sexta-feira, 31 de maio de 2013

HIV e HPV



Aumenta consideravelmente o número de jovens adolescentes contaminados por esses dois vírus HIV e HPV...

HPV, ou Human Papiloma Virus, é um vírus que vive na pele e nas mucosas genitais dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. HPV é o nome genérico pois ele engloba mais de 100 tipos de vírus altamente contagiosos e com graves consequências aos organismo, principalmente às mulheres jovens, cujo risco de câncer do colo de útero é enorme.
Trata-se de uma infecção adquirida por meio de contato sexual. Por qualquer tipo de sexo (oral, vaginal, anal). O mais importante nessa doença é que existe uma associação entre alguns grupos de papilomavírus e o câncer de colo de útero. Seu diagnóstico de suspeita é feito por meio do papanicolaou ou da colposcopia, e o diagnóstico de certeza é feito por meio de biópsia da área suspeita.
Sua difusão e contaminação entre adolescentes está tão grave que cidades gaúchas começam a vacinar os jovens na tentativa de conter a doença, mas os pais não tem aceitado tal vacinação em massa por considerarem risco para seus filhos...

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos e, é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids.
Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune. Até hoje ainda não há cura para essa doença.

CASTIDADE e FIDELIDADE

Assim, apesar de todas as críticas a FIDELIDADE e a CASTIDADE continuam sendo 100% seguras!
Semana que passou conversei com cerca de 90 jovens de uma escola (8º e 9º ano), o tema era drogadição, mas como era pergunta direta e como “alguns” órgãos da mídia gostam de bater na Igreja, foi muito bom o viés que tomou. Era olho no olho, perguntas diretas, objetivas, sem rodeio e o mais interessante foi ver o quanto há jovens preocupados com sua castidade. Jovens sem vínculo nenhum com a igreja e que fizeram a opção de se manterem virgens. Duas meninas inclusive me mostraram que usam os anéis da pureza (http://pt.wikipedia.org/wiki/Anel_da_pureza), sem medo de sofrerem discriminação, elas se integraram ao grupo “EU ESCOLHI ESPERAR” e afirmaram terem conhecido o movimento por intermédio de uma banda de rock americana.
Eu recebi mais de 50 perguntas por escrito (dos que não quiseram se expor perguntando diretamente, tanto que tive que trazer para casa e remeter as respostas depois), mas inúmeros meninos e meninas afirmaram que hoje em função da sociedade estar do jeito que está, essa banalização do sexo e das relações, que também decidiram esperar, vão casar virgens. Também abordaram sobre aborto, drogas, falta de perspectiva na formação profissional, foi muito bom tudo!

Também essa semana uma menina (pelo FACEBOOK) me perguntou o que devia dizer para uma amiga que se envergonha de ainda ser virgem, pois é ridicularizada pelos colegas, eu disse: “Diga: PARABÉNS!”

Sim, ela tem personalidade, primou por princípios morais e éticos, embora sofrendo a pressão de uma sociedade doente que não respeita a liberdade dela em fazer aquilo que acredita ser melhor para ela.

Hoje enquanto pesquisava sobre índices de programas que valorizam a CASTIDADE na internet, encontrei que o Governo Americano investe em programas e grupos de família que trabalham com a fidelidade e a castidade... isso é muito interessante, pois no Brasil infelizmente só o que sabem é distribuir camisinha... é como se estivéssemos num navio e ao invés de cuidar do barco, saíssem apenas distribuindo coletes salva-vidas para todo mundo OU SEJA, O BARCO AFUNDOU OU VAI AFUNDAR... PREPAREM-SE! ... assim é a leitura que faço, os programas brasileiros de "prevenção", não passam de apologia, anarquia, devassidão..., o projeto “INSTITUIÇÃO FAMÍLIA” se depender deles REALMENTE VAI AFUNDAR.

Encontrei num site gospel, o depoimento dessa jovem:
Mariana, jovem frequentadora de uma igreja presbiteriana em São Paulo, é um exemplo desse conflito (ter sofrido a pressão social para perder logo sua virgindade). Tanto, que pediu À reportagem para ter seu nome trocado. “Antes de convertida, sentia-me pressionada a perder a virgindade. Entre os 16 e 17 anos, a maioria de minhas colegas estavam começando sua vida sexual e eu não queria ser diferente”, lembra. Ela conta ter tido sua primeira experiência sexual naquela época, com um namorado que tinha 21 anos. “Passou o tempo e o namoro acabou. Fiquei machucada, mas depois de um tempo comecei a namorar novamente”, conta. Mariana também relata que a prática sexual já se tornara frequente e comum em sua vida. “Contava minhas aventuras às amigas e me gabava disso, mas no fundo já começava a sentir um vazio, uma desvalorização.”
Hoje, com 24 anos e convertida ao Evangelho (Igreja Presbiteriana) há dois, Mariana tem uma visão diferente de sua sexualidade. “Se eu pudesse voltar no tempo, ainda seria virgem”, afirma. O problema enfrentado agora é a vergonha de assumir isso para as amigas, do quanto se expos e se vulgarizou. “Prefiro não falar sobre o assunto, tenho medo do que vão pensar”, admite a jovem. “O que importa é que minha vida é outra – nasci de novo e enterrei meu passado. Deus sabe que agora busco viver em santidade e guardar o corpo que ele me deu para o dia em que me casar, apenas para meu marido”, completa.

ACUSAR A IGREJA É FÁCIL

Bem, muitos acusam, condenam e apontam o dedo contra a Igreja Católica... Mas ninguém é obrigado a segui-la, ninguém é obrigado a seguir os preceitos do cristianismo e nem os mandamentos da Lei de Deus... As pessoas são livres para fazer o que bem entender com suas vidas e seus corpos...

AGORA O QUE NÃO PODEM É NÃO PERMITIREM QUE OS JOVENS TENHAM LIBERDADE DE ESCOLHEREM O QUE QUEREM PARA SUAS VIDAS... QUEM RESOLVEU ESPERAR TEM QUE SER RESPEITADO TANTO QUEM RESOLVEU NÃO ESPERAR (liberdade é isso, igualdade para todos)...
Graças a Deus, hoje temos uma juventude inteligente, que já não aceita ser manipulada e portanto, sabe que não são ratos e nem cobaias para servirem de EXPERIÊNCIA À LABORATÓRIOS ESTRANGEIROS e nem de instrumentos para encherem os caixas 2 de campanhas que se aproximam...
MOSTREM-NOS OUTROS MÉTODOS QUE SEJAM 100% EFICAZES, TANTO QUANTO SÃO A FIDELIDADE E A CASTIDADE...
As epidemias de DSTs, o HIV e o HPV estão ai para desmentirem as afirmações oficiais de que está tudo “liberado” ... A propaganda explícita do preservativo, tornou-se uma declaração de “liberdade sexual”; uma vivência sexual sem compromisso, sem amor, sem fidelidade, totalmente fora dos planos de Deus. É a pior deseducação que os nossos jovens já receberam!
Essa sociedade doente trata os jovens como animaizinhos que devem aprender a comer, beber, dormir, gozar e morrer. Além do mais, a FDA – Food and Drug Admnistration, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já avisaram que os preservativos não impedem totalmente a contaminação do vírus. Quantos são os jovens que fazem uso desse material e se contaminam? Que por serem de baixa qualidade ou uso errado terminam contraído as doenças ou ainda engravidando?
Sim, o Estado é laico, mas o povo brasileiro é católico em sua maioria, comprovada pelo Instituto de Pesquisa do próprio governo, o IBGE. Então esse bom povo católico tem o direito que os seus filhos recebam uma educação pública de acordo com os seus bons costumes, que moldaram a nossa Civilização, sem imoralidades. Por isso, é dever e direito dos pais protestarem ordenadamente contra esse absurdo implantado em nossas escolas, comunidades e grupos sociais.
Portanto, todo mundo é livre para fazer o que bem entender, MAS DEIXEM TAMBÉM OS NOSSOS JOVENS LIVRES PARA DECIDIREM PELA FIDELIDADE E CASTIDADE SE ASSIM OPTAREM!

Shalom!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

242



242

O que é isto?
Um número! Sim, um número... mas um número com nome, com uma história, com sonhos, com desejos e aspirações, um número com um projeto de vida...
Um número, fruto da vontade de Deus?
Não!
Um número fruto da irresponsabilidade e da ganância dos homens... Da omissão daqueles que são pagos para zelarem pela vida dos outros, principalmente, jovens e crianças... fruto do desinteresse, do desleixo e do abandono das regras mínimas de segurança.
Sim!
Um número com nome, e o número 242 tem o nome de: MARIANE WALLAU VIELMO, de Santiago... 242º vítima da Boate Kiss em Santa Maria... faleceu nesse final de semana.
Sua morte passou praticamente desapercebida pelos meios de comunicação social, não dá mais IBOPE, não vende mais  jornais, não nos silencia mais durante os noticiários de TV, já não faz mais as pessoas pararem e deixarem de fazer o que fazem, por esse motivo já não é mais destaque, não vende na indústria da morte.
Mas é um número e um nome que não passou desapercebido pelos corações de seus familiares e pelos corações de quem a consideravam importante...
É triste viver na sociedade do individualismo, na sociedade do consumo, na sociedade dos números...
É triste saber que Santa Maria já está sendo esquecida ou seus dados já não surpreendem mais...
NÃO PODEMOS PERMITIR QUE O HOLOCAUSTO DE 242 JOVENS TENHA SIDO EM VÃO...
Precisamos continuar atentos... as estatísticas de mortes violentas envolvendo jovens aumenta todo o final de semana, seja no trânsito, nas brigas ou frutos das drogas e do álcool...
O que fazer para mudar essa realidade?
O que fazer para que a morte de Mariane não a torne apenas a 242ª vítima do incêndio em Santa Maria?
Que a resposta esteja dentro dos nossos corações, seja através da solidariedade com a família, seja da indignação com quem provocou isso, mesmo que indiretamente, seja através de ações para que fatos assim não aconteçam mais...
Pensemos a esse respeito!
Fiquem com Deus...
SHALOM!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

A meditação de hoje é a palavra SIM!



SIM?

Imagina teu momento junto da Igreja, teu grupo social, amigos...

Imagina se não tivesse dado teu "SIM"... alguns talvez até por insistência de outros, porque a resposta inicial teria sido "NÃO"...

HOJE TALVEZ A GENTE DIGA, OBRIGADO SENHOR POR TER COLOCADO AQUELE ANJO (PERSISTENTE) NA MINHA VIDA PARA INSISTIR NO MEU "SIM"...

Muitas situações adversas acontecem no dia a dia e despertam em nosso coração a dúvida, o medo, a tristeza, o ressentimento, a mágoa, a vontade de abandonar tudo... ou talvez, já até abandonamos tudo... e, novamente Deus manda seu anjo lá a insistir pelo nosso SIM.

Não podemos nos deixar arrastar por sentimentos ruins e negativos, nem alimentá-los em nosso coração, porque eles nos cegam, tornando-nos impotentes, de modo que não conseguimos enxergar uma saída para tudo o que estamos vivendo, e, assim, acabamos por nos tornar pessoas amargas e negativas. Para os convites de Deus... o meu SIM, pois Ele sabe o que é melhor para mim!

Sim, se é Deus que me convida eu digo SIM!

Sim para vida, sim para o amor, sim para o perdão, sim para os amigos, sim para a família...

Um convite para hoje rezarmos por aqueles que insistiram e insistem sempre pelo nosso SIM, talvez hoje eu nem seja tão justo com esse anjo, talvez jamais tenha reconhecido sua ação em minha vida...

Mas obrigado Senhor por essas pessoas, pois certamente sem elas eu não estaria vivendo ou fazendo o que faço para ti...

SHALOM!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Número de casos de ESTUPROS aumentam e assustam...



Número de estupros cresce 168% em cinco anos no Brasil

MONSTROS URBANOS: Cresce o número de estupros no Brasil ...
Número de estupros cresce 300% em oito anos na região de São Carlos, SP 
Essas são notícias que circulam nas últimas semanas pelas principais redes de comunicação “on line”... no noticiário de TV já nem falam mais, pois, infelizmente, o crime já deixou de ser manchete.
Que não se pense o estupro como algo distante de nós, recorrente apenas em países de culturas diferentes, cidades distantes, pobres, em sociedades patriarcais, desiguais. Esse tipo de violência sexual está aqui, bem do nosso lado, e ali onde todo mundo parece ser feliz, por isso mesmo não faça parte dessa estatística, tenha cautela.
O aumento absurdo desse crime deve preocupar a todos, em especial às jovens, vítimas em potenciais, visto as circunstâncias com que esses crimes acontecem e as sequelas físicas e emocionais que permanecem por toda vida, são marcas “IRREPARÁVEIS” ...
A vítimas são desde senhoras de idade, jovens em geral e até meninas deficientes.
Algumas ONGs que assistem jovens vítimas desse crime afirmam que talvez apenas 6% dos casos sejam levados aos tribunais, por medo, vergonha ou pela impossibilidade de identificar seus autores ou seja, de cada 100 estupros apenas 6 chegarão aos tribunais.
A PREVENÇÃO ainda é a melhor solução...

Especialistas dão orientações "básicas" visando reduzir casos de estupros: 
* Evite circular à noite ou mesmo durante o dia em locais ermos, locais desertos, próximos a terrenos baldios, casas abandonadas, ruas escuras ou prédios em construção. O estuprador precisa de um local seguro e longe de pessoas para consumar seus atos; 
* Não fique distraída aguardando ônibus, amigo ou namorado. Ainda que esteja próximo de sua casa, fique atenta; 
* Evite passar por locais onde sabe que jovens ou viciados se reúnem para fazer uso de drogas; 
* Se estiver aborrecida, não saia de casa batendo a porta a qualquer hora da noite, achando que na rua vai "esfriar a cabeça". Essa atitude é comum entre adolescentes quando se indispõem com os pais; 
* Não aceite carona de desconhecidos ou de pessoa que conhece pouco (amigo do amigo... conhecido do conhecido). O carro é um lugar seguro para o estuprador; 
* Quando estiver caminhando, vá observando tudo a sua volta: preste atenção em veículos parados; olhe sempre para trás. Veículos em baixa velocidade e que passem por você mais de uma vez. Se tiver a sensação de que está sendo seguida, mude de calçada, pare, acione a polícia; 
* Se achar que alguém suspeito está por perto, entre em alguma casa ou estabelecimento comercial, peça ajuda, acionando a polícia; 
* Ao descer ou entrar em um carro, mesmo o seu, olhe para os lados e para o retrovisor. Mesmo se estiver em local de grande aglomeração não descuide. Diante de uma arma de fogo ninguém vai ajudá-la; 
* Cuidado, o namorado nem sempre será uma segurança, pelo contrário muitas vezes eles são agredidos na frente das vítimas para que as mesmas facilitem a violência sexual; 
* É comum casais e moças serem abordados em caixas eletrônicos ou saídas de shoppings para a prática de roubo seguido de estupro; 
* É crescente o número de estupradores utilizando-se de motos, pois são veículos com maior mobilidade e facilidade para fuga; 
* Quando chegar em casa, em companhia de alguém, não fique dentro do carro ou próximo dele, entre logo em casa; 
* Não pense que seu namorado será o "super-homem" e que poderá salvá-la. Diante de uma arma de fogo não se deve reagir. O beijinho de despedida tem que ser o mais breve possível; 
* Quando sozinhas em casa, mantenha as portas e janelas mais afastadas trancadas e também não abra a porta ou portão do condomínio para quem não conhece, mesmo quando esses se dizem entregadores, cobradores, vendedores; 
* Cuidado com grupo de adolescentes circulando usando drogas ou bebidas alcóolicas, o uso dessas substâncias motivam aventuras por parte dos usuários que muitas vezes não medem as consequências de seus atos; 
* Nas baladas não beba em copos que não sejam os seus, mesmo se tratando de água, pois há drogas que podem ser misturadas a mesma. Se sentir tonturas, náuseas, mal estar... não pegue carona, vá para perto de amigos mais confiáveis, chame um familiar, pegue um taxi, não saia dirigindo, busque o veículo outra hora; 
* Se ele (S) a obrigar, com violência ou grave ameaça, entregue os pertences que possui: relógios, correntes, dinheiro, bolsa, etc. ... 
* Há estudos que indicam que a vítima não deve implorar por piedade - isto não vai evitar o estupro e pode causar uma reação mais violenta no estuprador, que sabe que a domina. Seu pavor é o estímulo dele (posse - domínio). Não espere dele uma reação de uma pessoa normal; 
* Siga as determinações dele logo após o estupro. Deixe que ele se afaste para se vestir ou procurar ajuda. Este momento também é terrível, mas você deve manter-se forte até conseguir socorro. Por isso mesmo a prevenção ainda é a melhor solução;
* Ao ser encaminhada ao Hospital ou à Delegacia, descreva como os fatos ocorreram, conforme lhe convier. Se você não tiver opção, faça a ocorrência no plantão e dirija-se à Delegacia da Mulher logo que possível para detalhar o fato, de forma que você não fique constrangida no plantão. Ao policial interessam os detalhes sobre o criminoso e não sobre o ato abominável a que foi submetida. O exame médico após o estupro, é fundamental;
* Previna-se, principalmente no período de verão a circulação de jovens é maior e dos criminosos também. Na praia e balneários não tenha a sensação de que nada acontece, o cuidado deve ser o mesmo ou até redobrado.
* Procure encarar este crime como uma assalto à sua intimidade, um roubo violento do seu próprio ser e sua dignidade, mas não de sua vida.