quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TER FÉ...



Santo Agostinho já nos dizia que “TER FÉ” é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.

Mas como ter FÉ? Ou então como perseverarmos em nossa FÉ?

Na verdade é muito comum ouvirmos a frase "eu não tenho fé", "eu não consigo mais ter fé", “perdi minha fé” ou ainda “minha fé está muito fraca”, às vezes ouço também, “tio minha oração está fraca”, “não consigo mais rezar” - mesmo a pessoa sabendo que ela realmente crê em Deus.

Na teologia aprendemos os tipos de fé possíveis ao ser humano, o relacionamento entre elas, porém, na condição de Católicos nossa FÉ deve estar totalmente baseada naquilo que a Bíblia nos ensina. Nossa FÉ (a fé que professamos) deve ser as Sagradas Escrituras, a Sagrada Tradição e os esclarecimentos e a condução que nos dá o Magistério da Igreja. Não pode estar na quiromância, na magia negra, no horóscopo, na numerologia... Não! A FÉ que professamos deve estar perfeitamente alinhada com o que Deus ensina.

FÉ NATURAL

Todo ser humano possui uma fé natural, independente de ser ateu, cristão, judeu, budista, espírita, etc... a FÉ NATURAL é a que move as pessoas a acreditar em alguém ou algo, e seguir adiante em sua vida com ela. Ela é necessária e fundamental para a estrutura emocional do ser humano. Portanto todo ser humano é dotado de FÉ. Podendo isso ser crença, convicção em alguém ou alguma coisa; ou então a convicção na execução de um compromisso em cumprir uma tarefa (eu consigo); quando dou crédito ou confiança em alguém (tenho fé naquilo e naquela pessoa) e entra aqui também a CRENÇA RELIGIOSA. A FÉ NATURAL pode ser depositada em diversos elementos dinheiro, poder, figa, pedra, pau, osso, no corpo (prazeres sexuais), pessoas, e em DEUS (transcendente conforme a crença de cada um).

Porém, vivemos numa sociedade do breve, do imediato, do “fast food”. Em que não temos mais tempo para nós, para as pessoas, para a família, para os amigos, assim, TAMBÉM NÃO TEMOS MAIS TEMPO PARA DEUS.

Temos tempo para ficarmos 2 (duas) horas na internet, mas achamos muito desligarmos tudo, nos encerrarmos no quarto e fazermos cinco minutos de oração ou meditação diária... Essa falta de tempo, ou melhor, FALTA DE PRIORIDADE AFETA DIRETAMENTE A NOSSA FÉ NATURAL... só lembramos e fortalecemos nossa fé na adversidade (quando vier a doença, o sofrimento, a dor, a separação, etc.)

Depositar a fé em Deus é enfrentar os preconceitos do mundo na busca da desejada felicidade, que nunca é encontrada de forma duradoura, mas apenas temporária, nos outros elementos de fé.

FÉ DOM

Aqui entra a transcendência. Esse passo para o invisível é uma escolha do ser humano. Uma aposta pessoal onde ele decide canalizar sua fé pessoal para Deus. Muitas vezes é na dor que o ser humano se abre para essa fé, ele evolui para um outro tipo de fé. A fé como dom, que é sobrenatural, não depende mais da pessoa e é dado pelo Espírito Santo de Deus. Paulo disse a respeito: "... tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria"

Tenho um amigo que diz... a gente vai para Deus pela DOR ou pelo AMOR... eu vim pela dor... “precisei perder um filho para fazer um encontro pessoal com Deus...”

E tu, preferes aumentar tua fé pelo amor ou pela dor?

Mas qual é a vantagem de receber o Dom da Fé? É conseguir entregar tua vida, teu futuro, medos, desejos e anseios à Deus. Mas principalmente, preencher-se, completar o vazio que todo ser humano tem dentro de si, que somente se preenche completamente quando tem esse encontro verdadeiro com o Senhor e recebe o dom da fé. Até que isso ocorra, a pessoa ainda alterna seus elementos de fé citados acima.

MEDITAS DE COMO ESTÁ TUA FÉ... JÁ ESTEVE MAIS FORTE? PORQUE ENFRAQUECEU? TENS LIDO A BÍBLIA? TENS REZADO? TENS IDO NA MISSA? TENS COMUNGADO?

A FÉ FRUTO

É o nosso falar de Deus, convites à igreja, demonstrações de um modelo de vida diferenciado (aquele sentimento bom que temos junto dos amigos/irmãos – aquele sentimento bom da reza na capela – o rezar e conversar com outros jovens na igreja ou no espaço social)... É TUDO DE BOM QUE PASSA ACONTECER NA MINHA VIDA... MESMO NA DIFICULDADE E NA ADVERSIDADE JÁ NÃO RECLAMO MAIS, PELO CONTRÁRIO... AGRADEÇO!

AGREDEÇO PELOS AMIGOS, PELA FAMILIA, PELO TRABALHO, PELOS ESTUDOS... NA CERTEZA DE QUE DEUS ESTÁ AGINDO EM TUDO E QUE AQUILO ALI É PARA ACONTECER COISAS MELHORES AINDA...isso tudo é FRUTO DA FÉ.

Frutos obtidos pelo dom da fé, que vão produzir o fruto da fé em outras pessoas. PORQUE UMA ÁRVORE DÁ FRUTOS, MAS NÃO OS COME, E OS OFERECE GRATUITAMENTE A OUTROS. E quando o fruto é gerado, e alguém vai a Deus por ter sido impactado por suas palavras, o cristão se sente alegre. Agradece ao Senhor por ter frutificado e sabe que Deus foi quem fez o trabalho, sendo humilde e grato por ter sido instrumento nas mãos de Deus. Por isso São Paulo descreve em Gálatas 5, 22 – “ Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Há festa no céu quando alguém vai ao Senhor e aceita Jesus como Salvador... por isso nos alegramos e nos sentimos bem quando rezamos, choramos, conversamos e damos testemunho no grupo, no ministério, na pastoral...

Em resumo, as coisas de Deus não são racionais e, além disso, são simples. DEUS A GENTE NÃO EXPLICA, A GENTE SENTE AQUELE CALORZINHO DENTRO DO PEITO... É ELE FALANDO CONOSCO E NÓS FALANDO COM ELE...

FÉ É MAIS OU MENOS ISSO...

COMO ESTÁ TUA FÉ? A MANEIRA DE FORTALECÊ-LA ESTÁ AQUI, AGORA SÓ DEPENDE DE TI... PORQUE É JESUS QUE DIZ: “TUDO QUE PEDIRDES COM FÉ, EU VÔ-LO CONCEDEREI” ou então... “VAI A TUA FÉ TE CUROU”...

FIQUEM COM DEUS...

SHALOM!

* Luana esse texto é dedicado a ti, pela tua dedicação, empenho, testemunho como jovem líder cristão... pela tua simplicidade de vida e pureza de coração... continuas assim... PARABÉNS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário