domingo, 11 de dezembro de 2011

TU ÉS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUELE QUE CATIVASTES!



Ontem (10/12), por ocasião da reunião do pós CLJ foram propostas várias dinâmicas, sendo que a primeira era de fazermos aquilo que gostaríamos que o nosso irmão do lado realizasse. A segunda foi uma “Carta de Despedida” que será trabalhada na próxima reunião e a terceira uma “meditação” quando tivemos a oportunidade de olharmos para nossa vida, a vida de nossa família, a nossa vida na presença de Deus e longe d’Ele.
Alguns daqueles que ali estavam em virtude do momento que estão vivendo (problemas familiares; faculdade; trabalho; sentimento de não ser mais importante para o movimento; os chamados e os convites do mundo; etc...) se emocionaram muito e também foram convidados a reverem a “proposta de Deus para eles”, considerando o SIM que já haviam Lhe dado.
Enfim, choramos, rezamos, falamos, demos testemunho e vimos à importância de cada um dentro do movimento CLJ... Chegamos à conclusão que cada um é aquela “gotinha” da qual Madre Teresa falava, vimos que sem essa gotinha o oceano não estava completo... ou seja, sem tua presença o movimento nunca vai estar completo...
Alguém comentou uma frase que nos leva aos ensinamentos de Santo Agostinho: “Quem encontrou Cristo na própria vida experimenta no coração uma serenidade e uma alegria que ninguém e nenhuma situação pode tirar”.
Depois de ter buscado em vão em muitas coisas e em muitos outros lugares, Santo Agostinho conclui que o coração do homem é inquieto, não encontra serenidade e paz até que repousa em Deus... ou seja, posso buscar o que quiser, mas longe de Deus jamais vou encontrar o que estou buscando e jamais estarei completo... vou ser infeliz, vou vagar, vou ser triste, vou me machucar, vou ferir as pessoas que me amam e o pior vou estar sempre incompleto, ele viveu isso por 27 anos de sua vida.
Isso nos impõe uma situação da qual não temos como fugir: é impossível transformar o mundo que temos hoje, num mundo diferente sem ajudarmos a transformar o coração das pessoas. Sem amar, sem ser amado, sem um “sorriso grátis”, sem um abraço sincero, sem um conselho, uma correção fraterna, um beijo no coração. Falamos da realidade social em que se encontra o país e nossa cidade... basta vermos as notícias dos últimos dias:
·                       Pessoas jovens morrendo no trânsito, nas boates, nos rachas, nas gangues;
·                       Medicamentos controlados, de uso restrito e perigoso sendo vendidos e distribuídos livremente no centro da cidade;
·                       Bebida liberada, sexo, orgias, promiscuidade, exposição da mulher como objeto de consumo;
·                       Em Cachoeira a AIDS que se espalha, subindo de 23,1 casos para 28,4 casos “diagnosticados” para cada “mil habitantes”... e assim vai...
Mas hoje, depois de tudo que a gente conversou e viveu, ontem, eu estranhamente estou com receio de escrever e machucar ou expor pessoas, por esse motivo, vou me abster de “comentar” sobre o que vivemos no final de semana, vou propô-los meditarmos sobre a música “TALENTOS”, ver sobre o que ela fala para mim, minha vida, minha realidade, minha relação com o movimento e qual a proposta de Deus para mim...
Por favor, medite: “TALENTOS”
Quem quiser acompanhar a música vá ao link... http://www.youtube.com/watch?v=HCBURRsTagU&feature=player_embedded#!
Como esse pássaro, que sobrevoa as vinhas
Como águia ou andorinha que precisa só voar
Como essa água, cai da serra, corre vales
Vai por todos os lugares como água para o mar
Vem esse canto natural se para tanto
É necessário simplesmente ser eu mesmo pra cantar
Como um ser que busca o sol numa campina
O meu sorriso se ilumina se Deus toca o coração

E se lembrasse que é sal e luz do mundo
Pensaria num segundo nunca devo me ocultar
De que adianta ser a ave voadora
Ter o canto do canário e para sempre me calar
Então seria como ser a luz da vela
Iluminando uma capela e uma sombra lhe abafar
Ser sal da terra e o sabor que em si encerra
Se perder pelo espaço e pelo espaço não teria serventia

Seja luz para brilhar pelo mundo, pra dar sabor para as coisas
Se o talento vem de Deus, que o talento seja luz
Para brilhar pelo mundo, pra dar sabor para as coisas
Se o talento vem de Deus, nunca há de se ocultar ...
Pense nisso com carinho... e nunca esqueças: “tu és eternamente responsável por aquele que cativastes”.
Uma feliz e abençoada semana!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário