domingo, 18 de março de 2012

Fidelidade e castidade, meio infalível para prevenir a AIDS


- A fidelidade e a castidade são o meio infalível para prevenir a expansão da AIDS, afirmou o Papa Bento XVI quando recebeu os bispos de África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Namíbia e Lesoto.
«Compartilho convosco vossa profunda preocupação pela devastação causada pela AIDS e as enfermidades relacionadas», disse o pontífice no discurs...o que lhes dirigiu em inglês.
«Rezo em especial pelas viúvas, os órfãos, as mães jovens e por aqueles cujas vidas ficaram feitas migalhas por causa desta epidemia cruel», assegurou.
Ao mesmo tempo, alentou os prelados a prosseguir com seu esforço por «lutar contra este vírus que não só mata, mas que ameaça seriamente a economia e a estabilidade social do continente».
«A Igreja católica sempre esteve à frente tanto na prevenção como no tratamento desta enfermidade», acrescentou. 25% dos enfermos de aids são atendidos no mundo por instituições católicas.
Nos países do sul desse continente, a Igreja também tem um papel protagonista na assistência apesar de os católicos serem pequenas minorias: na África do Sul são 7%, em Botsuana, 5,1%; em Suazilândia, 5,4%; na Namíbia, 20,1% e em Lesoto, 41,3%.
Bento XVI assegurou aos prelados que «o ensinamento tradicional da Igreja se demonstrou como o único meio infalível para prevenir a expansão do HIV/aids».
«Por esta razão, o companheirismo, a alegria, a felicidade e a paz que o matrimônio e a fidelidade cristãs oferecem, assim como a garantia que a castidade oferece, devem ser continuamente apresentados aos fiéis, em particular aos jovens», propôs.
Por este motivo, reconheceu sua «grande preocupação» ao constatar que «o tecido da vida africana, sua autêntica fonte de esperança e estabilidade», a família, «está ameaçada pelo divórcio, o aborto, a prostituição, o tráfico de seres humanos e a mentalidade anticonceptiva, elementos todos que contribuem a uma ruptura da moral sexual».
E TU, O QUE PENSAS SOBRE A FIDELIDADE E A CASTIDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário