domingo, 8 de abril de 2012

O QUE É "OITAVA DA PÁSCOA"?


NA LITURGIA DA IGREJA ESTAMOS NO TEMPO PASCAL
COMEÇAMOS A “OITAVA DA PÁSCOA
Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a oitava da Páscoa. Poderíamos chamá-los também de “pequena oitava”, em confronto com a “grande oitava” das sete semanas, sem, contudo, querermos diminuir com isto, a sua importância. Seus primórdios, entendidos como um período celebrado com liturgia especial, remontam, no mínimo, ao começo do século IV, e mesmo até à segunda metade do século III, como é fácil de deduzir das homilias descobertas de Astério Sofita sobre os salmos. Astério chama o dia da oitava de “segundo ‘oitavo dia’”.
         Esta semana era chamada antigamente também “semana branca” ou “semana das vestes brancas”. No Oriente é conhecida também como semana da renovação. Inicialmente ela só terminava no domingo, o qual, por isso, tinha o nome de domingo das vestes brancas (domingo in albis). A partir do século VII, as vestes brancas dos neófitos eram depostas já no sábado, em consequência da antecipação da celebração da noite pascal para o Sábado Santo.
         Portanto, durante 8 dias celebraremos esse grande mistério como se fosse um único dia com o objetivo de viver melhor o ponto central de nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Assim, passados os exercícios da Quaresma, pelos quais nos preparamos para a celebração da Ressurreição do Senhor, agora estamos no TEMPO PASCAL, tempo de alegria e exultação pela nova vida que o Senhor nos conquistou pagando, com sua entrega na cruz, o alto preço de nosso resgate. A cor litúrgica é branca, símbolo da pureza e da alegria (afinal, estamos limpos do pecado) e a presença do CÍRIO PASCAL é marcante como símbolo do Cristo Ressuscitado, coluna de LUZ que vai à frente do seu povo.
         Todo o tempo pascal, que se estende por 7 semanas até a FESTA DE PENTECOSTES, é marcado, não apenas nos domingos mas também durante os outros dias da semana, pelos textos de Atos dos Apóstolos e do Evangelho de João. São trechos que nos mostram a fé das primeiras comunidades cristãs e dos Apóstolos em Cristo Ressuscitado e nos convidam a fazer da nossa vida uma contínua páscoa seguindo fielmente os passos de Jesus, testemunhando-o corajosamente no mundo de hoje.
Que a luz do Cristo Ressuscitado nos ilumine para que possamos ser SAL da terra e LUZ para o mundo! Que o período quaresmal tenha servido para fortalecer a nossa oração, o perdão, o diálogo, a amizade e o amor entre irmãos.
Que cada um de nós tenha meditado sobre o verdadeiro sentido de “ser” Cristão...
Que vosso coração não tenha nenhuma pedra obstruindo a grandeza e a certeza do Cristo ressuscitado entre nós...
Uma feliz e abençoada semana!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário