quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“NÃO ECONOMIZE MUITO OBRIGADO”


Hoje eu ouvi essa frase de alguém aqui no retiro... e como é retiro, a gente termina pensando sobre tudo que ouviu, viu ou sentiu em algum momento de nossas vidas, essa frase me fez questionar meu companheiro de caminhada (a quem eu prezo e admiro muito): “não economize muito obrigado!”
Perguntei: mas como é possível economizar muito obrigado?
Muito obrigado é algo tão natural... foi quando meu companheiro de caminhada falou:  “não... não é natural para os orgulhosos, para os egocêntricos, para os vaidosos” e mais um monte pessoas com esse perfil que até nem lembro de todos.
Ele me disse: “sim, muito obrigado é normal para mim, para você, para as pessoas humildes, para as justas, para pessoas com bom coração... para os outros, é um sacrifício, uma dificuldade dizer “muito obrigado”...
Que estranho pensei! Nunca havia olhado o “muito obrigado” com essa faceta... que o economista do muito obrigado pode ser um egoísta, um orgulhoso, um vaidoso, um egocêntrico...
Continuou meu companheiro de caminhada: “para todos esses, você pode fazer o que fazer... eles vão sempre achar pouco, insuficiente, que não resolveu o problema ou que aquilo era obrigação sua mesmo e com isso eles estão isentos de te agradecer...” e tem mais disse ele: “não raras vezes esse sujeito é um doente... um doente do coração, pois o coração está duro, morto, achatado...”
Pensei no sentido inverso também, pois essa semana (no sábado mais especificamente) recebi um MUITO OBRIGADO, de um momento que já não esperava mais, já tinha passado, tudo tranquilo e aquilo me fez muito bem, chegou em boa hora. Com isso vi que meu irmão de caminhada tinha razão, pois se essa pessoa tivesse “economizado” o seu muito obrigado eu não teria tido a oportunidade de me sentir assim.
Portanto, meu amigo, meu colega, meu irmão, ... NÃO ECONOMIZE, NÃO POUPE MUITO OBRIGADO! Sejas justo, coerente, correto com aquele te fez algo de bom, aquele que promoveu o bem para ti... pois amanhã poderás precisar novamente dessa pessoa e a tua injustiça ao não reconhecer esse esforço, terminar levando essa pessoa para longe e na hora em que tu mais precisar ela não poder te ouvir.
Pense nisso!
Não sejas injusto, egocêntrico, vaidoso, etc. e agradeças a aquele que te ajudou, sob pena de amanhã ele já não estar mais lá...
PORTANTO, NÃO ECONOMIZES “OBRIGADO”...
E se tiveres me feito algo e eu deseducadamente, injustamente não tiver te agradeço, aproveito agora, primeiro me desculpa e depois aceitas o meu MUITO OBRIGADO!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário