quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SOLIDÃO...


Sabe das poucas coisas que me assustam e me angustiam é a “solidão”. Sim, costumo dizer que tenho medo da solidão e por isso mesmo procuro ao longo da minha caminhada (existência) fazê-la acompanhado de pessoas que me alegram, que gostam do contato físico (do abraço, do beijo, do afago)... Certa vez li uma frase que dizia: “solidão é um lugar bom de visitar uma vez ou outra, mas ruim d...e adotar como morada...” confesso que aqui me integrou, mas hoje eu percebo que “talvez” o autor tenha se equivocado no conceito... pois eu sou uma pessoa que “GOSTO DE FICAR SOZINHO”, gosto de meditar, pensar, ler, escrever, caminhar, rezar... enfim faço muitas coisas “sozinho”, mas em hipótese alguma gosto, na verdade até tenho medo da SOLIDÃO.

Conheço e convivo com pessoas QUE SÃO SOLITÁRIAS no meio de um mundo de gente. No sentido mais conceitual, de dicionário a SOLIDÃO é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa.” Visito muitos hospitais, clínicas, fazendas de recuperação, asilos... vejo tantas pessoas solitárias, vejo a solidão...

Como é dolorido olhar nos olhos de alguém que sofre de “SOLIDÃO”. Os olhos são fundos, com pouco ou quase nenhum brilho... muitas tentam disfarçar, contam piadas, riem, se agitam, fazem brincadeiras, mas os olhos e o coração mostram como se estivessemos fazendo uma radiografia... diagnótico: “SOLIDÃO”.

Assim, temos que ter cuidado para nao confundirmos o “SOZINHO” com a “SOLIDÃO”, pois solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas optam por longos momentos ou até mesmo viverem sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar SOZINHO pode ser uma experiência positiva, bem interessante, eu próprio sugiro isso para os jovens fazerem meditações, para avaliarem seus propósitos, suas vidas, suas atitudes, estão sozinhos, mas não estão solitários.

A SOLIDÃO dói, angustia, dá uma ansiedade danada, preocupa, desistimula, deprime... NÃO RARAS VEZES (não é regra) A SOLIDÃO É FRUTO DAS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSAS DECISÕES, ATOS E ATITUDES NO PASSADO. Pode parecer incrivel, mas existem pessoas que a “solidão” as acompanha até mesmo na hora da morte, na hora do sepultamento.

Recentemente fiz os atos de encomendação de uma senhora de 74 anos que faleceu do coração. Ela morava sozinha, nao tinha esposo ou filhos. No sepultamento dela só tinha o agente funerário, eu e mais dois sobrinhos. No inicio até pensei que ela era indigente, pois quando cheguei na Capela Mortuaria estava só o agente funerário, daí ele me disse: “por favor, aguarda só um pouquinho que os sobrinhos foram lá no cemitério acertar detalhes do sepultamento”. Logo em seguida chegou um casal de sobrinhos (dois irmãos) e os atos de encomendação aconteceram com nós quatro. Teve que vir dois funcionarios do cemitério para auxiliar a levar o caixão. Depois do enterro, perguntei ao rapaz da funeraria: Ela nao era daqui? Ele disse: sim, sempre morou na cidade. Questionei: mas ela não tinha mais familiares? Ele falou: tinha mais 3 irmãos, um monte de sobrinhos... mas ela não se dava com ninguém, nem com os vizinhos... FIQUEI PENSANDO O QUANTO ESSA SENHORA SOFREU DE SOLIDÃO... sentimento que acompanhou ela até nos atos fúnebres.

Já residi em grandes centros urbanos e lá deparei com grupos de indigentes que moravam embaixo de marquises, pontes, viadutos, mas sob hipótese alguma eram pessoas solitárias. Agora convivi com pessoas em condomínios de luxo, que quando precisavam de uma companhia para dispersar a solidão precisavam pagar para “amigos de aluguéis ou acompanhantes” mercado que infelizmente está em franca expansão, basta olharmos os classificados do final de semana.

TU RECENTEMENTE PARTICIPOU DE ALGUMA JUNÇÃO DE AMIGOS? UM ACAMPAMENTO? UM POSÃO? QUAL O PREÇO QUE TU ACHAS QUE ISSO TEM? MUITAS PESSOAS PAGARIAM FORTUNAS PARA TEREM O TESOURO QUE TU TENS!

Portanto, vamos superar a SOLIDÃO... não vamos deixar ela se instalar na nossa vida. Não vamos permitir que esse sentimento tão ruim viva conosco. Pessoas que vivem de SOLIDÃO normalmente são pessoas com dificuldade de conviver com os outros. De aceitar diferenças. De tolerar erros. De saber que todo mundo é diferente e que ninguém é igual ou pensa exatamente como nós. Tem gente que abandona amigos, clubes, movimentos, pastorais, igrejas, grupos sociais por causa desses sentimentos... gostam de julgar e condenar os outros, não são tolerantes, têm dificuldade de aceitarem mudanças... tem problemas ou dificuldades em abraçar, de beijar, de fazer afago... muita dificuldades em elogiar alguém, em reconhecer o belo trabalho ou a dedicação de alguém... portanto, cuidado: “SOLIDÃO PODE SER DOENÇA”!

Existem muitas FORMAS DE TRATAR DA SOLIDÃO.

Uma delas é evitar o isolamento social e a depressão. Não permitir que esses quadros se instalem em nossas vidas. Devemos aprender a fazer análise, a fazermos avaliações de situações, a fazermos apreciaçãos e estimativas (se eu fizer isso a consequência vai ser aquilo). O solitário deve também ter a compreensão da causa do problema da sua solidão – o que lhe levou aquele quadro? Onde estão os meus familiares? Amigos/irmãos?; reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema. Ter alguém de confiança que possa colocar a cabeça no ombro, ficar em silêncio sem precisar dizer nada, só pelo simples fato de não se sentir sozinha. Alguém que possa chorar e sorrir com a gente. Valorizar as pequenas coisas da vida, uma caminhada, uma corrida na chuva, olhar e apreciar as flores, os pássaros... acenar, abanar, beijar e abraçar muito as pessoas; elogiar as pessoas com o que tem melhor dentro do seu coração. Ser humilde, simples, sincero, compreensivo... aprender a perdoar e a pedir perdão. Se possível participar de grupos (seja de dança, de igreja, esportivo, etc...) seja o grupo que for... desde que façam coisas boas e estejam realizando aquilo que está dentro das regras sociais e morais. Também fazer obra social, tirar um dia da semana para fazer algo por alguém, seja numa creche, num asilo, num hospital,seja no lugar que for, mas ter a consciência de que está fazendo algo bom e que está fazendo a diferença na vida de alguém.

Então essas são as dicas para quem não quer viver na SOLIDÃO, embora as vezes goste de ficar SOZINHO, não quer para si e para o seu futuro a simples e única companhia da solidão. Vamos amar mais, nos abraçar mais, perdoar mais, ser mais justo, bom, correto, integro... vamos dizer mais eu te amo, tu és muito importante para mim...

Pense nisso!

E para que vocês não me deixem sentindo SOLITÁRIO vai aqui o meu abraço, meu beijo, meu afago, o meu eu te amo, tu és muito importante para mim... FIQUEM COM DEUS!

SHALOM!

Um comentário:

  1. é realmente, tudo que o que o senhor não te preço nenhum!! parabéns pelo senhor postar sempre que pode aqui! abraços e shalom

    ResponderExcluir