terça-feira, 23 de agosto de 2011

QUEM TE FEZ O CONVITE? VEM E VÊ! (Evangelho de Quarta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Minhas intenções pessoais... pelo meu grupo e minha igreja.

Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO JOÃO 1, 45-51

Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: "Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas". Natanael perguntou: "De Nazaré pode sair algo de bom?" Filipe respondeu: "Vem e vê"! Jesus viu Natanael que vinha ao seu encontro e declarou a respeito dele: "Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade"! Natanael disse-lhe: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi". Natanael exclamou: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!" Jesus lhe respondeu: "Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas". E disse-lhe ainda: "Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem!"

MEDITAÇÃO

O QUE O JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?

Hoje encontramos a figura da FIGUEIRA que era uma das árvores que simbolizavam o povo de Deus. Sentado, debaixo da figueira, Natanael representava todo o povo que esperava alguém que lhes revelasse o verdadeiro Deus. Alguém que lhes fizesse um convite, que insistisse com o seu “sim”. Esse alguém é Jesus de Nazaré que usou de Felipe para fazer o convite.

A história de Natanael não difere muito da história de cada um de nós. Estamos lá, sentados, desiludidos, cansados, cheios de convites para o mundo, até que surge alguém que insiste conosco para fazermos um encontro com esse Jesus. Resistimos, relutamos, queremos desistir do convite, abandonar o encontro, mas até que Jesus fala diretamente ao nosso coração...

Hoje, Jesus também nos chama através das pessoas mais simples e despretensiosas, que nos dizem: “Vem ver”!

• SOB QUE FIGUEIRA TU ESTAVAS QUANDO FELIPE FOI TE BUSCAR PARA FAZER O ENCONTRO COM JESUS?

• ONDE ESTARIAS HOJE SE NAO TIVESSES DADO TEU SIM?

• TERIAS A MESMA FORMAÇÃO?

• VIVERIAS NUMA COMUNIDADE DE AMIGOS/IRMÃOS?

• SERIAS MAIS OU MENOS (IN) FELIZ?

Para podermos seguir Jesus temos que nos sujeitar às vezes a ouvirmos reprimendas, correções, alertas... No mundo nem todos sempre acertam e nem todos sempre erram, por isso as maiores virtudes do cristão “o AMOR e o PERDÃO”.

É comum também abandonamos e desprezamos os “Felipes” que vieram até nós para nos apresentarem Jesus, não raras vezes os descartamos, dentro de uma mentalidade de mundo contemporâneo, de coisificação das pessoas ou então dentro de uma concepção de que não aceitamos/toleramos erros.

Fé não é uma teoria. Crer significa entrar numa relação pessoal com Jesus e viver a amizade com Ele em “COMUNHÃO” com os demais, na comunidade da Igreja. Confiai a Cristo a vossa vida e ajudai os vossos amigos a alcançar a fonte da vida, Deus.

Afastamos-nos dessa comunhão e lá vai “FELIPE” novamente nos chamar, nos repetir o convite, insistir com o nosso “SIM”... Lá está ele evitando que caiamos no fundo do poço ou que nos afastemos do povo de Deus.

• RECONHECES A FIGURA DE “FELIPE” NA TUA VIDA?

Jesus também nos vê debaixo das “figueiras” (diversas situações do mundo) aonde nós nos encontramos, conhece os apelos do nosso coração e quer nos curar, nos transformar, animar. Mas para isso precisamos aceitar esse Jesus sem impor condições... Descartando totalmente as propostas do mundo mundano e aderindo as propostas de Deus... Abandonando tudo o que nos afasta de Deus.

Quando só ouvimos falar de Jesus nós desconfiamos, no entanto, a partir do momento em que temos uma experiência pessoal com Ele nós também dizemos como Natanael: “Tu és o Filho de Deus, tu és rei na minha vida!”

Se confiarmos em Jesus e no seu chamado para segui-Lo, muitas maravilhas também haveremos de presenciar: o céu aberto e os anjos subindo e descendo.

REFLEXÃO

E HOJE, DEPOIS DE TER ENCONTRADO ESSE JESUS TU DÁS TESTEMUNHO DELE EM TODOS OS LOCAIS (FAMÍLIA – ESCOLA – TRABALHO – COMUNIDADE)?

• ONDE ESTÁ O “FELIPE” NA TUA VIDA?

“NÃO BASTA ESTAR NO TEMPLO, TEM DE ESTAR NA IGREJA!”

AGORA, Te recolhe no teu quarto... Desliga TV, COMPUTADOR, TELEFONE, TE DESLIGA DO MUNDO (FAZ ISSO COM TODO O TEU CORAÇAO)...

Acende uma vela, abre tua BÍBLIA e FALA COM DEUS...

MAS FALA COM ELE, COM A PARTE MAIS PROFUNDA DO TEU ESPÍRITO... LIBERTA COMPLETAMENTE TEU CORAÇÃO DE SENTIMENTOS QUE TE AFASTAM DE DEUS E agora sim, FAZ AQUILO QUE O ESPIRITO SANTO TE PROPÕE...

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário