domingo, 8 de setembro de 2013

CUIDADO! Com a INVEJA e com o EGOÍSMO...



A INVEJA e o EGOÍSMO são sentimentos que destroem a alma!

Quantas vezes não nos pegamos pecando? Quantas vezes a inveja não habita nossos corações? Quantas vezes não nos damos conta que ficamos insatisfeitos com a vitória ou com a conquista do outro?

Cuidado! Não raras vezes esse mau sentimento tem encontrado amparo em corações cristãos, causando sua autodestruição; acabando com relações importantes ou até mesmo destruindo nossa imagem junto daqueles que imaginavam já termos passado por esse estágio: pais; dirigentes; chefes; etc.

Cuidado! Não podemos e nem devemos deixar o orgulho, a vaidade, a inveja... sufocar nosso coração!

Cuidado! Ao acharmos que somos mais merecedores do que o outro de um prêmio, estamos julgando as ações do outro, menos importantes do que as nossas... não raras vezes, estamos desprezando o esforço, a capacidade ou a limitação do outro com relação a determinação ação.

Cuidado! Pois embora olhando sob o nosso prisma e vendo que o outro fez menos que a gente e mesmo assim não poderia ocupar meu lugar, tem um outro fator que nos deixa doente que é o egoísmo... porque o prêmio não pode ser dividido, parcelado, partilhado?

Cuidado! Eu repito, tenham consciência que a inveja é provocada por um sentimento de desgosto, de pesar, pelo bem ou felicidade de alguém, levando o invejoso a desejar intensamente o bem alheio. Claro que vocês devem conhecer ou ter ouvido falar de alguém que nunca está contente com o que tem e sempre se compara aos outros, afirmando que o que os outros possuem é sempre melhor, vejam o que nos ensina São Paulo sobre isso: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (Leiam 1 Cor 3, 3).

Outro que nos fala sobre isso na Bíblia é São Tiago que diz: “Pois onde há inveja e sentimento faccioso aí há confusão e toda espécies de coisas ruins” ou seja, a inveja divide, mata, rompe e corrompe com o coração das pessoas e com tudo aquilo que faziam, isso vale do time de futebol, o clube social ou o movimento de Igreja. Através da inveja abrimos uma porta para o mal e para uma gama de sentimentos ruis. Ela gera discórdia e competições entre aqueles que deveriam viver bem e em paz.

Em Gálatas 5, 26 encontramos: “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

Cuidado! Um cristão deve vibrar com o sucesso do outro. Principalmente se o outro conquistou algo, sem ter me prejudicado em nada, sem ter me enganado, me ludibriado... deve se alegrar com a vitória ou a conquista do outro, deve ficar muito feliz ao ver aquele que ama estar feliz.

Nunca esqueçamos do Hino Amor Caridade:

O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.
O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá. Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso profetizar. Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.
Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente; mas, então veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas então conhecerei completamente, como sou conhecido.
Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor.”

Ficamos com essa meditação para a semana que se inicia...


Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário