quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A PRIMAVERA NOS FAZ COMPREENDER O PORQUÊ DE RECOMEÇAR!


 
"Retirou da escuridão meu coração. Acendeu uma nova luz em meu olhar. Fez nascer à primavera onde o inverno não passou. E me deu motivos para recomeçar..." (Padre Fábio de Melo)

Sábado, dia 22 de setembro, começa a "primavera"...

Quando compreendemos que o recomeçar é um continuar de onde paramos, um rever posições, um reiniciar aonde erramos ou um voltar a caminhar quando estamos afastados do caminho, do trajeto proposto por Deus ou quando perdemos o foco de nossos objetivos. É um olhar com justiça para aqueles que passaram o "inverno" conosco... ser justo à aqueles que cuidaram da gente quando tantos passaram ao lado... é um muito obrigado por cuidar de mim... um me perdoa se te machuquei... um vamos voltar a acender aquela chama de amigo/irmão que tinha até ontem...

Um exemplo de recomeçar é uma tricoteira que deixa de fora alguns pontos que são fundamentais na sua manta, blusão ou obra que está tricoteando, tendo que desfazer, ou seja, voltar alguns pontos e corrigir para poder continuar sua obra, concluir sua missão.

Na vida da gente não é muito diferente. Às vezes precisamos compreender e rever pontos, voltar atrás algumas posições, para depois tranquilamente continuarmos nosso trabalho, nossos projetos e objetivos. Precisamos compreender e não termos vaidades, orgulhos, sentimentos de perda ou frustração, ao termos que voltar atrás para consertarmos as coisas quebradas, rompidas, esquecidas ou que fomos abandonando pelo caminho... é não ter vergonha de pedir desculpas, é ser cristão ao dar e pedir perdão... é um recomeçar a sentir a presença de Deus na vida da gente através do outro... É UM SE DISTANCIAR DO PECADO... É UM OUVIR A VOZ DE DEUS NOS DIZENDO: "VÁ E NÃO PEQUES MAIS"...

O dia é hoje, o tempo é o presente e a hora é agora!

DIA 22 COMEÇA A PRIMAVERA... TEMPO DE SORRIR, DE VER O SOL NASCER, DE OUVIR OS PÁSSAROS CANTAR, DE LEVANTAR MAIS CEDO PARA FALAR COM DEUS... DE RENOVAR OU REFAZER PROMESSAS E PROPÓSITOS, É TEMPO DE MANTER TUDO QUE É BOM, DE FORTALECER O QUE ESTÁ LEGAL E É TEMPO DE RECOMEÇAR COM AQUILO QUE TALVEZ TENHAMOS AGUARDADO O INVERNO PASSAR...

Sim, a primavera chegou, mas para que tu sintas o perfume das flores, para que tu vejas os frutos e os resultados daquilo que tu semeou é preciso que tu estejas com o coração aberto para ouvir Deus falando contigo!

Pensa nisso... faz o que a primavera te propõe... sejas justo e sejas feliz!

Uma feliz e abençoada primavera!

SHALOM!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

6º MANDAMENTO: "NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE"


Veja que se trata de um "MANDAMENTO DA LEI DE DEUS" = "NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE..." - não é um pedido é uma "ordem de Deus"... somos livres para decidirmos, mas Deus nos coloca um caminho, uma direção, uma condição...

SOU VIRGEM, EU ESCOLHI ESPERAR!

É cada dia maior o número de jovens que se propõe a esse estilo de vida "serem castos", centenas deles inclusive, fazendo "VOTOS DE CASTIDADE" antes do casamento (a cada Jornada Mundial da Juventude, milhares de jovens colocam essa sua intenção ao Papa, pedindo para que reze pelo mesmos para que consigam superar todas as tentações e pressões do mundo mundano... por ser justamente tão dificil nesse mundo secularizado, essa condição os faz tão especiais aos olhos do mundo e aos olhos de Deus...)

O aumento considerável no número de jovens que fazem "VOTOS DE CASTIDADE" é uma realidade que vemos não apenas em nossa denominação Católica (entre os jovens dos movimentos MVC, RCC, CLJ e tantos outros), mas também em inúmeras outras denominações que seguem a doutrina cristã...

Uma prova disso está no Movimento "EU ESCOLHI ESPERAR" que nasceu dentro da Igreja Batista e hoje está envolvendo jovens das mais diversas denominações, está instalado em mais de 15 países e vai criando cada vez mais força dentro dos próprios movimentos e denominações religiosas... em algumas comunidades o nome altera um pouco, como: "O VERDADEIRO AMOR ESPERA", mas o carisma é o mesmo = castidade entre os jovens.

O Professor Felipe Aquino em recente artigo sobre o tema escreveu:

"Já é hora de voltarmos a falar aos jovens, corajosamente, sobre a importância da castidade e da virgindade. Também nós católicos estivemos muito tempo “encolhidos” de medo de um mundo neo-pagão que ri da castidade e da pureza da alma. Não há, sem dúvida, melhor preparação para o casamento e para o futuro, do que viver a castidade na juventude.

Precisamos mostrar aos jovens que para haver a castidade de atos, é necessário haver antes a castidade de pensamentos, palavras e desejos. É preciso, corajosamente, desafiá-los a dizer não a toda prostituição, pornografia, filmes eróticos, moda excitante, etc. É preciso mostrar-lhes que cada corpo humano é templo do Deus vivo que ali habita pelo seu Santo Espírito (1Cor 3,16; 6,19)."

Quanto às críticas, paciência! O Senhor disse: “Felizes sereis quando vos caluniarem; quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus…” (Mt 5,11-12).

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SÓ A FÉ NÃO BASTA, É PRECISO AÇÃO!

Num vale, bem longe da cidade, morava um homem piedoso que tentava viver em harmonia com a vontade de Deus. Um dia sobreveio uma grande tempestade. A chuva parecia que nunca mais ia parar e todo o vale foi sendo inundado. Quando as águas começaram a subir, o homem buscou refúgio no segundo andar da sua casa. Mas a chuva continuou, inclemente, e logo ele se viu obrigado a subir no telhado da casa. Foi quando apareceu uma canoa de salvamento para levá-lo a um lugar seguro. O homem, porém, mandou a canoa embora, dizendo:

– Tenho plena fé em Deus. Rezo sem cessar e acredito e confio que Ele cuidará de mim.


A contragosto, os homens da canoa partiram. A tempestade, no entanto, continuou, e logo as águas já chegavam ao seu pescoço. Um segundo bote de salvamento apareceu, mas foi dispensado da mesma maneira: "Tenho plena fé em Deus. Rezo sem cessar e acredito e confio que Ele cuidará de mim."

A chuva não dava sinais de se abater. As águas haviam subido tanto que o homem mal podia respirar pela boca e nariz, quando apareceu um helicóptero sobrevoando a região. Lançaram lá de cima uma escada de cordas para que subisse.

– Suba – insistiram os homens do helicóptero. – Nós o levaremos a um lugar seguro.

– Não – gritou o homem, repetindo as mesmas palavras. – Tenho plena fé em Deus. Rezo sem cessar e acredito e confio que Ele cuidará de mim. – E mandou o helicóptero embora.


Mas a chuva não parou. As águas continuaram subindo e, por fim, o homem acabou morrendo afogado.

Foi para o céu. Passado não muito tempo concederam-lhe uma entrevista com Deus. Ao ser introduzido à presença do Todo-Poderoso, o homem falou da sua perplexidade.

– Senhor, eu tinha tanta fé em Vós. Eu acreditei em Vós de todo o meu coração. Orei sem cessar e procurei seguir a Vossa vontade. Simplesmente não entendo o que aconteceu.

Deus então coçou a cabeça e disse:

– Também não entendo. Eu lhe enviei dois botes de salvamento e um helicóptero!




É assim que Deus se manifesta em nossas vidas... através dos homens, daqueles que Ele enviou como missionários seu... religiosos/religiosas, médicos, policiais, bombeiros, amigos, irmãos, pais...

Ele sempre manda alguém, sempre há um ANJO/SIRINEU... agora depende da gente estender e agarrar a mão de Deus através do outro...
"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?" (São Tiago 2, 14)


 
SHALOM!

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé...


“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé...” (2ª Timóteo 4, 7)

Assim como São Paulo que diz: “Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.” Temos de entender que toda jornada tem um começo e um fim (...ficar no meio não serve, São João ensina que "morno vomitarei"...).

Apesar da nossa vida com Cristo nunca terminar, sabemos que nossa jornada na terra não durará para sempre. O apóstolo Paulo se preparou para esse encontro importante. Ele era sincero e justo ao falar da sua tristeza, acertos, desacertos, assim como era forte na sua esperança cristã.

Sinceramente, espero que quando a minha jornada seguir seu rumo, eu seja capaz de dizer que combati o bom combate, terminei a corrida, mantive a fé...

Porque confesso que tem dias e momentos que me dou por vencido, cansado, abatido, mas contudo, espero que quando a minha jornada seguir seu rumo, assim como São Paulo eu possa dizer: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé...” porque como disse, não é fácil!
SHALOM!