segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TEM PAIS ADQUIRINDO A CORDA COM A QUAL SEUS FILHOS IRÃO SE MATAR AMANHÃ!



CUIDADO COM O QUE COLOCAM NO CORAÇÃO DE SEUS FILHOS...

Em sua homilia em Aparecida o papa Francisco atacou a “idolatria pelo poder e pelo dinheiro” e alertou que os jovens precisam recolocar a esperança e Deus no centro de suas vidas.

Mas a verdade é que muitas vezes os jovens são assim, porque seus pais são assim. Na raras vezes quem coloca essa “idolatria” dentro dos corações de muitos jovens são seus próprios pais...

São os pais que muitas vezes não permitem aos filhos terem uma infância ou uma adolescência saudável. Já os enchendo de deveres e responsabilidades que todos sabemos não serem próprias para as suas idades ou fases de vida... TEM MUITO PAI/MÃE QUEIMANDO ETAPAS DOS SEUS FILHOS!

Hoje quem fica feliz são os diretores desses cursinhos e atividades extras, amanhã serão aos profissionais de psicologia, da psiquiatria e de todas as áreas da saúde, pois é um mercado em expansão.

São os pais que muitas vezes enchem os corações dos filhos com sentimentos e valores ruins, como a “vaidade”, o “orgulho”, o desejo pelo PODER, pelo TER e pelo PRAZER... Pensam, imagina o filho do vizinho já está na faculdade e o meu ainda não!
Paciência os tempos deles são diferentes... respeite esse tempo...

QUERER O MELHOR PARA O FILHO É ANTES DE MAIS NADA QUERER QUE ELE SEJA FELIZ... HOJE, AMANHÃ e SEMPRE!

QUERER O MELHOR PARA O FILHO, NÃO SIGNIFICA QUE ELE TENHA QUE SER O MELHOR EM TUDO! NÃO, RESPEITE SEUS DONS, TALENTOS E PRINCIPALMENTE SUA INDIVIDUALIDADE...

Não transfira para seus filhos suas frustrações ou desejos incontidos de sucessos pessoais, familiares e profissionais...Isso é muito perigoso! Quantos jovens terminam relacionamentos porque seus pais não aceitam a pessoa com quem está namorando, pois não tem futuro, é pobre, é humilde ou não tem aspiração à riqueza, ao poder ou a ostentação... tem que terminar, mesmo que essa pessoa seja aquela que vai fazer meu filho feliz.

Quantos jovens fazem cursos superiores totalmente alheios aos seus sentimentos, desejos ou aspirações porque seus pais querem que sejam arquitetos, engenheiros, médicos, advogados... enquanto tudo que o jovem gostaria de fazer era um curso superior de música...

Quantos pais pegam seus filhos ainda crianças e já os coloca para fazer curso de inglês, espanhol, cursinho disso ou daquilo, vislumbrando o “sucesso profissional quando adultos”, mas esquecem do principal: estão criando uma geração de alienados, tristes, frustrados e que amanhã vão cobrar com juros e correção monetária aquilo que eles não puderam viver na sua infância ou adolescência... ESTÃO CRIANDO A GERAÇÃO DOS ZUMBIS DO SÉCULO XXI

Ouço e enxugo as lágrimas de tantos jovens que se sentem impotentes diante das imposições de seus pais com relação ao seu futuro pessoal, profissional ou familiar... jovens que estão tão cheio de atividades que sequer possuem tempo para pensar neles mesmos, jovens que não conseguem viver a sua fase atual da vida, porque seus pais não permitem sejam crianças ou adolescentes.

Ouço semanalmente muitos jovens que já estão doentes. Não me surpreende que a “depressão” será a doença mais avassaladora no ano de 2020... não é à toa que já começamos a ouvir frequentemente manchetes falando do “suicídio ou da tentativa de suicídio por adolescentes...” Nós seremos Japão de amanhã (país com maior índice de suicídio na infância e adolescência).

Então os jovens e crianças já estão doentes? Não! Na verdade, nesse momento quem está doente são seus pais... com essa imposição e sede de PODER... gananciosos em cima do SUCESSO DOS FILHOS PARA O TER ... desejosos com relação ao PRAZER, mas esquecem que seus filhos não são máquinas... são gente! Esquecem que seus filhos são dotados de desejos, sonhos e aspirações próprias que devem ser respeitadas!

Que pena! Tem muitos pais que não se deram conta que já estão adquirindo a corda com a qual amanhã seus filhos serão encontrados pendurados... que já estenderam a mão entregando a seus filhos a seringa com a qual vão injetar a primeira dose de cocaína... Que pena! Que pena! Que pena!

Amanhã estarão nos perguntando: “AONDE FOI QUE EU ERREI?”

Eu lhes digo hoje: “ERRARAM AQUI”! Quando levaram para dentro de suas casas os desejos de PODER, de OSTENTAÇÃO e de PRAZER... quando começaram a fazer seus filhos “idolatrar” esses deuses...

Volto a homilia do Papa Francisco para em Aparecida (Julho 2013) - "Hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer", declarou. "Frequentemente uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", insistiu.

Jovens sejam os "luzeiros da esperança", o papa dedicou parte de sua homilia justamente a pedir um novo comportamento à sociedade, principalmente dos jovens. "Tenhamos uma posição positiva sobre a realidade", disse. "Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor", declarou." Os jovens não precisam apenas de coisas, precisam sobretudo que lhes seja proposto aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo", disse.

Prezados pais... não criem zumbis... não criem idólatras... criem jovens saudáveis que sejam antes de mais nada gente. Gente que ama! Gente que chora! Gente que ri! GENTE FELIZ!

Pense nisso!

SHALOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário