segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LECTIO DIVINA (LEITURA ORANTE DA BÍBLIA)

Apresentamos um método para leitura orante da Bíblia (Lectio Divina), com o qual você poderá ler, meditar, rezar e contemplar o texto bíblico de modo que compreenda o que Deus disse para o povo na situação em que viviam e o que está querendo dizer para nós hoje.

1º. LECTIO (LEITURA): ler o texto várias vezes até criar uma maior familiaridade. Pronunciar bem as palavras. Entrar em contato com o texto utilizando-se de muita atenção, respeito, escuta... Sugerimos que essa leitura também seja criteriosa, evitando e até excluindo uma leitura fundamentalista. É preciso ver o texto dentro do seu contexto e origem.

A leitura responde a pergunta: O que diz o texto?

2º. MEDITATIO (MEDITAÇÃO): Esse passo é um convite para que atualizemos o texto e consigamos trazê-lo para dentro do horizonte da nossa vida e realidade. A meditação é um ótimo espaço para que se medite e reflita o que há de semelhante e diferente entre a situação do texto com o hoje. Depois, é importante resumir tudo o que foi ruminado numa frase. Essa frase o ajudará a recordar durante o dia o que foi meditado. É um prolongamento da meditação. Aos poucos vai havendo uma relação do que foi meditado com a vida de quem está meditando.

A meditação responde: O que diz o texto para mim, para nós?

3º. ORATIO (ORAÇÃO): Praticamente a oração está presente em todas as etapas. É importante que haja uma transparência no ato da oração e que o orante seja realista. Ele pode usar o momento tanto para louvor, ação de graças, súplica, pedido de perdão, rezar algum salmo, recitar preces já existentes. É importante que esse momento possa ajudá-lo na reflexão da frase escolhida.

A oração responde: O que o texto me faz dizer a Deus?

4º. CONTEMPLATIO/ACTIO (CONTEMPLAÇÃO/AÇÃO): depois de ler, meditar e orar o texto bíblico e sua realidade, chegou a hora de contemplar todo esse percorrido. "A contemplação nos ajuda a entender que Deus está presente na realidade". Pela contemplação é possível perceber a presença de Deus. E com isso somos convidados ao compromisso com a realidade.

E a contemplação/ação ajuda a responder: Estou pronto para nova missão?

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário