quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ESTUPRO! NÃO SEJA A PRÓXIMA VÍTMA...


CASOS DE ESTUPRO AUMENTAM 50%

Nos quatro primeiros meses do ano de 2011 alguns municípios chegaram a registrar o aumento em mais de 50% nos casos de estupro, as vítimas na sua grande maioria são jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 24 anos.

O risco das vitimas contraírem AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis aumenta também, porque normalmente esses casos são seguidos de muita violência física. Sem observar os traumas e as sequelas físicas e psicológicas que irão acompanhar a vitima por toda a vida.

O governo relaciona o aumento das ocorrências ao maior consumo de drogas e ao crescimento da população circulando na rua, principalmente jovens adolescentes que adotam hábitos e culturas noturnas.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pede maior rigor na punição dos criminosos. “Nós temos que contribuir com programas e com recursos. É preciso que haja uma parceria mais adequada com mais eficiência e rapidez na instalação e na manutenção da rede de proteção”, diz Iriny. A prisão do estuprador até dá a sensação de justiça, mas sob-hipótese alguma repara ao trauma e a violência que a vítima foi exposta.

Um número muito grande de ocorrências desse crime não é registrado nos órgãos policiais. Por medo, vergonha ou chantagem a que a vítima está exposta.

As vítimas podem ser escolhidas de forma aleatória em função do local ou ambiente em que estão (isolada, ermo,...). Também são escolhidas após sessões de uso de bebidas ou drogas (festas públicas ou privadas), bares, boates, residências, balneários, chácaras...

Há vítimas que são aliciadas e indicadas pelos próprios amigos, familiares ou ainda serem vítimas de uma organização ou trama social, para pagamento de dívidas com drogas ou em função de chantagens (filmes, imagens, cartas ou outros meios...) que comprometam a própria vítima, um familiar, um namorado, um amigo...

Não raras vezes as vítimas são escolhidas e já aliciadas pelas redes sociais... Onde expõem sua intimidade, sua rotina (residência, escola, trabalho, locais de lazer e diversão...), sua vida pessoal (sabores e dissabores, alegrias e tristezas). Falam de sua intimidade para pessoas que não conhecem ou que apenas são conhecidas de seus conhecidos.

O estuprador ou estupradores podem ser desconhecidos, mas é muito comum tratarem-se de um grupo de conhecidos ou parceiros de festas. Os estupradores estão presentes em todas as camadas sociais (dos mais humildes aos mais abastados financeiramente).

Os agressores por estarem sob o efeito de drogas ou bebidas não raras vezes “mutilam” suas vítimas (queimam; cortam;...), e ainda, abusam das pessoas que as acompanham física e psicologicamente.

Portanto, cuidado, os especialistas orientam que para essas situações a melhor solução ainda é a prevenção:

• Avalie suas atitudes e hábitos sociais.

• Verifique com quem e sobre o que tem conversado nas redes sociais.

• Não exponha sua intimidade a pessoas que não conhece ou que apenas são conhecidos de seus conhecidos.

• Não fale de suas preferências, gostos, princípios para essas pessoas. Lembre-se: Expor-me vai ajudar em que o meu crescimento? Ou vai aumentar ainda mais o interesse dessas pessoas em me envolver nessa trama?

• Não permaneça no interior de veículos em locais ermos ou desabitados. No caso de sair para festas, permaneça dentro do ambiente social e estejam sempre as vistas de amigos e conhecidos.

• Não participe de eventos (festinhas particulares) promovidos por pessoas ou grupos de pessoas que não conhece seus hábitos ou rotinas. Pessoa que são apenas conhecidos de seus conhecidos e que sabe serem usuários de drogas, bebidas ou praticantes de orgias, liberalidades que vão contra a sua conduta moral, princípios éticos e religiosos.

• Lembre-se que na dúvida ou na insegurança é melhor ficar em casa com os seus amigos, dormindo ou vendo um filme com uma sessão de pipocas, refrigerante ou chocolate quente do que se expor a riscos que trarão sequelas para o resto de sua vida.

• Faça uma avaliação da sua conduta no que diz respeito ao que foi tratado, se for o caso, mude seus hábitos, exclua esses contatos de suas redes sociais, não se exponha com fotos e vídeos que poderão ser utilizados por essas pessoas ou grupos.

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário