quinta-feira, 1 de março de 2012

PERSONALIDADE X CARÁTER


Personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.

     Com o tempo, ela passou a ser descrita como a máscara que usamos para o mundo ver.

    Somos uma combinação de vários estilos de personalidades, variando de extrovertido a introvertido, sociável a tímido, do agressivo ao passivo, etc..., formando-se em nós na infância. Digamos que seja uma forma de nos mostrarmos ao mundo, da maneira que queremos.

     Já o caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa gravar. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara).

     O caráter continua a se desenvolver ao longo da vida, são estas definições sobre as escolhas que fazemos, ou nossos comportamentos, e pode ser denominado de nossa maturidade moral.

     Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como “caráter em ação”. Os líderes procuram fazer a coisa certa.

     Podemos dizer, resumindo, que caráter seja a soma de nossos vícios, hábitos e virtudes. Com o discernimento, podemos optar por fazer o bem e amar o bem.

     A primeira coisa a ser procurada em qualquer tipo de líder ou líder em potencial é à força de caráter. Qualidades como honestidade, integridade, autodisciplina, aprendizado, confiabilidade e ética são essenciais na liderança.

     Aristóteles escreveu sobre o assunto: “A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura”.

     Portanto, o caráter é formado pelas nossas escolhas, no dia-a-dia. Mudar requer determinação e comprometimento. E compensa, já que buscamos a excelência da liderança. E se for para mudar, que seja para o bem, para a coisa certa, para as escolhas certas.

     Demonstramos e damos testemunho de nosso caráter em todas as situações e circunstâncias, não só de dia e nem só na frente dos outros, mas principalmente à noite e longe dos olhos daqueles com quem convivemos.

     É em função do nosso caráter que nos preservamos castos e fiéis no casamento, é em função do caráter e dos valores morais, éticos e espirituais que procuramos fazer tudo aquilo que Deus nos propõe, com base no amor ao próximo... É em função do nosso caráter que não traímos esposos, namorados, ... mantemos e preservamos princípios e valores que nos são ensinados e dos quais damos testemunho: em casa; na igreja; no grupo social; na balada; no meio de amigos que não respeitam e não preservam isso...

      Nunca se esqueçam das lições de São Paulo:

     Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes. I Co 15, 33

      Pense nisso e seja feliz!

      SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário