sexta-feira, 3 de agosto de 2012

GRATIDÃO X INGRATIDÃO



Não que se faça qualquer coisa buscando o reconhecimento ou a promoção pessoal, mas considero importante meditarmos de como é nossa conduta em paralelo ao que Jesus ensina, se nossa conduta é de pessoas “GRATAS” ou de “INGRATAS”.
Como é doloroso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. Ela sempre acredita que é tua obrigação assisti-la (e na condição de cristão, ela tem razão), porém, a contrapartida deverá ser dela. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando então seus ocupantes não agradeceram pelos milhares de frutos que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido. Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os dez leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei e “indo” enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta”.
Vou escrever sobre “GRATIDÃO x INGRATIDÃO” em função de um telefonema que recebi ontem. O telefonema de uma jovem exercendo a “GRATIDÃO”. A pessoa que me ligou passou por um momento de tribulação, mas foi superado e em função disso falou: oi, tio, estou te ligando para te dizer o quanto eu estou feliz... (passando a relatar fatos e momentos que a faziam feliz)”.
Depois do telefonema de ontem, hoje acordei pensando nas tantas pessoas que te cercam, que te envolvem, que contigo convivem, que buscam orientação, ajuda, ombro, conforto, etc. Pensei nas tantas pessoas que te procuram quando estão muito mal, doentes, tristes, magoadas, machucadas, ofendidas... Te chamam em casa, na igreja, no trabalho... te ligam de madrugada, ao meio dia, te relatam suas frustrações, tristezas, dor e insatisfação... Mas e depois, quando estão bem, estão felizes, quando tudo se resolveu... se esquecem de ti... quando estão em paz e harmonia, não ligam para relatar o resultado daquilo que foi semeado ao longo do tempo... não lembram em te dizer, “olha, poxa, hoje estou te ligando para te dizer o quanto eu estou feliz”, a exemplo do que fez essa jovem ontem.
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato?
A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para agradecer a Jesus pela cura. Mas também não receberam nenhuma bênção mais de Deus, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.
Li certa vez que a INGRATIDÃO é “CEGA”, é “ESQUECIDA” e, é “SILENCIOSA” ou “CALADA” como preferirem.
O artigo dizia que a ingratidão é CEGA, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Tem dificuldade em perdoar, em ter compaixão, em se preocupar sinceramente com o outro. Não interessa como está o outro hoje o que me interessa é como eu estou. Pode receber um grande benefício, um presente de Deus através do outro e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram, só queriam ser curados. O único leproso grato olhou para Jesus, viu suas chagas antes e depois que foi curado, por isso tinha gratidão. Assim muitos não se dão conta que Jesus continua colocando pessoas lá para auxiliá-los e curá-los... recebem a graça e vão embora, a cegueira não os permite ver os benefícios que receberam.
TU RECONHECES O QUE AS PESSOAS FAZEM DE BOM EM TUA VIDA E VOLTAS PARA AGRADECER? (GRATO ou INGRATO)
O “ingrato” é ESQUECIDO, talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Talvez até tenham esquecido que eram leprosos (que estavam infelizes, tristes, doentes) quando procuraram a cura, o auxílio. Para o único leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível e procurou saber onde Jesus estava para agradecer. Assim, a pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos. Por isso ela tem dificuldades em perdoar em ter compaixão. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais. Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
TU TENS SIDO GRATO E AGRADECIDO A AQUELES QUE TE AUXILIAM E CUIDAM DE TI?
O ingrato SILENCIA, se CALA diante do que recebe de bom, mas abre a boca bem alta para pedir e muito mais para reclamar se faltar alguma coisa. A pessoa grata não fica em silêncio, mas diz ‘muito obrigado’ por qualquer coisa que recebe. Os nove leprosos ingratos “chegaram gritando” pedindo para ser curados, mas depois não falaram nada. O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta”. Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom, é preciso também expressar para que a pessoa saiba que tu fostes curado, é preciso VOLTAR E FALAR!
Por esse motivo eu resolvi escrever hoje sobre GRATIDÃO e INGRATIDÃO, justamente em função de um telefonema entre tantos que recebemos pedindo ajuda, foi um telefonema relatando um momento de cura, um telefonema de uma pessoa sendo grata... Parabéns!
Concluo fazendo um convite que sejamos mais GRATOS a Deus e aqueles que nos auxiliam em nossas dificuldades, que nos fazem sermos a cada dia melhores, justos e mais cristãos...
A DICA DE HOJE: “SEJA GRATO COM QUEM AJUDA NA TUA CURA E TE MOSTRA ONDE ESTÁ JESUS”!
PENSE NISSO!
SHALOM!

Um comentário: