quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A OVELHA SOU EU... (Evangelho de quinta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais...
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...
EVANGELHO JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 15, 1-10
Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
- Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
- Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida."
- Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
Jesus continuou:
- Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: "Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida."
- Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.

MEDITAÇÂO
O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?
TU ACOLHES E PERDOA AQUELES QUE TE OFENDERAM?
Neste texto Jesus conta duas parábolas: a da ovelha perdida que o pastor reencontra e a da moeda perdida que mulher procura e também encontra motivo de grande alegria.
"Perder" e "reencontrar" significam nas histórias de Jesus o perdão de Deus para o pecador. Nas duas predomina o sentimento de alegria. É uma alegria imensa, transbordante. Vai até o céu: "assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados".
ARREPENDER-SE É PERDOAR E SER PERDOADO TOTALMENTE...
SÓ VAI HAVER REENCONTRO SE O CORAÇÃO ESTIVER COMPLETAMENTE EM DEUS (OU SEJA, 100% EM PAZ COM ELE E COM OS IRMÃOS).
Tanto a ovelha, como a moeda, a pessoa humana, apesar de pecadora, é propriedade de Deus. É muito linda a figura do pastor que carrega a ovelha sobre os ombros. Esta é a figura do Deus misericordioso, sempre em busca de cada um de nós...
SIM, A OVELHA SOU EU... ÉS TU, QUE POR UM OU OUTRO MOTIVO ESTÁS AFASTADO DE DEUS...
O Senhor vai à busca do pecador para resgatá-lo e acolhe-lo. Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como é preciosa à moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais consciência nós tivermos do nosso ser pecador mais nós poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça.
TU SABIAS QUE O (A) FULANO (A) TE ODEIA?
Esta semana uma pessoa achou estranho ao me contar que outra pessoa me “ODIAVA”...
Esperava, talvez, que eu me indignasse, ficasse chateado... sei lá... Porém eu disse: “tudo bem! É direito dela me odiar... deve ter seus motivos, suas razões... quando possível devo olhar nos seus olhos e esclarecer tudo isso... se errei devo pedir perdão... é normal as pessoas nos condenarem por “meias verdades” ou por aspectos que elas próprias interpretam, ou por verdades completas, TODOS NÓS ERRAMOS... ESSA É UMA CONDIÇÃO DO SER HUMANO E EU CERTAMENTE JÁ ERREI, INCLUSIVE COM ESSA PESSOA”.
A pessoa que conversava comigo insistia: “mas isso não é justo, ela está onde está por tua causa...”, porém, eu continuei insistindo e juro que falei de coração: “tudo bem! É direito dela continuar me odiando...” - AGORA, SOB-HIPÓTESE ALGUMA É DIREITO MEU JULGÁ-LA...
Sim, fico triste, machucado, magoado, mas julgá-la sob-hipótese alguma, esse ministério Deus não nos deu... É claro que principalmente dessa pessoa eu esperava (e certamente tu esperaria) uma atitude diferente, uma atitude coerente, inteligente, madura, de “SENTAR-SE E ESCLARECER”... Mas como disse é “direito dela me odiar”, agora te dou certeza... ELA NESSE MOMENTO É A OVELHA QUE DEUS ESPERA RESGATAR... Porque um coração com ódio, com raiva, com rancor... Não está em Deus (é o próprio Jesus quem diz isso).
Por isso é obrigação minha, talvez ama-la ainda mais... rezar ainda mais e tratá-la melhor ainda, isso é um exercício de cristandade. Pois Jesus acolhia os pecadores e fazia refeições com eles a fim de atraí-los e converte-los devolvendo-lhes a honra de serem filhos de Deus.
Assim também o Senhor quer nos dar dignidade, nos tirar da lama, nos oferecer roupa nova, anel no dedo e sandálias aos pés, a fim de participarmos da alegre festa do céu.
Porém, se nós não nos consideramos pecadores, se nos justificamos e, como os fariseus e os mestres da lei, nós apontamos somente para o pecado do próximo, nunca poderemos comungar da alegria de Deus. Vamos sempre estar no templo, mas jamais na igreja...
A Bíblia nos ensina que o arrependimento é, portanto, o primeiro passo, para que participemos da festa no céu.
REFLEXÃO
·        TU ODEIAS ALGUÉM?
·        NÃO! Que bom... SIM? E JÁ DESTES OPORTUNIDADE DESSA PESSOA TE PEDIR PERDÃO?
·        QUE ATITUDES TUAS TE FAZEM “OVELHA PERDIDA”?
·        QUERES SENTAR À ESQUERDA (CABRITOS) OU A DIREITA (OVELHAS) DE DEUS?
Portanto, peçamos a Deus a graça de sermos curados para amar e servir a Deus em qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar. Vamos pedir a força necessária e a presença de ANJOS/SIRINEUS para que possamos superar todas as dificuldades que ainda estão por vir em nossa vida...
O DIA DE FICAR CURADO É HOJE E A HORA É AGORA... SIM, HOJE É O DIA DE DAR E PEDIR PERDÃO – DIZER PARA O OUTRO O QUANTO É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA – RECONHECER QUE MUITAS VEZES SOMOS O QUE SOMOS GRAÇAS A UM CONVITE, A UMA PALAVRA (NÃO RARAS VEZES ATÉ NOS REPREENDENDO) – DEMONSTRE E RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS NESSAS PESSOAS... SEJA JUSTO COMO JESUS FOI JUSTO CONFORME CONTOU NESSAS PARÁBOLAS...
FAÇA O QUE O SEU CORAÇÃO ESTÁ PROPONDO NESSE MOMENTO, PENSE NISSO E SEJAS FELIZ... POR ISSO, A OVELHA SOU EU!

SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário