quarta-feira, 17 de agosto de 2011

E AI, QUERES OU NÃO PARTICIPAR DA FESTA? (Evangelho de Quinta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Minhas intenções pessoais... pelo meu grupo e minha igreja.

Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO MATEUS 22,1-14

Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, dizendo: "O Reino dos Céus é como um rei que preparou a festa de casamento do seu filho. Mandou seus servos chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. Mandou então outros servos. Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para seu campo, outro para seus negócios, outros agarraram os servos, bateram neles e os mataram. O rei ficou irritado e mandou suas tropas matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. Em seguida, disse aos servos: 'A festa de casamento está pronta. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes'. E a sala da festa ficou cheia de convidados. Quando o rei observou um homem que não estava em traje de festa e perguntou-lhe: 'Como entraste aqui sem o traje de festa?' Mas o homem ficou sem responder. Então o rei disse aos que serviam: 'Amarrai os pés e as mãos desse homem e lançai-o fora, nas trevas! Ali haverá choro e ranger de dentes'. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos".

MEDITAÇÃO

O QUE O EVANGELHO ME DIZ HOJE?

Jesus compara o reino dos céus a uma festa que um rei preparou para celebrar o casamento do seu filho e para onde foram convidadas muitas pessoas. Os primeiros convidados, no entanto, se excluíram e não deram a mínima atenção para o convite, pois estavam muito entretidos nas suas próprias ocupações, tinham os compromissos e os convites do mundo.

Mas a festa estava pronta! O rei, então, mandou chamar todas as pessoas que se encontravam pelos caminhos, os maus e os bons. Vieram do jeito que estavam e a festa começou.

Essa festa é a Festa da Salvação, que Deus Pai preparou para cada um que é chamado a participar do Banquete. Não interessa onde estávamos ou o que tínhamos feito, somos convidados iguais.

Jesus Cristo é o noivo, o Filho de Deus que veio desposar a humanidade. Jesus veio até nós. Somos nós hoje, os maus e os bons a quem o Pai chama para participar do Banquete do reino dos céus. Somos convidados por Jesus para fazermos parte dessa comunidade (de cristãos).

Jesus, hoje, continua se oferecendo como alimento descido do céu para saciar a nossa alma (COMUNHÃO EUCARÍSTICA), em todos os momentos em que vivemos aqui na terra. Mas vejam bem, precisamos dizer SIM para a festa e também eu QUERO e eu VOU.

Enquanto é tempo, o Senhor nos chama e nos dá uma veste nova (UM CORAÇÃO PURO) que identifica o modo de ser dos participantes do reino dos céus. Essa nova veste é a mentalidade do Evangelho, a veste branca dos ensinamentos Jesus, sem a qual não nos será permitido permanecer na festa (CUMPRIR O EVANGELHO).

ESTAMOS APTOS A PERMANECERMOS NA FESTA?

Quando aceitamos o convite de Jesus, mas não seguimos os Seus ensinamentos nós destoamos e damos contra testemunho, por isso, OPTAMOS por sair da festa. Veja bem, que vexame é para a pessoa, para a sua família, para a sua comunidade, seu movimento, alguém estar no ambiente da festa e ter optado por sair, por causa da sua má conduta, dos maus exemplos...

É como aquela pessoa que participa de uma festa conosco, onde tu e todos os demais convidados estão muito felizes, a festa está ótima, o ambiente legal, porém, tu não consegues compreender a atitude de um amigo que resolve ir embora, para juntar-se com más companhias, num local promíscuo, com pessoas de má índole,... Essa é a atitude daqueles que conheceram Jesus e depois se afastam... Assim é também conosco, Deus nos dá plena liberdade para permanecermos ou não na festa.

Quantas pessoas nós encontramos no meio da comunidade ou da Igreja que teimam em não acolher os mandamentos de Deus e têm a sua própria concepção (relativizam a Palavra de Deus).

Neste caso, apesar de presentes fisicamente, sentir-se-ão apartados por não caberem mais dentro do reino, isto é, dos ensinamentos evangélicos, assim, estarão no templo, mas não estarão na Igreja.

Precisamos assumir de coração o nosso lugar na festa, e, nos desvencilhar de todos os nossos conceitos e preconceitos para nos deixar guiar pelo Espírito Santo que é quem nos vestirá com a veste da santidade de Deus e nos indicará o lugar onde devemos ficar (NOSSA MISSÃO), ou seja, a essência (condição) para estar na festa... AMOR – FÉ – ESPERANÇA e PERDÃO, esses são os convites que nos asseguram um lugar na festa. Pense nisso!


REFLEXÃO

Tu tens todos os requisitos para permanecer na festa?

Perceba como são as suas reações e reflita se também precisa emendar- se (corrigir alguma coisa para permanecer na festa) conforme as orientações de Jesus (amor/fé/esperança/perdão)?


AGORA, Te recolhe no teu quarto... Desliga TV, COMPUTADOR, TELEFONE, TE DESLIGA DO MUNDO (FAZ ISSO COM TODO O TEU CORAÇAO)... Acende uma vela, abre tua BÍBLIA e FALA COM DEUS... MAS FALA COM ELE, COM A PARTE MAIS PROFUNDA DO TEU ESPÍRITO... LIBERTA COMPLETAMENTE TEU CORAÇÃO DE SENTIMENTOS QUE TE AFASTAM DE DEUS E agora sim, FAZ AQUILO QUE O ESPIRITO SANTO TE PROPÕE...

Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário