quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

EXISTEM PESSOAS?



SIM! EXISTEM PESSOAS QUE MARCAM A VIDA DA GENTE...

Essa afirmação têm dois sentidos, pois existem pessoas que marcam positivamente a vida da gente, mas em contrapartida também existem aquelas que não só marcam, mas como também deixam marcas, cicatrizes e manchas no corpo e a alma da gente.

Às vezes nossa vida está tomando um rumo, um sentido, tomando um caminho que hoje temos até medo de pensar, de uma hora para outra, simplesmente por ação divina, entra em nossa vida apenas uma pessoa. Pronto, muda completamente o sentido e o caminho para onde íamos...

Deus coloca em nossa vida apenas uma pessoa e ela consegue mudar nossos gostos, descobre nossos dons e talentos, nos coloca em outros grupos sociais, nos apresenta pessoas, nos leva a lugares onde jamais imaginávamos ir... Pessoas que nos levam a conhecer o céu, às estrelas, ao ápice da alegria, da mística, da espiritualidade e da felicidade.

Mas o maligno também tem seus emissários, para isso também existem pessoas (a quem nós devemos dar o sim) que nos levam ao fundo do poço, às clinicas, às fazendas, aos divãs dos psicanalistas, às clinicas psicológicas e às mãos dos psiquiatras... e não raras vezes o mal age de forma tão mesquinha e tão desleal que termina pela gente condenando o emissário do bem.

Sim, existem pessoas que nos convencem com o olhar... com um simples pegar ou tocar nossas mãos... nos dão segurança, estabilidade e conseguem encontram o melhor da gente, sendo que as vezes nem nós mesmos sabíamos que tínhamos aquele potencial ou talento guardado... Pessoas que nos falam no silêncio, pessoas que resgatam nossa confiança, nos emprestam um ombro amigo, um abraço apertado, palavra no ouvido que nos dá o animo necessário para superar o maior problema...

Porém, existem pessoas que levam o melhor gente: a nossa pureza; a nossa dignidade; a nossa castidade; levam o nosso orgulho; levam a nossa vaidade; levam tudo; a nossa saúde; a nossa família; levam até mesmo o brilho do nosso olho; nos deixam sem nada e o pior ao saírem, não raras vezes ainda falam e expõem da nossa intimidade pra muita gente.

Sim, existem pessoas que marcam a vida da gente no aspecto emocional. Conseguem nos dar estabilidade, compreendem e nos ajudam com as nossas fraquezas, aceitam e tentam corrigir nos nossos vícios, nossas doenças... não se importam em passar uma noite conosco num hospital, na beira da cama, na beira do poço, enfim, ficar no lugar onde precisamos, mesmo se expondo para não nos deixar só. São aquelas que na adversidade primeiro nos vêm a mente.

Mas infelizmente, também existe gente que faz o contrário... conseguem encontrar o nosso pior sentimento... fazem florescer a raiva, a ira, o ódio, o rancor, o nojo, o medo, a insegurança... nos encontram longe do poço, mas quando saem nos deixam no fundo, não raras vezes numa noite escura, para suscitar ainda mais a angústia, a dor e o sofrimento... nos arrasam por fora e por dentro.

SIM, na vida da gente existem pessoas...

Pessoas que vão e que vem...

Cuidado! Para não cometer a injustiça de afastar e matar a do bem, valorizar e preservar a do mal...

Cuidado! Tanto uma, quanto a outra são únicas em nossas vidas... mas de umas devemos distância, enquanto de outras devemos querer constância...

PARE! FAÇA UMA ANÁLISE DO TEU EXISTIR...

OBSERVE SE NA TUA VIDA EXISTEM PESSOAS ASSIM... AFASTA-TE DO MAL E TE APROXIMA CADA VEZ MAIS DA DO BEM... ANTES DE MAIS NADA SEJAS JUSTO...

CUIDADO COM O DESPREZO, ELE MACHUCA MUITO E, É TALVEZ A ARMA MAIS LETAL PARA MATAR UMA PESSOA DO BEM!

A VIDA CONTINUA E A MISSÃO TAMBÉM... E ESSAS PESSOAS PODERÃO RECEBER DE DEUS A TAREFA DE SEGUIR SUA JORNADA EM OUTROS ESPAÇOS, COM OUTRAS PESSOAS... LEMBRE-SE QUE O TEMPO PASSA RÁPIDO E AS VEZES ESSAS PESSOAS SAEM DE NOSSAS VIDAS TÃO RÁPIDO QUANTO ENTRARAM!

PENSE NISSO... FAÇA UMA ANÁLISE DE TUA VIDA E PENSE:

SIM, NA MINHA VIDA EXISTIU E EXISTEM PESSOAS QUE A MARCARAM...

PENSA COM CARINHO E COM O CORAÇÃO E VERIFICAS AGORA ONDE ESTÃO ESSAS PESSOAS...

SE AINDA FOR POSSÍVEL, SE ELA (S) AINDA NÃO ESTIVER NO PLANO ESPIRITUAL, NÃO INTERESSA ONDE ELA ESTEJA, NÃO INTERESSA A DISTÂNCIA... DÁ UM JEITO (MANDA UMA MENSAGEM, UMA CARTA, UMA CORRESPONDÊNCIA, UMA DECLARAÇÃO, UM TESTEMUNHO, UM DEPOIMENTO...) MAS RECONHECE A IMPORTÂNCIA E O VALOR DESSA PESSOA NA TUA VIDA, MAS FAÇA HOJE, SOB PENA DE AMANHÃ NÃO SER MAIS POSSÍVEL!

SHALOM!

TER FÉ...



Santo Agostinho já nos dizia que “TER FÉ” é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

Mas como ter FÉ? Ou então como perseverarmos em nossa FÉ?

Na verdade é muito comum ouvirmos a frase "eu não tenho fé", "eu não consigo mais ter fé", “perdi minha fé” ou ainda “minha fé está muito fraca”, às vezes ouço também, “tio minha oração está fraca”, “não consigo mais rezar” - mesmo a pessoa sabendo que ela realmente crê em Deus.

Na teologia aprendemos os tipos de fé possíveis ao ser humano, o relacionamento entre elas, porém, na condição de Católicos nossa FÉ deve estar totalmente baseada naquilo que a Bíblia nos ensina. Nossa FÉ (a fé que professamos) deve ser as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição e os esclarecimentos e a condução que nos dá o Magistério da Igreja. Não pode estar na quiromância, na magia negra, no horóscopo, na numerologia... Não! A FÉ que professamos deve estar perfeitamente alinhada com o que Deus ensina.

FÉ NATURAL

Todo ser humano possui uma fé natural, independente de ser ateu, cristão, judeu, budista, espírita, etc... a FÉ NATURAL é a que move as pessoas a acreditar em alguém ou algo, e seguir adiante em sua vida com ela. Ela é necessária e fundamental para a estrutura emocional do ser humano. Portanto todo ser humano é dotado de FÉ. Podendo isso ser crença, convicção em alguém ou alguma coisa; ou então a convicção na execução de um compromisso em cumprir uma tarefa (eu consigo); quando dou crédito ou confiança em alguém (tenho fé naquilo e naquela pessoa) e entra aqui também a CRENÇA RELIGIOSA. A FÉ NATURAL pode ser depositada em diversos elementos dinheiro, poder, figa, pedra, pau, osso, no corpo (prazeres sexuais), pessoas, e em DEUS (transcendente conforme a crença de cada um).

Porém, vivemos numa sociedade do breve, do imediato, do “fast food”. Em que não temos mais tempo para nós, para as pessoas, para a família, para os amigos, assim, TAMBÉM NÃO TEMOS MAIS TEMPO PARA DEUS.

Temos tempo para ficarmos 2 (duas) horas na internet, mas achamos muito desligarmos tudo, nos encerrarmos no quarto e fazermos cinco minutos de oração ou meditação diária... Essa falta de tempo, ou melhor, FALTA DE PRIORIDADE AFETA DIRETAMENTE A NOSSA FÉ NATURAL... só lembramos e fortalecemos nossa fé na adversidade (quando vier a doença, o sofrimento, a dor, a separação, etc.)

Depositar a fé em Deus é enfrentar os preconceitos do mundo na busca da desejada felicidade, que nunca é encontrada de forma duradoura, mas apenas temporária, nos outros elementos de fé.

FÉ DOM

Aqui entra a transcendência. Esse passo para o invisível é uma escolha do ser humano. Uma aposta pessoal onde ele decide canalizar sua fé pessoal para Deus. Muitas vezes é na dor que o ser humano se abre para essa fé, ele evolui para um outro tipo de fé. A fé como dom, que é sobrenatural, não depende mais da pessoa e é dado pelo Espírito Santo de Deus. Paulo disse a respeito: "... tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria"

Tenho um amigo que diz... a gente vai para Deus pela DOR ou pelo AMOR... eu vim pela dor... “precisei perder um filho para fazer um encontro pessoal com Deus...”

E tu, preferes aumentar tua fé pelo amor ou pela dor?

Mas qual é a vantagem de receber o Dom da Fé? É conseguir entregar tua vida, teu futuro, medos, desejos e anseios à Deus. Mas principalmente, preencher-se, completar o vazio que todo ser humano tem dentro de si, que somente se preenche completamente quando tem esse encontro verdadeiro com o Senhor e recebe o dom da fé. Até que isso ocorra, a pessoa ainda alterna seus elementos de fé citados acima.

MEDITAS DE COMO ESTÁ TUA FÉ... JÁ ESTEVE MAIS FORTE? PORQUE ENFRAQUECEU? TENS LIDO A BÍBLIA? TENS REZADO? TENS IDO NA MISSA? TENS COMUNGADO?

A FÉ FRUTO

É o nosso falar de Deus, convites à igreja, demonstrações de um modelo de vida diferenciado (aquele sentimento bom que temos junto dos amigos/irmãos – aquele sentimento bom da reza na capela – o rezar e conversar com outros jovens na igreja ou no espaço social)... É TUDO DE BOM QUE PASSA ACONTECER NA MINHA VIDA... MESMO NA DIFICULDADE E NA ADVERSIDADE JÁ NÃO RECLAMO MAIS, PELO CONTRÁRIO... AGRADEÇO!

AGREDEÇO PELOS AMIGOS, PELA FAMILIA, PELO TRABALHO, PELOS ESTUDOS... NA CERTEZA DE QUE DEUS ESTÁ AGINDO EM TUDO E QUE AQUILO ALI É PARA ACONTECER COISAS MELHORES AINDA...isso tudo é FRUTO DA FÉ.

Frutos obtidos pelo dom da fé, que vão produzir o fruto da fé em outras pessoas. PORQUE UMA ÁRVORE DÁ FRUTOS, MAS NÃO OS COME, E OS OFERECE GRATUITAMENTE A OUTROS. E quando o fruto é gerado, e alguém vai a Deus por ter sido impactado por suas palavras, o cristão se sente alegre. Agradece ao Senhor por ter frutificado e sabe que Deus foi quem fez o trabalho, sendo humilde e grato por ter sido instrumento nas mãos de Deus. Por isso São Paulo descreve em Gálatas 5, 22 – “ Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Há festa no céu quando alguém vai ao Senhor e aceita Jesus como Salvador... por isso nos alegramos e nos sentimos bem quando rezamos, choramos, conversamos e damos testemunho no grupo, no ministério, na pastoral...

Em resumo, as coisas de Deus não são racionais e, além disso, são simples. DEUS A GENTE NÃO EXPLICA, A GENTE SENTE AQUELE CALORZINHO DENTRO DO PEITO... É ELE FALANDO CONOSCO E NÓS FALANDO COM ELE...

FÉ É MAIS OU MENOS ISSO...

COMO ESTÁ TUA FÉ? A MANEIRA DE FORTALECÊ-LA ESTÁ AQUI, AGORA SÓ DEPENDE DE TI... PORQUE É JESUS QUE DIZ: “TUDO QUE PEDIRDES COM FÉ, EU VÔ-LO CONCEDEREI” ou então... “VAI A TUA FÉ TE CUROU”...

FIQUEM COM DEUS...

SHALOM!

* Luana esse texto é dedicado a ti, pela tua dedicação, empenho, testemunho como jovem líder cristão... pela tua simplicidade de vida e pureza de coração... continuas assim... PARABÉNS!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SOLIDÃO...


Sabe das poucas coisas que me assustam e me angustiam é a “solidão”. Sim, costumo dizer que tenho medo da solidão e por isso mesmo procuro ao longo da minha caminhada (existência) fazê-la acompanhado de pessoas que me alegram, que gostam do contato físico (do abraço, do beijo, do afago)... Certa vez li uma frase que dizia: “solidão é um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim d...e adotar como morada...” confesso que aqui me integrou, mas hoje eu percebo que “talvez” o autor tenha se equivocado no conceito... pois eu sou uma pessoa que “GOSTO DE FICAR SOZINHO”, gosto de meditar, pensar, ler, escrever, caminhar, rezar... enfim faço muitas coisas “sozinho”, mas em hipótese alguma gosto, na verdade até tenho medo da SOLIDÃO.

Conheço e convivo com pessoas QUE SÃO SOLITÁRIAS no meio de um mundo de gente. No sentido mais conceitual, de dicionário a SOLIDÃO é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa.” Visito muitos hospitais, clínicas, fazendas de recuperação, asilos... vejo tantas pessoas solitárias, vejo a solidão...

Como é dolorido olhar nos olhos de alguém que sofre de “SOLIDÃO”. Os olhos são fundos, com pouco ou quase nenhum brilho... muitas tentam disfarçar, contam piadas, riem, se agitam, fazem brincadeiras, mas os olhos e o coração mostram como se estivessemos fazendo uma radiografia... diagnótico: “SOLIDÃO”.

Assim, temos que ter cuidado para nao confundirmos o “SOZINHO” com a “SOLIDÃO”, pois solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas optam por longos momentos ou até mesmo viverem sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar SOZINHO pode ser uma experiência positiva, bem interessante, eu próprio sugiro isso para os jovens fazerem meditações, para avaliarem seus propósitos, suas vidas, suas atitudes, estão sozinhos, mas não estão solitários.

A SOLIDÃO dói, angustia, dá uma ansiedade danada, preocupa, desistimula, deprime... NÃO RARAS VEZES (não é regra) A SOLIDÃO É FRUTO DAS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSAS DECISÕES, ATOS E ATITUDES NO PASSADO. Pode parecer incrivel, mas existem pessoas que a “solidão” as acompanha até mesmo na hora da morte, na hora do sepultamento.

Recentemente fiz os atos de encomendação de uma senhora de 74 anos que faleceu do coração. Ela morava sozinha, nao tinha esposo ou filhos. No sepultamento dela só tinha o agente funerário, eu e mais dois sobrinhos. No inicio até pensei que ela era indigente, pois quando cheguei na Capela Mortuaria estava só o agente funerário, daí ele me disse: “por favor, aguarda só um pouquinho que os sobrinhos foram lá no cemitério acertar detalhes do sepultamento”. Logo em seguida chegou um casal de sobrinhos (dois irmãos) e os atos de encomendação aconteceram com nós quatro. Teve que vir dois funcionarios do cemitério para auxiliar a levar o caixão. Depois do enterro, perguntei ao rapaz da funeraria: Ela nao era daqui? Ele disse: sim, sempre morou na cidade. Questionei: mas ela não tinha mais familiares? Ele falou: tinha mais 3 irmãos, um monte de sobrinhos... mas ela não se dava com ninguém, nem com os vizinhos... FIQUEI PENSANDO O QUANTO ESSA SENHORA SOFREU DE SOLIDÃO... sentimento que acompanhou ela até nos atos fúnebres.

Já residi em grandes centros urbanos e lá deparei com grupos de indigentes que moravam embaixo de marquises, pontes, viadutos, mas sob hipótese alguma eram pessoas solitárias. Agora convivi com pessoas em condomínios de luxo, que quando precisavam de uma companhia para dispersar a solidão precisavam pagar para “amigos de aluguéis ou acompanhantes” mercado que infelizmente está em franca expansão, basta olharmos os classificados do final de semana.

TU RECENTEMENTE PARTICIPOU DE ALGUMA JUNÇÃO DE AMIGOS? UM ACAMPAMENTO? UM POSÃO? QUAL O PREÇO QUE TU ACHAS QUE ISSO TEM? MUITAS PESSOAS PAGARIAM FORTUNAS PARA TEREM O TESOURO QUE TU TENS!

Portanto, vamos superar a SOLIDÃO... não vamos deixar ela se instalar na nossa vida. Não vamos permitir que esse sentimento tão ruim viva conosco. Pessoas que vivem de SOLIDÃO normalmente são pessoas com dificuldade de conviver com os outros. De aceitar diferenças. De tolerar erros. De saber que todo mundo é diferente e que ninguém é igual ou pensa exatamente como nós. Tem gente que abandona amigos, clubes, movimentos, pastorais, igrejas, grupos sociais por causa desses sentimentos... gostam de julgar e condenar os outros, não são tolerantes, têm dificuldade de aceitarem mudanças... tem problemas ou dificuldades em abraçar, de beijar, de fazer afago... muita dificuldades em elogiar alguém, em reconhecer o belo trabalho ou a dedicação de alguém... portanto, cuidado: “SOLIDÃO PODE SER DOENÇA”!

Existem muitas FORMAS DE TRATAR DA SOLIDÃO.

Uma delas é evitar o isolamento social e a depressão. Não permitir que esses quadros se instalem em nossas vidas. Devemos aprender a fazer análise, a fazermos avaliações de situações, a fazermos apreciaçãos e estimativas (se eu fizer isso a consequência vai ser aquilo). O solitário deve também ter a compreensão da causa do problema da sua solidão – o que lhe levou aquele quadro? Onde estão os meus familiares? Amigos/irmãos?; reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema. Ter alguém de confiança que possa colocar a cabeça no ombro, ficar em silêncio sem precisar dizer nada, só pelo simples fato de não se sentir sozinha. Alguém que possa chorar e sorrir com a gente. Valorizar as pequenas coisas da vida, uma caminhada, uma corrida na chuva, olhar e apreciar as flores, os pássaros... acenar, abanar, beijar e abraçar muito as pessoas; elogiar as pessoas com o que tem melhor dentro do seu coração. Ser humilde, simples, sincero, compreensivo... aprender a perdoar e a pedir perdão. Se possível participar de grupos (seja de dança, de igreja, esportivo, etc...) seja o grupo que for... desde que façam coisas boas e estejam realizando aquilo que está dentro das regras sociais e morais. Também fazer obra social, tirar um dia da semana para fazer algo por alguém, seja numa creche, num asilo, num hospital,seja no lugar que for, mas ter a consciência de que está fazendo algo bom e que está fazendo a diferença na vida de alguém.

Então essas são as dicas para quem não quer viver na SOLIDÃO, embora as vezes goste de ficar SOZINHO, não quer para si e para o seu futuro a simples e única companhia da solidão. Vamos amar mais, nos abraçar mais, perdoar mais, ser mais justo, bom, correto, integro... vamos dizer mais eu te amo, tu és muito importante para mim...

Pense nisso!

E para que vocês não me deixem sentindo SOLITÁRIO vai aqui o meu abraço, meu beijo, meu afago, o meu eu te amo, tu és muito importante para mim... FIQUEM COM DEUS!

SHALOM!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

QUER SER FELIZ HOJE?


QUEM QUER VENCER PRECISA SUPERAR OS OBSTÁCULOS...

“Se você quer encontrar a nascente tem que subir contra a correnteza.” (Papa João Paulo II)

O Beato João Paulo II com essa frase nos alertava o quanto é difícil ser cristão na sociedade contemporânea. Hoje um jovem para ser líder cristão precisa se colocar contra a cultura do tudo é livre, do tudo pode, do tudo liberado... Jesus na sua passagem pelo mundo mostrou que há necessidade de uma adesão radical ao projeto de Deus. São João no Livro do Apocalipse ensina que não é possível ser meio cristão, ou somos ou não somos... é sim, sim ou não, não...

Subir contra a correnteza é se colocar contrário aos deuses do TER, PODER e PRAZER...

Subir contra a correnteza é não aceitar se colocar a serviço de uma sociedade que exclui e individualiza, uma sociedade que não forma gente (é não amar, não perdoar, não chorar, não sorrir...)...

Subir contra a correnteza é aceitar permanecer puro até o altar... Subir contra a correnteza é dizer não para as drogas, para a mutilação do corpo, para o sucesso a qualquer preço mesmo que isso custe a vida do outro... Subir contra a correnteza é dizer não para a “ficação”, para as relações de experiências, para o aborto, para o mercado consumista... Subir contra a correnteza é não aceitar usar as relações sociais e as costas dos outros como degrau ou trampolim para o sucesso...

A FÓRMULA PARA SE ALCANÇAR O SUCESSO, PARA SE SER FELIZ, PARA SE CONSEGUIR SUPERAR AS TENTAÇÕES, PARA SE CONSEGUIR VIVER COMO UM AUTÊNTICO CRISTÃO É:

Não trocar uma vida feliz por momentos de euforia e de alegria ou prazer momentâneo... É se manter firme no caminho proposto por Deus, cumprindo os Mandamentos, os Sacramentos e os preceitos propostos por Ele... É amar o outro como a si mesmo e não fazendo aos outros aquilo que não quer que façam para si...

É SUPERANDO O CIÚME, A INVEJA, A VAIDADE E O ORGULHO... esses são sentimentos pequenos e mostra o quanto pequeno tu és por dentro... isso é sinal de insegurança e de uma personalidade fraca!

Reveja a forma como tu olhas para o mundo. A maneira como tu vê o mundo ao teu redor é uma escolha... julga menos, condena menos, reclama menos, trabalha mais, ajuda mais, sejas mais persistente na busca dos teus ideais... Olha para o mundo pelo lado bom! Diariamente, todas as manhãs tu tens a opção de escolher para onde vais focar e caminhar, para o bem ou para o mau, tudo depende completamente de ti e das tuas escolhas de como ver e proceder no mundo, aceitando as consequências das tuas escolhas...

Ah, mas tudo é muito difícil, Deus não me ajuda... QUER PASSAR NA FACULDADE, MAS NÃO ESTUDA... QUER TER MAIS FÉ, MAS NÃO FAZ E NÃO É PERSISTENTE NA ORAÇÃO... SE ACHA SOLITÁRIO, MAS NÃO VALORIZA AS AMIZADES... NÃO ELOGIA NINGUÉM; USA AS PESSOAS COMO COISAS OU OBJETOS; NÃO É JUSTO; NÃO É SOLIDÁRIO; SÓ RECLAMA; SÓ REINA; SÓ BRIGA; SÓ DESTRATA; É MAU EDUCADO; ... QUER O QUE?

QUALQUER BARREIRA, QUALQUER OBSTÁCULO JÁ QUER DESISTIR DE TUDO... JÁ QUER ABANDONAR O BARCO!

OLHES PARA TRÁS E VEJAS SE NÃO ESTÁS DEIXANDO OU ABANDONANDO PESSOAS QUE FIZERAM TEU CAMINHAR MAIS LEVE, QUE TALVEZ TENHAM FEITO TU MUDAR COMPLETAMENTE O RUMO DA TUA VIDA; QUE FIZERAM TU DESCOBRIR VALORES INTERNOS QUE NEM MESMO TU SABIAS QUE EXISTIAM EM TI...

VALORIZE PESSOAS QUE ENCONTRARAM O MELHOR DE TI, ANTES MESMO QUE TU PERCEBESSES QUE TINHAS ESSAS VIRTUDES, DONS E TALENTOS... É PRECISO MUDAR PASSANDO À AÇÃO!

Querer mudar, não é mudar, é intenção, e intenção não é ação. Querer não é fazer. Observe que não raras vezes o que nos impede de passar à ação é ficarmos detidos nos nossos sentimentos negativos. É ficarmos paralisados pela nossa bagagem emocional (raiva, ira, ódio, vingança, ciúme, orgulho, vaidade...) que serve de âncora para nosso sucesso, ou seja, FICAMOS PRESOS A UM PORTO, que nunca nos deixará navegar nos mares da mudança. Nunca nos deixará abandonar o porto seguro e sairmos da nossa zona de conforto, por isso João Paulo II afirmou “SE QUISER CHEGAR A NASCENTE (sucesso, salvação, alegria, felicidade...) É PRECISO ENFRENTAR A CORRENTEZA.”

Então comeces agora com uma meditação; uma oração; uma avaliação da tua vida...

O QUE TU QUERES? QUEM TE AJUDA OU TE AJUDOU MUDAR O RUMO DO TEU CAMINHAR? PARA ONDE E COM QUEM QUERO IR À NASCENTE? QUANTAS PESSOAS ELOGIEI HOJE? QUANTOS PRECISO DAR E PEDIR PERDÃO? COM QUEM PRECISO SER JUSTO? JÁ REZEI? JÁ AGREDECI PELO DOM DA VIDA? FAMILIA? AMIGOS? O DIA É HOJE E A HORA É AGORA... (Querer mudar, não é mudar, é intenção, e intenção não é ação. Querer não é fazer...)

ENTÃO FAÇA! COMECE AGORA, ENFRENTES TUAS CORRENTEZAS INTERNAS OU JAMAIS VAIS CHEGAR À NASCENTE!

PENSE NISSO! OBRIGADO POR EXISTIR NA MINHA VIDA... ME PERDOE SE JÁ TE MAGOEI! ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM! FIQUE COM DEUS...

SHALOM!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PIERCINGS e TATUAGENS



“Não é porque bilhões de moscas visitam o lixo diariamente que eu preciso fazer mesmo...”

Assim, não é porque “TODO MUNDO” está fazendo tatuagem ou colocando piercing e mais piercing que eu preciso fazer o mesmo... – e a minha personalidade, a minha identidade, o meu ser interior, o meu eu como fica?

Somos únicos, especiais aos olhos de Deus e das pessoas que realmente nos amam... jovem, não se deixe levar, não aceite essa escravidão que tentam te impor com o falso nome de “liberdade”...

Cuidado! Temos um veneno circulando por aí com o rótulo trocado (LIBERDADE ≠ PROMISCUIDADE).

As redes sociais e os meios de comunicações comandados por pessoas e grupos sem escrúpulos, que só pensam nos deuses TER, PODER e PRAZER – “MANIPULAM e ESCRAVIZAM” as pessoas, principalmente os jovens que tanto falam em liberdade. Corrompem e deturpam os valores das sociedades e impõem uma inteligência artificial que transformam e desvirtuam a cultura da própria sociedade. Eles ditam a moda, valores e padrões de vida, avessos ao que Deus nos ensina e nos propõe, tudo em nome do deus do CONSUMO, do MERCADO e do PODER.

A questão está no seguinte raciocínio...

Em função dessas transformações e alterações nos padrões culturais e nos valores, A SOCIEDADE MELHOROU?

Esses padrões de comportamento e cultura DEIXARAM AS FAMÍLIAS MAIS FELIZES, MAIS RESISTENTES E MAIS DURADOURAS?

Os JOVENS DESENVOLVERAM MAIS A SUA INTELIGÊNCIA e a usam para o bem comum?

Reduziu o número de doenças (AIDS, TUBERCULOSE, HEPATITE...), reduziu o número de ABORTOS, de gravidez na adolescência, em função dessa cultura, os jovens se preservam mais e por consequência vivem melhores?

Diminuiu o número de JOVENS EXPOSTOS AOS CRIMES DE TRÂNSITO, ESTUPRO, ABUSOS, TRÁFICO DE ÓRGÃOS E PESSOAS?

A natureza é perfeita, porque Deus é perfeito. Se fosse para termos essas MARCAS “PERMANENTES” JÁ NASCERÍAMOS COM ELAS... a maioria desses símbolos, marcas e mutilações nasceram como marcas para assinalar a ESCRAVIDÃO ou para se CONTRAPOR A DEUS E A SUA CRIAÇÃO...

CADA UM É LIVRE PARA FAZER O QUE BEM ENTENDER DO SEU CORPO E DA SUA VIDA.

MAS NÃO VÁ AO LIXO SÓ PORQUE UM MONTE DE MOSCAS ESTÁ INDO TODOS OS DIAS... ANTES DE MUTILAR TEU CORPO E COMPROMETER TUA SAÚDE TE PERGUNTA:

1. Isto prejudicará outros ou fará mal ao meu corpo?(I Cor 8, 9-12) “Atenção, porém: que essa vossa liberdade não venha a ser ocasião de queda aos fracos. Se alguém te vir, a ti que és instruído, sentado à mesa no templo dos ídolos, não se sentirá, por fraqueza de consciência, também autorizado a comer do sacrifício aos ídolos? E assim por tua ciência vai se perder quem é fraco, um irmão, pelo qual Cristo morreu! Assim, pecando vós contra os irmãos e ferindo sua débil consciência, pecais contra Cristo.”



2. Em meu lugar, o que faria Jesus? (I Pd 2, 21) “Ora, é para isto que fostes chamados. Também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo para que sigais os seus passos.”. Agindo assim com meu corpo, templo do Espirito Santo eu estou dando testemunho desse Deus?

3. Posso testemunhar da minha fé enquanto faço isso? (I Pd 3, 13-17) “Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo. Aliás, é melhor padecer, se Deus assim o quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal.”



Ah, mas não vejo mal nenhum nisso, acho legal, bonito e até estético, isso não diz personalidade, não diz caráter, etc, etc, etc..

São Paulo nos ensina que: “com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé. “ ou seja, acreditando que não havia mal nenhum no que faziam, muitos são os que sucumbem, pois suas consciências não dizem estar errados.

Ouça sempre o parecer de seus pais, a linha doutrinal e carismas de seu movimento, na dúvida consulte seu orientador espiritual... pois conforme temos em Hebreus 13, 7-9: “Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade. Não vos deixeis desviar pela diversidade de doutrinas estranhas. É muito melhor fortificar a alma pela graça do que por alimentos que nenhum proveito trazem aos que a eles se entregam.”

Deus não nos deixou órfãos, Ele nos orienta e nos ensina sobre todas as coisas necessárias para a nossa salvação, para uma vida saudável e para darmos um verdadeiro “TESTEMUNHO” do nosso “CRISTÃO”... portanto, não siga as moscas que vão para o lixão, tu és único, escolhido e especial, aos olhos do mundo e de Deus.

Pensem nisso e observem não sou eu quem diz isso tudo, são as próprias Escrituras Sagradas, agora, seguir ou não, está no coração de cada um, minha função é mostrar onde cada orientação está contida...

SHALOM!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O QUE TU VÊS NA FLORESTA?





“Há pessoas que vão na floresta e tudo que veem é lenha para lareira...”


A gente não nasce pessimista, mas na verdade vamos "aprendendo a ser" à medida que acumulamos frustrações que não podemos assimilar nem processar... Vamos guardando medos, angústias, traumas, insatisfações... Dia-a-dia guardando coisas que não precisavam ser guardadas nas gavetas do nosso coração.


Precisamos aprender a superar nosso pessimismo e a viver o momento presente, sob pena, de nunca aproveitarmos o melhor da vida...


Tem gente que está sempre com raiva, indignado, frustrado, insatisfeito e infeliz... Sempre achando que os outros têm obrigação de paparicá-los, aceitar seus ranços, seus “reinaços”... que todo mundo tem “obrigação” para com ele (a)... são azedos por dentro e terminam azedando tudo que está na sua volta... qualquer coisa é motivo para dispararem todo um veneno que possuem dentro de si... um veneno que contamina o ambiente, as pessoas, a família...


Dificilmente olham para o outro com carinho, amor e afeto. Normalmente, usam dos sentimentos dos outros com relação a eles... Assim, por se acharem lá no alto, não dizem “um muito obrigado”, “um me desculpa”, “um me perdoa”, “um tu és muito importante para mim”, “tu estás lindo (a)”, “um parabéns”, “um muito bem...” consideram-se acima disso tudo... aceite, se tu fazes isso, cuidado, estás doente.


Tente fazer um teste... tente pelo menos uma vez ao dia elogiar alguém... mas não elogiar por elogiar, use do coração. Reconheça a importância das pessoas na tua vida e “NÃO POUPE” elogios a elas... Demonstre “gratidão”... faça com que elas permaneçam perto de ti, pois se está difícil com elas, imagine sem elas.


Sinta prazer e alegria nas pequenas coisas... no sorriso de uma criança; num abraço apertado (abrace muito, no mínimo dez pessoas ao dia); aprecie uma flor; um pássaro; aprecie o sol; o perfume da natureza; aprecie um caminhar ao luar; aprecie um jantar simples a luz de velas...


APRECIE TUDO O QUE A FLORESTA PODE TE OFERECER!


Se algo não for possível realizar nesse momento, ajuste-se a essa realidade, sabe-se lá o que Deus está “evitando” com isso. Não force situações, viagens, eventos, bailes, boates, saídas misteriosas... são tantos os testemunhos de pessoas que forçaram isso e hoje se arrependem amargamente. Se não der, não deu e pronto, bola pra frente. Aproveita para ler um bom livro, fazer uma boa oração, tomar sorvete com os amigos, chama para assistir um filme, uma jantinha bem simples ou uma rodada de cachorro quente...


NA FLORESTA NÃO EXISTE SÓ LENHA PARA LAREIRA... EXISTE MUITO MAIS VIDA DO QUE MORTE... APRECIE!


Eu sei que muitas vezes nossa mente pode estar impregnada de erros, de sofrimentos, de negativismos, de depressão, de tristezas e de fracassos. Mas tu, no entanto, não é esses males, eles são apenas uma parte dos sentimentos e podem ser guardados ou eliminados. Distinga uma coisa da outra e será fácil libertar-se dos males. Tenta seguir o que escrevi acima, se não der certo pode me xingar depois... mas pelo menos tentem! É assim que criamos e aprimoramos nossa personalidade, agregando qualidades e eliminando traumas. complexos, medos, defeitos.


Mas Deus está sempre nos dando uma nova oportunidade de recomeçar... aproveita o começo de 2013 e recomece enquanto é tempo, mas não deixe para amanhã... comece agora... se possível hoje, essa noite.


Vai para o teu quarto, abre tua Bíblia, faz uma boa oração e começa... manda uma mensagem para alguém, escreve uma carta, partilha um abraço, um sorriso, um pedido de desculpas...


A FÓRMULA NÃO VEM PRONTA É PRECISO DAR UM PASSO DE CADA VEZ... ENTÃO... DÊ O PRIMEIRO... E VAMOS PARA A FLORESTA APRECIAR O QUE ELA TEM DE MAIS BELO! “VIDA! MUITA VIDA...”


SHALOM!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2013 SERÁ O MELHOR ANO DA TUA VIDA ATÉ HOJE!



Mas nada vai vir por acaso, precisas fazer com que ele seja... pra isso precisamos tomar algumas atitudes e decisões:

1º. Faça tudo conforme o Projeto de Deus, perto d'Ele, seguindo o caminho que Ele propõe e te indica como bom e correto... LONGE D’ELE O FRACASSO, O INSUCESSO E A FRUSTRAÇÃO SÃO GARANTIDOS;

2º. SEJAS JUSTO COM QUEM TE AMA E CUIDA DE TI! Acredites e agradeças aqueles que acreditam em ti... FAÇAS DE TUDO PARA QUE PERMANEÇAM POR PERTO EM 2013, LONGE DELES FICAMOS MAIS FRACOS... sem eles dificilmente conseguiremos... PRESERVE-OS, VALORIZE-OS... ELES FORTES, NOS FORTALECEM...

3º. ACREDITA NA TUA CAPACIDADE E NO TEU POTENCIAL... Tu consegues! O maior erro das pessoas é não confiarem no seu próprio potencial, na sua própria capacidade, desistirem fácil dos sonhos, projetos e aspirações...

4º. Estabeleça tuas metas e lute por elas, não desistas na primeira adversidade, na primeira curva, na primeira pedra, no primeiro não, nem todo mundo pensa como a gente e ainda bem, pois nos fazem sermos persistentes e acreditar que é possível com alguns ajustes;

5º. Não fica dando voltas, culpando os outros do teu fracasso, assume tua parcela, tua responsabilidade pelas mudanças e transformações, supera teus medos, tuas angustias, aprendas a trabalhar tuas frustrações... TE CUIDA, PRESERVA TUA SAÚDE, PRATIQUE ESPORTES;

6º. Estude, leia, reze, mas reze muito, principalmente pelos outros... Troca teu mau humor, cara fechada e amarrada por um sorriso... Não aches que as pessoas têm obrigação contigo, então diga e reconheça sua importância na tua vida e nas tuas transformações, sejas justo, não poupe: MUITO OBRIGADO, EU TI AMO, TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

7º. Alguém um dia disse: “Que o covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste..." onde tu te enquadras? Em 2013 serás um vencedor ou um fracassado?

8º. Sêneca escreveu que não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai... então tenhas consciência para onde queres ir... quais são tuas metas, aspirações (família, estudo, trabalho, profissão, formação...)

9º. Sim, é mais fácil fazer o que é errado... desistir e optar pelo caminho do mal... optar pelo que é ruim e mau... NUNCA FAÇAS ÀS ESCONDIDAS AQUILO QUE NÃO FARIAS AS CLARAS... se tentas te esconder é porque não está correto ou não é o local adequado... lembre-se é mais difícil ser bom, fazer ou pelo menos tentar fazer sempre o que o certo, mas os resultados são diretamente relacionados à essas ações e A TUA VIDA SERÁ EXATAMENTE AQUILO QUE TU ESCOLHEU, AO LONGO DO CAMINHO OS FRUTOS SERÃO CORRESPONDENTES AO QUE SEMEASTES...

10º. Faça boas ações... tente pelo menos uma vez no dia fazer uma criança sorrir... PARTICIPE DE PELO MENOS UM PROJETO SOCIAL... Sejas bom, justo e correto!

FAÇAS ISSO E TERÁS A GARANTIA DE QUE 2013 SERÁ O MELHOR ANO DA TUA VIDA ATÉ HOJE!

Pense nisso!

SHALOM!