segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TESTEMUNHOS E CONTRATESTEMUNHOS


Qual é a diferença entre o testemunho e o contratestemunho?

O TESTEMUNHO é o ato de testemunhar é ATESTAR não apenas por palavras lançadas ao vento ou quando se está em determinado local ou grupo, mas sim, ATESTAR/FAZER em todos os locais (em casa, na escola, no trabalho, nas redes sociais) AQUILO NO QUE REALMENTE ACREDITAMOS/FALAMOS.

Nós damos TESTEMUNHO por palavras, gestos, condutas e atitudes, sob qualquer circunstância, em qualquer ambiente (seja ele físico ou virtual) estejam ou não nos vendo ou nos ouvindo, pois Deus está em todos os locais onde estamos (menos no pecado). Por isso a afirmaçao de que o inferno é escuro (onde tem ausência da Luz)... a única luz é a fogueira ardente, por isso a afirmação “queimar no fogo do inferno”.

O CONTRATESTEMUNHO se dá pelas atitudes contrárias à aquilo que acreditamos, aprendemos, pregamos e temos por convicção... embora, nem todos tenham conhecimento do meu contratestemunho (as vezes ele não é público) mas a minha “CONSCIÊNCIA” fala comigo e me mostra o que é certo e o que é errado.

Sim, devemos ouvir a voz da “consciência”... pois normalmente é DEUS FALANDO CONOSCO... nos mostrando o caminho... ou seja: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM”.

Há pessoas que em público, no meio social mantêem uma conduta ilibada, correta, irrepreensível, porém, fora disso, suas personalidades mudam... ficam chulas, promíscuas, vulgares, usam de artimanhas e artíficios que DEUS CONDENA TOTALMENTE... jamais vão assegurar a vida eterna dessa maneira.

Cuidado! JESUS AFIRMA: “E vós sereis minhas testemunhas”.

E VÓS QUEREIS O CÉU OU O INFERNO?

Quais são os nossos TESTEMUNHOS e CONTRATESTEMUNHOS?

Quando Jesus foi julgado, naquela ocasião, ninguém compareceu para testemunhar a favor d’Ele. Ninguém! Ao contrário, apareceram muitas FALSAS TESTEMUNHAS. Ninguém apareceu para dizer: “Jesus transformou a minha vida” ou então “Depois que dei meu sim para Cristo a minha vida tomou outro rumo, hoje eu sou feliz, tenho fé, melhorei com minha família, tenho amigos verdadeiros e fiéis...” ao contrário o que apareceu foi muita gente dando CONTRATESTEMUNHO. Ele foi condenado.

Hoje também, apesar de estarem no templo (não na igreja) muitas pessoas continuam dando CONTRATESTEMUNHO desse Jesus que em público afirmam seguirem, que são convertidas, que tocam os seus corações...
Porém, longe continuam com suas ações comprometendo a imagem desse Jesus.
Com gestos e atitudes contrárias às Leis de Deus, comprometem a sua própria imagem (somos reflexos de Deus), a sua moral, comprometem a imagem de suas famílias, comprometem a imagem de seus amigos, do seu movimento e da sua igreja, isso é dar CONTRATESTEMUNHO.
MAS COMO SABER SE MEUS ATOS/ATITUDES SÃO TESTEMUNHO OU CONTRATESTEMUNHO?
Ora, para começar, tudo que precisa de mentiras ou ser feito às escondidas é porque há alguma ilicitude, há alguma restrição, há proibição ou traição... Se eu fizer, isso é CONTRATESTEMUNHO, porque alguém eu estou enganando (a começar por mim mesmo; depois talvez minha família; meus amigos; minha comunidade...).
Minhas companhias também falam sobre meu TESTEMUNHO ou CONTRATESTEMUNHO. Veja bem, eu não preciso abandonar meus amigos, conhecidos ou parcerias, mas também não preciso concordar com tudo o que fazem... Principalmente aquilo que é contrário a tudo o que Deus me ensina e eu professo.
Esteja atento... NÃO É JULGAMENTO/CONDENAÇÃO... é na verdade certo ou errado, não preciso abandoná-los, mas também, não posso ser conivente ou tolerar atos/atitudes que contrariam os preceitos morais, éticos ou a fé que eu professo. Eles possuem tanta liberdade quanto eu para fazerem as suas escolhas. Não é porque alguém que eu convivo prefira passar a eternidade no inferno que eu precise passar junto, ora isso é opção dela.
PROSTITUIÇÃO! Apesar de comumente a prostituição consistir numa relação de troca entre sexo e dinheiro, esta não é uma regra. Podem-se trocar relações por favorecimento profissional, por bens materiais (incluindo-se o dinheiro, mas também outros bens: roupa; calçados; joias; perfumes; eletrônicos...), etc. Portanto, observe que há muitas formas de se prostituir, ou seja, eu não preciso cobrar para estar me prostituindo, mas quando uso do meu corpo ou do interesse que as pessoas possuem por ele e por mim para auferir essas vantagens.
Outro exemplo de CONTRATESTEMUNHO, a mentira, a invenção, a calúnia, a difamação contra um irmão, um colega, uma pessoa qualquer da comunidade.

Outro CONTRATESTEMUNHO é quando baixo o nível do meu vocabulário ou para manter o relacionamento com certa pessoa, minha linguagem passa a ser chula, promíscua... Para fazer parte daquele grupo ou me dizer “parceiro” de certa pessoa, preciso usar expressões vulgares que atentem contra os preceitos morais e éticos que prego, professo ou realizo em público.
Um CONTRATESTEMUNHO infelizmente muito comum entre os jovens... a COLA NAS PROVAS... É uma deslealdade comigo (estou dizendo para mim mesmo que não sou capaz), estou dizendo para Deus que não me brindou com a inteligência necessária para aquele trabalho, que Ele me deixou incompetente para aquilo. É uma atitude desleal com o professor, com os meus colegas, mas principalmente com a minha “consciência”.
O que Jesus nos ensina sobre isso tudo?
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno" (Mateus 5, 29-30)
O pecado não está fora do homem, e muito menos nos seus olhos, ou nas mãos, mas no coração como disse Jesus. Portanto, Jesus não diz que precisamos nos mutilar, mas sim, para irmos para longe daquilo/daqueles que nos fazem pecar. Se, portanto a minha causa de pecado são pessoas (te afasta delas), se é a internet (te corrige, muda teus hábitos), o que eu não posso é na frente das pessoas ser um e nos bastidores ser outro... isso é usar máscaras... isso é pecado... isso é errado... é viver em duplicidade.
Portanto dê TESTEMUNHO DE CRISTO sempre e em todos os lugares, pois não é mais a carne que nos governa, mas o Espírito (Romanos 8, 9), e o andar no Espírito é que nos livra de suas concupiscências: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5, 16).
Se nesse momento tua “CONSCIÊNCIA” está acendendo a luz amarela ou vermelha, reveja teus atos, atitudes e pensamentos. Faça isso e serás feliz, pois tua consciência não mais te acusará de nada.
Pense nisso, a não ser que prefira ter todo o corpo lançado no inferno como nos ensina São Mateus.
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário