terça-feira, 8 de novembro de 2011

É PRECISO “PURIFICAR” O TEMPLO... (Evangelho de Quarta-feira)


É PRECISO “PURIFICAR” O TEMPLO...
PRINCIPALMENTE O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais...
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...
Estamos na 32ª do Tempo Comum
EVANGELHO JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 17, 7-10
Alguns dias antes da Páscoa dos judeus, Jesus foi até a cidade de Jerusalém. No pátio do Templo encontrou pessoas vendendo bois, ovelhas e pombas; e viu também os que, sentados às suas mesas, trocavam dinheiro para o povo. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou toda aquela gente dali e também as ovelhas e os bois. Virou as mesas dos que trocavam dinheiro, e as moedas se espalharam pelo chão. E disse aos que vendiam pombas:
- Tirem tudo isto daqui! Parem de fazer da casa do meu Pai um mercado!
Então os discípulos dele lembraram das palavras das Escrituras Sagradas que dizem: "O meu amor pela tua casa, ó Deus, queima dentro de mim como fogo."
Aí os líderes judeus perguntaram:
- Que milagre você pode fazer para nos provar que tem autoridade para fazer isso?
Jesus respondeu:
- Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias!
Eles disseram:
- A construção deste Templo levou quarenta e seis anos, e você diz que vai construí-lo de novo em três dias?
Porém o templo do qual Jesus estava falando era o seu próprio corpo. Quando Jesus foi ressuscitado, os seus discípulos lembraram que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.
MEDITAÇÂO
O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?
TENS CUIDADO DE TEU TEMPLO OU TEM PROFANADO, MACHUCADO, VENDIDO?
O Evangelho nos fala do templo, que é símbolo da religião. Em Jerusalém, no tempo de Jesus, o templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. A celebração da Páscoa consumia grande quantidade de bois, ovelhas e pombas; com licença das autoridades do templo, um átrio se convertia em estábulo ou mercado. Para o tributo do templo ou para oferendas voluntárias, o povo que vinha de outros países tinha que trocar dinheiro.
Jesus chega a Jerusalém por ocasião da festa de Páscoa, e expulsa todos do templo: os comerciantes, e também os próprios animais do sacrifício. Simbolicamente, ele expulsou o culto praticado ali. (Zc 14,21)
"O zelo por tua casa me devora", diz Jesus tomando as palavras do Salmo 69,10.
Jesus quer purificar o templo que se transformara em lugar de comércio, de troca de moeda, de exploração do povo pobre e de enriquecimento da classe sacerdotal.
A ação de Jesus podia ser interpretada por seus contemporâneos na linha dos protestos proféticos contra a profanação da casa de Deus.
Purificar, limpar aquele templo era o sinal de que a era messiânica havia chegado. A ação de Jesus era grave porque o templo era o centro econômico, político e ideológico do judaísmo daquela época. Jesus estava atacando a raiz da estrutura social.
Na cultura contemporânea de valorização do corpo e do prazer... o templo mais comercializado, profanado e vendido é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO... o nosso próprio corpo...
As pessoas nascem diferentes, com traços diferentes, com características diferentes... mas a sociedade de consumo quer colocá-las dentro de uma “forma”... dá um padrão de corpo... e com isso as pessoas passam a se mutilar...
Enchem seus corpos de silicone, colocam adornos, pinturas, gravuras, grampos, argolas, pregos,... penduricalhos... na intenção de serem felizes... mas o local onde está a fonte da felicidade não pode ser atingido por esse material... A FONTE DA FELICIDADE ESTÁ NO CORAÇÃO!

REFLEXÃO
·        TENS CUIDADO DO TEU TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO?
·        QUE ADVERTÊNCIAS JESUS TEM FEITO COM RELAÇÃO AO USO DO TEU TEMPLO?
·        ONDE PROCURAS TUA FELICIDADE?
RECOLHE-TE EM TEU QUARTO... ACENDE UMA VELA... ABRE TUA BÍBLIA E FALA COM DEUS...
SE FAZES OU PENSAS ALGUMA COISA QUE PROFANA TEU TEMPLO CHEGOU A HORA DE MUDAR... JESUS ESTÁ NA PORTA DO TEU CORAÇÃO A BATER... TE PEDINDO POR ATITUDES CORRETAS E VERDADEIRAMENTE CRISTÃS...
PENSE NISSO E NUNCA ESQUEÇAS, TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM...
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário