sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TIOOOOOOOO, ME PERDOAAAAAAA, MAS TE BLOQUEEI SEM QUERER!





Achei muito interessante e até me senti comovido com a tremenda preocupação de uma jovem ontem que me mandou torpedo, deixou recados na caixa de mensagens do e-mail e do Face...

Me dizia: “Tiooooooooooooooooooooo me perdoooooooaaaaaaaaa mas eu te bloqueei sem querer... mas já desbloqueei, não sei se foi algum aviso disso pra ti? Me perdoa pai do coração!”

Primeiro obrigado meu anjo por toda tua preocupação e pelo zelo... mas não esquenta, não te preocupas, conheço o teu coração e os teus sentimentos... lá não tem lugar para rancor, raiva, ódio, etc... também sei o quanta é justa, carinhosa e caridosa... como disse: não esquenta! Mas que achei interessante isso, ah, achei!

Também não daria importância para isso, pois no meu sistema tu jamais estarias bloqueada, não te preocupes...

Mas vou tomar a liberdade de usar o teu fato para discorrer um pouco sobre isso... Pois até nisso hoje o sistema individualista tenta “facilitar” nossa vida (o facilitar está entre aspas de propósito), pois isso é até possível com alguém que nos perturba, nos incomoda, manda coisas indesejadas, etc... mas não é possível pelos meios físicos... pois vivemos numa cidade pequena, uma comunidade pequena e pessoalmente temos que “conviver” (viver com...).

Esse viver “com” o outro (conviver) exige de mim compreensão, compaixão, exercício de todos os preceitos cristãos, ou seja, dizer não para o rancor, ressentimento, raiva, ódio, etc.

Não que a gente precise “andar com” o outro, concordar com tudo o que o outro faz, mas não precisamos também de meios para prendê-lo a um sistema... ao invés disso... “usa a tecla “DEL”... sim, simplesmente APAGA, DELETA” do teu grupo, EXCLUI, é um direito teu fazer isso... não precisas deixar a criatura lá pendurada!

As pessoas devem encarar a vida nas redes sociais como uma extensão da vida social real. Ora, quando estamos num lugar e uma pessoa só sabe falar de trabalho, futebol, política ou então é passado, imoral, não conhece limites, fala palavrão, é antiético, nós sutilmente o excluímos de nossa vida social, tanto que, na maioria das vezes, esta pessoa indesejada nem percebe, vamos nos afastando, não andamos mais com ela... nas redes sociais não deve ser diferente, devemos simplesmente... “deletá-lo”, simples assim, pronto!

Sei de tantos que mantêm minhas publicações bloqueadas e sinceramente isso não me abate, não raras vezes, se não quero mais realmente esse contato ali, vou lá e deleto, se por ventura acredito que não há motivos para isso, deixo o perfil quietinho lá, fica na consciência de cada um se é ou não importante tê-lo como amigo ou mero contato... pra mim, continua sendo amigo ou contato, muito tranquilo isso em minha cabeça!

Mais uma vez agradeço a essa jovem toda essa preocupação... fiquei pensando que essa ação virtual é como se fosse na vida real, presencial, quando de repente por algum motivo somos “extremamente mal educados com alguém”, indelicados, quando nos apercebemos que fomos injustos, daí bate aquela sensação de culpa, temos que irmos atrás e nos desculparmos para voltar a paz interior.

Pelo menos eu particularmente penso assim, sinceramente nos meus contatos ou eles estão lá ou não estão, se aquela relação não me interessa, pronto, vai sair das minhas relações, mesmo que virtual, não precisamos andar juntos!

Portanto, não te preocupa meu anjo, sei que no teu coração não tem lugar para “bloqueios”, és justa, amiga, companheira de muitas risadas... sei que não tem lugar para raiva, rancor ou ódio, por isso mesmo, como diz Jesus... “não perturbes o vosso coração...”. Te amo! Fica com Deus....

E tu tens alguém bloqueado nos teus contatos, na tua vida?

Porque não usas a tecla "DEL"?

Pense nisso!

SHALOM!


(P.S. como tu disse que não terias problema de escrever sobre isso, eu escrevi).

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“NÃO ECONOMIZE MUITO OBRIGADO”


Hoje eu ouvi essa frase de alguém aqui no retiro... e como é retiro, a gente termina pensando sobre tudo que ouviu, viu ou sentiu em algum momento de nossas vidas, essa frase me fez questionar meu companheiro de caminhada (a quem eu prezo e admiro muito): “não economize muito obrigado!”
Perguntei: mas como é possível economizar muito obrigado?
Muito obrigado é algo tão natural... foi quando meu companheiro de caminhada falou:  “não... não é natural para os orgulhosos, para os egocêntricos, para os vaidosos” e mais um monte pessoas com esse perfil que até nem lembro de todos.
Ele me disse: “sim, muito obrigado é normal para mim, para você, para as pessoas humildes, para as justas, para pessoas com bom coração... para os outros, é um sacrifício, uma dificuldade dizer “muito obrigado”...
Que estranho pensei! Nunca havia olhado o “muito obrigado” com essa faceta... que o economista do muito obrigado pode ser um egoísta, um orgulhoso, um vaidoso, um egocêntrico...
Continuou meu companheiro de caminhada: “para todos esses, você pode fazer o que fazer... eles vão sempre achar pouco, insuficiente, que não resolveu o problema ou que aquilo era obrigação sua mesmo e com isso eles estão isentos de te agradecer...” e tem mais disse ele: “não raras vezes esse sujeito é um doente... um doente do coração, pois o coração está duro, morto, achatado...”
Pensei no sentido inverso também, pois essa semana (no sábado mais especificamente) recebi um MUITO OBRIGADO, de um momento que já não esperava mais, já tinha passado, tudo tranquilo e aquilo me fez muito bem, chegou em boa hora. Com isso vi que meu irmão de caminhada tinha razão, pois se essa pessoa tivesse “economizado” o seu muito obrigado eu não teria tido a oportunidade de me sentir assim.
Portanto, meu amigo, meu colega, meu irmão, ... NÃO ECONOMIZE, NÃO POUPE MUITO OBRIGADO! Sejas justo, coerente, correto com aquele te fez algo de bom, aquele que promoveu o bem para ti... pois amanhã poderás precisar novamente dessa pessoa e a tua injustiça ao não reconhecer esse esforço, terminar levando essa pessoa para longe e na hora em que tu mais precisar ela não poder te ouvir.
Pense nisso!
Não sejas injusto, egocêntrico, vaidoso, etc. e agradeças a aquele que te ajudou, sob pena de amanhã ele já não estar mais lá...
PORTANTO, NÃO ECONOMIZES “OBRIGADO”...
E se tiveres me feito algo e eu deseducadamente, injustamente não tiver te agradeço, aproveito agora, primeiro me desculpa e depois aceitas o meu MUITO OBRIGADO!
SHALOM!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONFESSO QUE OLHAR PARA UM CORAÇÃO DOMINADO PELO MAL É ASSUSTADOR!



Particularmente, creio que uma das coisas mais doloridas que se tem é a possibilidade de sentir, ver ou ouvir o coração das pessoas. Pegar na mão de alguém e sentir fluir o ódio, o desprezo, a raiva, a indiferença é algo que enfraquece muito a gente e também assusta... sim, o diabo é muito competente!

Penso que isso é uma das coisas mais complicadas e perplexas que tem: é a capacidade que Deus nos dá de olhar no olho de alguém, pegando na sua mão e sentir ali fluir “a verdade”, sem censuras, sem cortes, deixar os sentimentos e os fatos ali registrados passar como se estivéssemos assistindo a um filme... é a boca falando uma coisa e o coração te mostrando outra.

Alguns corações são aterrorizadores!

Vaidades, orgulho, ódio, rancor, ira, promiscuidade, libertinagem, prostituição,...

Tenho certeza de que tem gente que só não se estrepou na vida, porque tem um anjo da guarda muito bom, ou talvez, colha algumas sementes boas semeadas ontem, mas que dá um pavor olhando para frente, ah isso dá! E o pior é que a gente se sente impotente frente a isso tudo...

Pare! Olhe para o teu passado e vejas as grandes bobagens que já aconteceram justamente por estar afastado (a) de Deus... (mutilação do corpo, exposição moral, servir de instrumento para colocar alguém no mundo do sexo, das orgias, da promiscuidade, dos vícios, aceitar ser usado e usar as pessoas como uma coisa, desamor, traição, infidelidade, atentar contra a castidade...)...

Por favor, faça uma análise das fatos que poderiam ter acontecido em decorrência disso (das armações, das mentiras, das articulações para o mal...) mas tivemos uma segunda chance ou uma nova oportunidade. Deus nos dá a chance de voltar, de corrigir, de melhor, de retomar a caminhada... mas para isso é preciso – “arrepender-se” – pois ai Ele vem e diz: “vá e não peques mais”.

Sim, por isso eu afirmo “O DIABO É COMPETENTE”... ele consegue nos convencer dos valores do mundo mundano, ele consegue fazer com que os falsos valores nos tirem da fila da comunhão... nossa fé enfraquece, não queremos mais ir a Igreja, participar das celebrações, deixamos de rezar, nossa oração parece que vai ficando fraca, parece que a voz de Deus vai perdendo o valor e o sentido que tinha... se estas assim, cuidado, é o mal (diabo/satã, satanás, seja lá qual for o nome que tu deres para ele) falando contigo e tomando conta do teu coração...

Quem vai vencer essa batalha no teu coração (bem ou mal)?

Não sei! Creio que aquele a quem tu deres mais ouvido, só deixo aqui um pedido: se optares pelo mal, VAI SOZINHO, NÃO LEVA MAIS GENTE CONTIGO!

O Papa Bento XVI disse ontem: "Queridos jovens, para permanecerem firmes na confissão da fé cristã, vocês precisam da Igreja. Ninguém pode ser testemunha do Evangelho sozinho. Jesus enviou seus discípulos para a MISSÃO EM GRUPOS".

Agora nós temos um problema, o mal não gosta disso e ele vai sempre tentar te afastar disso tudo, mas a resposta é contigo, SIM, EU QUERO e EU VOU aceitar as propostas de Deus ou se vou dizer sim, eu quero e eu vou aceitar as propostas do diabo... tudo muito simples assim!

Lembre-se, porém, para estar na fila da comunhão é preciso estar com um coração pronto para o amor, para perdoar e pedir perdão, para ser justo com quem é justo conosco... Portanto, tira todos os sentimentos ruins de dentro do teu peito, porque volto a afirmar, ver cristãos com corações assim, assusta, choca, entristece...

Pense nisso...

SHALOM!