quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SOU FILHO DA LUZ OU FILHO DO MUNDO... (Evangelho de Sexta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais...
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...
EVANGELHO JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 16, 1-8
Jesus disse aos seus discípulos:
- Havia um homem rico que tinha um administrador que cuidava dos seus bens. Foram dizer a esse homem que o administrador estava desperdiçando o dinheiro dele. Por isso ele o chamou e disse: "Eu andei ouvindo umas coisas a respeito de você. Agora preste contas da sua administração porque você não pode mais continuar como meu administrador."
- Aí o administrador pensou: "O patrão está me despedindo. E, agora, o que é que eu vou fazer? Não tenho forças para cavar a terra e tenho vergonha de pedir esmola. Ah! Já sei o que vou fazer... Assim, quando for mandado embora, terei amigos que me receberão nas suas casas."
- Então ele chamou todos os devedores do patrão e perguntou para o primeiro: "Quanto é que você está devendo para o meu patrão?"
- "Cem barris de azeite!" - respondeu ele.
O administrador disse:
- "Aqui está a sua conta. Sente-se e escreva cinquenta."
- Para o outro ele perguntou: "E você, quanto está devendo?"
- "Mil medidas de trigo!" - respondeu ele.
- "Escreva oitocentas!" - mandou o administrador.
- E o patrão desse administrador desonesto o elogiou pela sua esperteza.
E Jesus continuou:- As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz.

MEDITAÇÂO
O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?
É UM TEXTO BEM ESTRANHO! SE LERMOS SEM NOS DETERMOS NAS ENTRELINHAS... PORTANTO, É PRECISO ESTAR BEM ATENTO À REAL MENSAGEM DO EVANGELHO...
Muitos acham esta parábola desconcertante. Ela diz claramente que o administrador era desonesto. E, no entanto, o patrão o louva. Mais ainda: Jesus o apresenta como modelo. O administrador usa de sua esperteza. Procura se cercar de amigos. E os faz através dos devedores do seu patrão. O recurso que utiliza é engenhoso e desonesto. O patrão admira o seu engenho.
Podemos entender assim: na parábola de Jesus, Deus é o patrão defraudado que nos recebe no seu Reino, apesar de nossa pobre administração.
CUIDADO! DEUS NÃO ESTIMULA O ERRO...
Observe bem, Jesus não elogiou a atitude desonesta do administrador, mas a motivação que o levou a angariar a amizade das pessoas.
Estas pessoas são aquelas a quem nós ajudamos e com os quais nós nos solidarizamos nas horas de necessidade, não importando o tamanho do bem que nós fazemos ou a quantia que nós ofertamos.
Por isso, é a maneira como vivemos e o nosso modo de ser, de tratar o semelhante, de acolher, de compreender, de dispensar que fará com que nós sejamos recebidos um dia nos tabernáculos eternos.
COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA e PERDÃO!
A compaixão que exercitarmos com os nossos semelhantes, o perdão e a misericórdia são ações sábias que devemos colocar em prática enquanto estivermos aqui na terra, porque elas nos servirão de passaporte para o reino dos céus. Veja bem... Essa prática é exercício obrigatório para quem quer ir para o reino dos céus = compaixão, misericórdia e perdão.
Normalmente nós colocamos mais empenho nos negócios do mundo do que nos interesses de Deus e damos prioridade ao que rende mais aqui na terra do que o tesouro que juntamos no céu.

REFLEXÃO
·        COMO TU TENS TRATADO AS PESSOAS QUE PRECISAM DE TI OU QUE TE SERVEM?
·        QUE TRATAMENTO TU DÁS AQUELES QUE ERRAM CONTIGO (NESSE MOMENTO TU ESCOLHES A LUZ OU AS TREVAS)?
·        TENS SABIDO DISTINGUIR E USAR DAS COISAS DO MUNDO EM BENEFÍCIO DA MISSÃO DE DEUS (SENDO DO MUNDO SEM SER MUNDANO)?

RECOLHE-TE EM TEU QUARTO... ACENDE UMA VELA... ABRE TUA BÍBLIA E FALA COM DEUS...
FAÇA O QUE O SEU CORAÇÃO ESTÁ PROPONDO NESSE MOMENTO, PENSE NISSO E SEJAS FELIZ...
A ESCOLHA É LIVRE E ESPONTÂNEA TUA, SER FILHO DAS TREVAS OU DA LUZ?
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário