Como bispos, recebemos de muitos a manifestação, especialmente por e-mails, de sua perplexidade, desaprovação e preocupação com o que aconteceu na Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi, no sábado passado, 12 de março de 2011, pela celebração dum casamento realizado em linguagem e estilo tirado do filme de desenho animado Shrek e Fiona.
No casamento realizado na Igreja, os noivos e os participantes estavam fantasiados no estilo daquele filme.
Para a celebração do sacramento do matrimônio, nós católicos temos ritos e linguagem adequados. Ritos litúrgicos, catequéticos e adequados às culturas e situações e fundamentados na fé e não inspirados na imaginação e na fantasia.
O estilo usado e as fantasias não corresponderam à nossa realidade, nem a santidade e seriedade desta celebração. Por isso, nós também desaprovamos, lastimamos o que aconteceu e compreendemos o mal estar e preocupações causadas.
Como muitos e-mails chegaram a nós via site da Mitra Diocesana, achamos oportuno responder também pelo mesmo canal de informação.
Depois de ter um encontro pessoal com o pároco, procuramos advertir, orientar e corrigir os responsáveis.
Que este acontecimento, como outros, que manifestam nossa fragilidade, nos relembrem que somos peregrinos, povo santo e pecador e sempre necessitados de conversão.
Para isso contemos sempre com o diálogo, a oração e a correção fraterna.
Caxias do Sul, 17 de março de 2011.
Paulo Moretto
Bispo Diocesano
+ Alessandro Ruffinoni
Bispo Coadjutor
Nenhum comentário:
Postar um comentário