quinta-feira, 12 de julho de 2012

“TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS...”




A influência dessa obra “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry na vida de tantas pessoas é sem sombra de dúvidas algo de extrema importância. Com ela dá para entender o comportamento humano diante dos relacionamentos entre as pessoas, nas quais enquadram-se: a família, os amigos/irmãos que Deus nos alcança e outros que proporcionaram algum sentindo especial em nossas vidas.
A cada Serenata (momento de reflexão do CLJ após a Missa), na quarta-feira, depois de nossas meditações na Capela do Santíssimo Sacramento eu fico mais convencido dessa verdade que é a síntese da obra que fala sobre a construção das relações que não são aquelas que comumente vivenciamos no mundo de hoje, num mundo onde o “ter” supera o “ser”. Mas ali, naquele pequeno refugio, aos pés e mãos do Cristo (nosso Senhor da Galiléia) conseguimos desvelar nossos corações e mostrarmos quem realmente nós somos (amigos/irmãos).
Somos gente: gente que sorri, gente que canta, gente que sofre... gente que chora, mas principalmente gente que ama. Somos gente que ama a vida, ama a família, ama o outro e isso é muito bom...
Nas quartas-feiras, após o testemunho de cada jovem eu vejo e aprendo que é incrível o quanto a gente é capaz de se distrair com detalhes (contas, compras, consumo, relações fúteis e meramente sociais ou funcionais), deixando que o mais importante se perca. Nós somos milionários e não nos damos conta disso. Vocês jovens tem a capacidade de me mostrarem o quanto eu sou rico. Antecipadamente, muito obrigado por me mostrarem que sou milionário.
Caríssimos, vocês me cativaram e se essa é uma máxima - “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”, portanto, agora vocês são responsáveis por mim e eu por vocês, pois somos responsáveis por aqueles com quem criamos laços, aqueles que cativamos.
Vejam bem, o carinho, as críticas, as vontades, as presenças, as alegrias, as tristezas, as escolhas, as atenções, tudo isso passa a ser muito mais importante e a ter outro significação. Por isso que eu digo: “TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”
Caríssimos jovens, vocês serão os lideres do futuro... Tenho certeza que vocês poderão mudar o mundo, assim como mudaram minha vida. Vocês melhor do que ninguém sabe o rumo a seguir... “o Cristo é nosso ideal.”
Vocês são gente, diferente dos indivíduos, pois esses, não tem tempo de ir ao aniversário do amigo, os indivíduos não têm tempo de pedir desculpa, perderam o sentido da vida, e a vida passa a não ter sentido algum, não sabem mais sorrir, não sabem chorar, não sabem abraçar... Ah, os indivíduos... pena que no mundo tenha tantos indivíduos e tão pouca gente que nem vocês.
Juntos redescobrimos o sentido da amizade, do quanto eu posso contar contigo e o quanto tu podes contar comigo ou seja, vivemos uma presença real na vida do outro. Sabe, eu descobri que é muito bom sonhar: mas viver os sonhos é melhor ainda.
Tenho certeza de que nada em minha vida substitui a presença de vocês (TU É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!), sim, precisamos do toque, do beijo, do abraço, do contato, porque quantas vezes temos corpos ao nosso lado e pessoas distantes, e quantas vezes temos corpos distantes e pessoas ao nosso lado?
TU ME CATIVOU! Sei que foi Deus quem quis, portanto, que as escolhas não dependeram somente de mim, por isso quero viver intensamente este momento e o contexto da vida de cada um de vocês. Tenho consciência de que vocês são jovens e que algumas vezes, os caminhos os levarão para longe de mim, mas o fato de poder dizer: TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM me tranquiliza, porque não vai ficar na saudade ou apenas no desejo de que deveria ter dito, mas saibam que mesmo distantes, estaremos perto, na comunhão, na amizade, na união e um carregando o outro dentro do coração.
Concluo dizendo: TU ME CATIVOU! E Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas, sendo muito importante pra mim

TI AMO!

Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário