Fim do mundo é ver tanta gente saudável fazendo de tudo para ficar doente e tantos doentes numa luta desigual tentando se manter vivo...

Fim do mundo é ver tantos corpos despedaçados na violência do trânsito no final de cada feriadão...

SIM! ISSO É O FIM DO MUNDO...

É fim do mundo também ver que tanta gente acredita nessas previsões e cálculos malucos ao invés de acreditarem na Palavra de Deus...

É fim do mundo ouvir pessoas de bem e não raro até gente com caminhada de igreja dizendo os absurdos que fariam se soubessem que realmente seria o fim do mundo... roubariam, abusariam, se entregariam às orgias, ao sexo irresponsável, às drogas, às promiscuidades... SIM, É O FIM DO MUNDO OUVIR AS PESSOAS PENSAREM ASSIM, pois a boca fala do que o coração está cheio... então o coração está cheio dessas coisas...

Cheio de coisas MUNDANAS e não na VIDA ETERNA!

SIM! ISSO TUDO É O FIM DO MUNDO...

OLHAS AS IMAGENS... OBSERVA CADA UMA DELAS... E VÊ SE ISSO NÃO É O FIM DO MUNDO!

Não no sentido que estão tentando nos impor... eu digo, ISSO É O FIM DO MUNDO, no sentido de estar INDIGNADO COM ISSO TUDO!

No sentido de dizer e ai, o que estamos fazendo para acabarmos com esses absurdos...

AGORA QUANTO AO FIM DO MUNDO APOCALIPTICO QUE ESTÃO FALANDO...

Ah, não... nisso eu realmente não acredito e sequer perco um minuto preocupado com ele...

Isso não é do conhecimento dos homens...

Lembrem-se do que nos ensina as Escrituras Sagradas sobre isso e é, nisso que o verdadeiro cristão tem de acreditar. Os discípulos também interrogaram a Jesus em particular: “Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”. O Senhor Jesus, após fazer uma explanação profética acerca dos eventos que iriam suceder no fim, concluiu: “Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai” (São Mateus 24, 4-36).

Pense nisso e vamos juntos mudar o que realmente é o FIM DO MUNDO!

SHALOM!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CANSEI! TÔ SEM FÉ, SEM SACO, SEM VONTADE, SEM NADA...





Esta foi à afirmativa que ouvi essa semana: “Tio não dá mais,... cansei! Tô sem fé, sem saco, sem vontade, sem nada... na verdade, eu queria mais é ir pra um lugar isolado, não ver e nem falar com ninguém, se possível até morrer”.

ENTÃO TÁ, MINHA PROPOSTA É: VAMOS COMEÇAR UMA CORRENTE DO BEM!

Todos nós passamos por momentos assim... agora o resultado que cada um vai obter depende da maneira com que encara isso. Todos nós já passamos por momentos de deserto, muito dolorosos em nossas vidas, momentos que talvez tenham abalado nossas crenças, nossa lógica, nossa biologia, nossa fé, talvez até momentos em que tenhamos nos sentido extremamente culpados do que fizemos ou do que pensamos fazer.

É aquele olhar para o lado e se sentir meio perdido, atordoado, sem motivação, sem vontade... parece que tudo e todos conspiram contra a gente ou não estão nem aí para nós.

“Tio, minha vida tá uma m..., uma droga. Não tenho mais vontade de estudar, de namorar, de falar com as pessoas, de trabalhar, parei de fazer tudo que gosto, me afastei das pessoas com quem vivi meus melhores momentos, não tenho mais vontade de nada... me sinto cansada, abandonada, triste... estou com raiva de tudo e de todos... o mundo todo está conspirando contra mim! Parece que nada mais da certo pra mim... minha família tá um caos, minhas notas horríveis, meu namoro está acabando, minhas amizades fracas e distantes, não gosto mais de rezar, não tenho mais ido na missa, minha fé parece que acabou...” e assim foi nossa conversa de quase duas horas.

Superação! Essa é a palavra chave... não adianta fazermos que nem avestruz, que ao ver o perigo coloca a cabeça no buraco, não adianta, quando tira a cabeça de lá, continua tudo igual ou até pior... Não! É preciso ser perseverante, ter foco, fé e determinação.

A primeira medida é a fé... crer, ter fé em Deus e que tudo vai se resolver. Voltar a rezar, não ter medo de acender uma vela, colocar os joelhos no chão e rezar com a parte mais profunda do coração.

A segunda medida é mudar aquilo que pode ser mudado... o “seu humor”... levantar e agradecer pela vida, pela família, pelo trabalho, pela escola, pelos amigos, pelas pessoas... porque o mau humor só agrava os problemas.

A terceira medida é ser justo... olhar para aqueles que se preocupam ou cuidam da gente e agradecer... sim, temos obrigação de dizer: muito obrigado... obrigado por estar comigo, obrigado por cuidar de mim, obrigado por me fazer companhia, obrigado por abrir meus olhos, obrigado por me ouvir, obrigado por me entender, por me emprestar o ombro, enfim, obrigado!

Outra medida é não achar que as pessoas precisam ter pena da gente ou que possuem “obrigação” de nos aturar assim... elas também possuem os problemas delas e não raras vezes muito mais graves do que os nossos... Cuidado! Eles podem ir embora e nunca mais voltarem... A injustiça gera isso!

Cuidar de quem cuida da gente é uma necessidade, sob pena, de amanhã não estar ali quando a gente mais precisa... ENTÃO JAMAIS DESCARTA OU DESPREZA AQUELE (A) QUE CUIDA DE TI... QUE TE AJUDA... QUE TE EMPRESTA O OMBRO, QUE REALMENTE SE PREOCUPA CONTIGO... volto a dizer: “sejas justo com quem é justo contigo”... se Deus colocou essa pessoa lá é porque tem um objetivo, uma missão...

Te aproxima das pessoas que te fazem bem e feliz... NÃO TENHAS MEDO DE PROCURÁ-LAS, DE ABRIR O TEU CORAÇÃO, DE DIZER O QUE ESTÁS SENTINDO, ESTÁS VIVENDO... NÃO TENHAS MEDO DE FALAR... NÃO TENHAS MEDO DE PEDIR AJUDA! NÃO TENHAS MEDO DE PEDIR SOCORRO! Deixa a vaidade, o orgulho e esses sentimentos pequenos de lado e vai lá... senta no grupo de amigos e fala, abre o teu coração! Diz assim, de cara limpa: “gente, perdoem minha ausência, minha distância, meu humor, mas eu preciso muito de vocês!”

Vais esperar o que? Ficar cada dia mais doente? Mais afastado de tudo e de todos? Achas que a solução vai cair do céu? NÃO! O CÉU COMEÇA EM VOCÊ, nos ensina Anselm Grünn, ou seja, exatamente no seu coração...

Eu aprendi que soluções não costumam aparecer enquanto o desespero estiver com a gente. Por isso, esqueçamos o sentimento de culpa pelos erros passados e nem sequer vamos pensar no que o futuro nos reserva, porque quando o desespero nos cerca, qualquer tentativa de análise do futuro estará contaminada pelo pessimismo, pela cegueira e pela depressão. E, como neste caso, seremos levados a acreditar em um futuro distorcido, falso e ainda mais "pesado" para carregar, é melhor olhar somente para o aqui e o agora, para que não sejamos enganados pelo desespero. Vamos juntos superar qualquer ressentimento, só por hoje, vamos respirar fundo e fazer algo positivo e diferente, superação é a palavra chave para esta semana.

Vamos lembrando o que São Paulo disse na Carta aos Filipenses 3,12-16:

“Reconheço que não alcancei o conhecimento pleno de Cristo, a perfeição como salvo. Mas isso não me desanima. Pelo contrário, me esforço para caminhar nesse sentido, deixo de lado as coisas passadas e avanço na minha vida cristã”.

Precisamos aprender a tomarmos a decisão satisfatória, entre tantas possibilidades de escolha, atentando para o que é realmente certo, ético e que me aproxima do Plano de Deus. Precisamos principalmente sair do plano das ideias e começarmos a agir (querer).

Superação, também é me colocar contrário aos planos e propostas do mundo (mundano) e desfrutar da alegria das coisas mais simples e viver o aqui e agora, observando as pessoas que me amam, me realizam e que realmente me fazem felizes. Procura teus amigos, pessoas que sabes embora distante se precisares vão estar perto. NÃO TENHAS VERGONHA!

SUPERAÇÃO! Mas para isso é preciso QUERER e IR...

Superação é ter determinação, essencial para conquista de nossos sonhos é cuidar com dedicação do que é realmente essencial e importante para nós. Pense nisso! Faça desta semana, a semana mais feliz de sua vida... supere-se! Tenha fé em Deus e a certeza de ele estará contigo todos os dias...

Se possível essa semana visita uma creche, um asilo, o hospital... olha para as pessoas que lá estão, muitas inclusive, lutando para viver, tu tens tudo para ter uma vida linda e está matando com esses teus sentimentos pequenos... VAMOS LÁ, SUPERAÇÃO!

Conta comigo! Começa fazendo algo bom, bem fácil, confias em mim: manda uma declaração; uma mensagem; um bilhete; um cartão; uma frase; um torpedo para alguém que já foi muito importante em tua vida, mas tu por um motivo ou outro se afastou...

TALVEZ ESSA PESSOA TAMBÉM ESTEJA PRECISANDO DISSO...

VAMOS AGORA COMEÇAR A NOSSA CORRENTE DO BEM...

MANDA UM RECADO, MENSAGEM, TORPEDO PARA ALGUÉM... SEJAS JUSTO COM QUEM FOI OU É MUITO JUSTO CONTIGO! E eu te asseguro que tua vida começa à mudar a partir de hoje... vamos lá... a corrente começou...

“Sempre haverá flores no caminho daquele que lança suas sementes ao longo do percurso”.

Um beijo no coração, vocês são muito importantes para mim... obrigado por tudo!

SHALOM!

BALADA DE NATAL DO CLJ





CARÍSSIMOS (AS)!

Considerando que esse ano inúmeras pastorais, serviços e movimentos estão realizando sua Balada/Campanha de Natal, arrecadando roupas, brinquedos ou alimentos...

Quem quiser participar da campanha, na próxima vez que for no supermercado ou na farmácia já adquire junto algum desses itens para fazer uma família e um bebê recém nascido mais feliz (tudo que fizerdes ao menor de um dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes...)...

Então tá! Próxima ida ao supermercado, um pacote de fraldas ou um materialzinho de higiene infantil...

FEITO?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O QUE TRAZES DENTRO DA TUA MOCHILA?




Sou procurado diariamente por jovens e adultos angustiados, preocupados, tensos, estressados, deprimidos... com a vontade e o desejo de largar tudo, abandonar tudo, deixar tudo para trás e sequer olhar para o que ficou...

Ouço suas tristezas, dores, frustrações, desilusões,... dores no peito, falta de ar, choros contidos...

Minhas primeiras perguntas ao sentarmos e termos um pouco de calma é:

• Vamos ver o que tu trazes dentro da tua mochila, porque está tão pesada e difícil de carregar?

• O que tu estás transportando contigo que prende os teus sonhos e a vontade de fazê-los?

Quando começamos calmamente retirarmos o que têm dentro da mochila, encontramos ali, uma bagagem desorganizada, como num final de partida de futebol, misturamos coisas limpas com sujas, tolhas molhadas, tênis sujo, com coisas que deveriamos ter muito cuidado, bens sensíveis e que podemos facilmente estragar...

Temos ali fragmentos e as angústias do passado, os rancores, as vitimizações, as desculpas insalubres, os fracassos, as desilusões e ilusões.

Temos o sentimento de família que embora não raras vezes com muitos problemas, nos trazem boas recordações, sentimentos belos e bons... coisas que devemos guardar com carinho, não misturarmos com outros que podem tirar seu brilho ou valor.

Encontramos no meio da mochila tanta coisa desnecessária, papeis, restos e fragmentos de momentos passados, coisas que pode ser tranquilamente descartados... que só ocupam lugar, sujam o espaço (coração) e o deixam fragilizado, triste e fraco...

Encontramos também as expetativas do futuro, mas o medo do que está para vir não permite levarmos a frente o projeto. O fardo do presente, as preocupações do trabalho. Sim, o peso daquilo que se transporta pode ser enorme. Alivie-se, deite fora o que o atrapalha, deixe ir o que te magoa, te assuta, te deixa com uma carga negativa, te deixa pesado.

Tire fora a raiva, o ódio, a opressão, os traumas do passado, a violência, as agressões, os abusos, até quando vai carregar isso bem em cima da tua mochila? Liberte-se!

Organize-a! Se de alguma forma eu puder ajudar, podes me procurar, para juntos sentarmos e fazermos essa faxina... essa limpeza, essa organização...

Deixe ali o que é necessário, o que realmente precisas carregar... o que te dá prazer, alegria e te traz felicidades... trazes também o kit de primeiros socorros... nossa Bíblia, nosso Deus no coração, a vontade e o desejo de ser melhor hoje, de que é possivel mudar e melhorar a cada instante... que é possível se viver bem sem estar carregando toda aquela tralha! Pense nisso!

Aproveite também as tantas vezes que Deus coloca anjos em tua vida para te auxiliar a carregar e organizar tu mochila... a vocês que por tantas e tantas vezes já me ajudaram na organização da minha, também nas tantas vezes que já me ajudaram a carregá-la... o MEU MUITO OBRIGADO! Que Deus os abençoe...

Contem comigo!

SHALOM!