quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DEUS TE CHAMOU PARA UMA MISSÃO? CUMPRA!


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais...
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...
EVANGELHO JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 12, 39-48
"Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse a que hora o ladrão viria, não o deixaria arrombar a sua casa. Vocês, também, fiquem alertas, porque o Filho do Homem vai chegar quando não estiverem esperando.
Então Pedro perguntou:
- Senhor, essa parábola é só para nós ou é para todos?
O Senhor respondeu:
- Quem é, então, o empregado fiel e inteligente? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida na hora certa aos outros empregados. Feliz aquele empregado que estiver fazendo isso quando o patrão chegar! Eu afirmo a vocês que, de fato, o patrão vai colocá-lo como encarregado de toda a sua propriedade. Mas imaginem o que acontecerá se aquele empregado pensar que o seu patrão está demorando muito para voltar. E imaginem que esse empregado comece a bater nos outros empregados e empregadas e a comer e a beber até ficar bêbado. Então o patrão voltará no dia em que o empregado menos espera e na hora que ele não sabe. Aí o patrão mandará cortar o empregado em pedaços e o condenará a ir para o lugar aonde os desobedientes vão.
- O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara e não faz o que ele quer, será castigado com muitas chicotadas. Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer e faz alguma coisa que merece castigo, esse empregado será castigado com poucas chicotadas. Assim será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido.
MEDITAÇÃO
O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?
Jesus continua recomendando vigilância e fidelidade.
SIM. FIDELIDADE AO PROJETO E ÀS PROPOSTAS QUE ELE NOS APRESENTA.
Observe que se depois de ter dito SIM ao “convite” de Jesus, se Ele não te encarregou de missões... atribuições, tarefas... que são tuas, projetos teus... responsabilidades... pois Ele nos assegura que devemos ser FIEL a esse SIM que nós demos... E CUMPRIRMOS AQUILO PARA O QUE ELE NOS CHAMOU... seja com quem ou onde for... (na igreja, na creche, no hospital, no asilo, no presídio...) enfim, para cada um dos chamados Ele dá uma missão.
O ladrão costuma vir à noite. A surpresa, normalmente, é seu recurso. Pedro fica em dúvida se a parábola é só para os discípulos ou é para todos.
Na verdade, embora a vigilância seja coletiva (da casa), aplica-se a cada pessoa. O CONVITE E A RESPOSTA A DEUS É INDIVIDUAL, CADA UM DE NÓS DÁ A SUA PRÓPRIA RESPOSTA. SIM ou NÃO... JESUS NÃO ACEITA “TALVEZ”...
Na parábola do texto de hoje, Jesus fala do empregado encarregado da casa e dos outros empregados. Poderá ser fiel ou abusar de seu cargo, sendo autoritário com seus dependentes e agindo com permissividade.
O desconhecimento das ordens do patrão é atenuante: "será castigado com poucas chicotadas". O que sabe qual é a vontade do patrão e não se prepara, nem faz o que ele quer, será castigado. Podemos concluir que ele próprio se condena ou seja, DEUS NÃO NOS CONDENA, SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS O CAMINHO INVERSO... DIZEMOS SIM, MAS FAZEMOS O NÃO...
Deus após nossa resposta nos apresenta pessoas (nós optamos por irmos para longe delas), Deus nos orienta caminhos (nós optamos por seguirmos por outros), Deus nos faz convites (nós aceitamos ou não), Deus nos capacita para cumprirmos aquilo para o que nos convida (nós aproveitamos a capacitação, mas não cumprimos a tarefa... só usamos das benesses, ou seja, das pessoas, da inteligência, dos ambientes, das relações, das amizades, do amor e da transformação que faz em nossos corações...)...
CUIDADO! Isso tem um preço... podemos perder tudo isso... as pessoas, os momentos, os amigos, os anjos, os sirineus, as oportunidades...
PENSE NISSO!
REFLEXÃO
·        ESTOU CUMPRINDO AQUILO PARA COM O QUE ME COMPROMETI COM DEUS?
·        TENHOS SABIDO SER JUSTO E FIEL ÀS PESSOAS QUE ELE ME APRESENTOU?
·        SEI DAR E PEDIR PERDÃO?
·        DEUS ESTÁ NA MINHA AGENDA DE ATIVIDADES DIÁRIAS?
·        QUE TEMPO ESTOU DEDICANDO AOS PROJETOS E PROPOSTAS PARA AS QUAIS DEUS ME CHAMOU NOMINALMENTE E ME CAPACITOU?
PEGA TUA BÍBLIA, ACENDE UMA VELA, DESLIGA TV, RÁDIO, CELULAR E FALA COM DEUS... VÊ O QUE ELE ESTÁ TE PROPONDO! A HORA É AGORA... É EXATAMENTE ISSO O QUE O EVANGELHO PROPÕE... “ATITUDE, HOJE E AGORA” – TELEFONA, MANDA UM E-MAIL – DÁ UM ABRAÇO – SORRI –  E DIZ: “OLHA VAMOS ESQUECER TUDO E RECOMEÇAR... TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!”
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário