segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ÓDIO, RAIVA, RANCOR, SÃO SENTIMENTOS QUE MATAM!


Ai que ódio!

Tomara que morra!

Que nojo, desgraçado, infeliz, falso, idiota, ignorante,...!

Quanto veneno, quanto sentimento ruim, quanta energia negativa concentrada em apenas uma pessoa...

Qual o motivo de toda essa raiva?

A pessoa que é alvo disso tudo, tem conhecimento desses sentimentos?

Na condição de cristão dei a oportunidade de pelo menos o “infeliz” se defender?

Quando tudo isso começou? Que palavra? Que ato? O que foi o disparador disso tudo?

·        JÁ PAREI PARA PENSAR QUE EU POSSO ESTAR ERRADO?

·        QUANTAS VEZES IMAGINAMOS OU FAZEMOS A ASSOCIAÇÃO DE FATOS E FRASES MUDANDO COMPLETAMENTE O SENTIDO DE ALGO?

·        SERÁ QUE AQUELA FOI A INTENÇÃO DA PESSOA?

·        SERÁ QUE ESSA PESSOA TEM UM CORAÇÃO TÃO RUIM QUE FEZ TUDO ISSO PARA ME PREJUDICAR?

·        SERÁ QUE FOI REALMENTE ISSO QUE ACONTECEU OU EU CONFUNDI TUDO E MISTUREI FATOS/CIRCUNSTÂNCIAS?

·        DEI OPORTUNIDADE PELO MENOS DA PESSOA SABER O QUE EU ESTOU SENTINDO?

·        ESSA PESSOA DE ALGUMA FORMA EM ALGUM MOMENTO DA MINHA VIDA FOI IMPORTANTE PARA MIM?

·        COLABOROU OU AUXILIOU NO MEU CRESCIMENTO PESSOAL, PSICOLOGICO OU ESPIRITUAL?

·        PORQUE RAZÃO SERÁ QUE DEUS COLOCOU ESSA PESSOA EM MINHA VIDA?

·        O fato ou fatos que deram origem a isso tudo realmente aconteceram ou não? Onde estão as confusões?

QUE ÓDIO! QUE RAIVA! QUE NOJO!

Quanto sentimento ruim dentro da gente. Quanto veneno acumulado...

SENTIMENTOS QUE SÃO “PROIBIDOS” A NÓS CRISTÃOS...

Veja bem, não é pedido, é “MANDAMENTO DE DEUS”!

Dessas pequenas coisas advêm as divisões e as facções nas famílias, podemos comprometer uma amizade que iria durar a vida toda, comprometer as relações interpessoais, os movimentos da igreja. ISSO ALEGRA DEMAIS O DIABO, DEIXO DE SER MISSIONÁRIO DE DEUS PARA SER EMISSÁRIO DO DIABO. São Paulo disse que o ódio ("inimizades") é uma obra da carne. Isso é falta de amor, produzindo contendas e divisões, é o contrário do amor e por isso DEUS NÃO ESTÁ AQUI.

ÓDIO é o oposto de agape (amor). Com esses sentimentos NOS COLOCAMOS LONGE DE DEUS e COM ISSO A CERTEZA DE NOS APROXIMARMOS DO MALÍGNO. São Mateus em 7, 12, nos propõe: “Amamos o próximo como a nós mesmos...”

Uma pergunta:

·        GOSTARIA QUE ALGUÉM TIVESSE POR MIM UM SENTIMENTO ASSIM (DE RAIVA, ÓDIO, RANCOR)?

·        SE ACONTECESSE COMIGO, QUE PROCEDIMENTO GOSTARIA QUE A PESSOA TIVESSE?

·        Jesus nos diz: “VAI LÁ E FAZ O MESMO”.

O ódio é vingativo, é retaliatório, produzindo rancor e mágoa em relação às outras pessoas. Além de causar dano às outras pessoas, é dezenas de vezes mais prejudiciais para aquele que o nutre no coração. Torna-nos amargurados e nos corrói por dentro. Praticar essa obra da carne é possuir as qualidades que produzem inimigos. São Paulo ensina: “... quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12,18).

ESTÁ COM RAIVA, ÓDIO, IRA DE ALGUÉM?

Cuidado! Estas te contaminando com um veneno da carne, indo para longe de Deus e para perto do maligno...

REPENSE! MEDITES! RESPIRA FUNDO...

TOMA UM BANHO, FICA BEM RELAXADO, VAI PARA O TEU QUARTO, ABRE TUA BÍBLIA, ACENDE UMA VELA... E REZE COM TODO O TEU CORAÇÃO...

VEJA O QUE DEUS TE PROPÕE A ESSE RESPEITO...

SERÁ QUE NÃO ESTÁ NOS CONVIDANDO PARA UMA ATITUDE CRISTÃ?

Nos ataques de raiva, a língua se solta e as coisas são ditas sem que se possa voltar atrás. São Tiago compara a língua ao fogo, do qual uma só faísca pode causar um grande incêndio (Tiago 3, 5-6). E quantos incêndios promovemos nos últimos tempos? (no seio de nossa família, nossos amigos, igreja...)

Quem se ira com facilidade age tolamente, atiça a contenda e transborda na transgressão, machuca as pessoas, entristece, sufoca o espírito e desagrada a Deus. Outros justificam os seus acessos de raiva dizendo: "Eu sou assim mesmo, nasci desse jeito", passando a culpa para Deus, que os fez, ou para os antepassados de quem pensam ter herdado esse traço. Mas podemos controlar-nos. Não nos seria “MANDAMENTO” fazer algo de que não fôssemos capazes.

As obras da carne e o fruto do Espírito não se combinam. Não é possível produzirmos o fruto do amor e ao mesmo tempo nutrir inimizades no coração.

São Paulo ensina: "Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" (Gálatas 5,16). A palavra escondida no coração nos impedirá de pecar (Salmos 119,11). Alguém que por um instante fracasse na questão das inimizades, da raiva, do ódio e da ira pode encontrar o perdão de Deus por meio do arrependimento, da oração e do diálogo com esse irmão.

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão...” (Mateus 18, 15)

Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” (Mateus 18, 19-22)

SIM! SENTA LÁ COM ESSA PESSOA E CONVERSA...

ESCLARECE TUDO... CONVIDA-O PARA UMA ORAÇÃO...

PEDE E DÁ PERDÃO, OU SENÃO, MANDA UM E-MAIL, UMA MENSAGEM, UM CARTÃO, FAZ AS PERGUNTAS, CLAREIA AS IDÉIAS, OS SENTIMENTOS... NESSE DIA, TERÁS A CERTEZA DE ESTARES PERTO DE DEUS, NA FILA DA COMUNHÃO E DENTRO DA IGREJA...

SEJA JUSTO COM CRISTO QUE NOS ENSINOU ISSO E MORREU POR NÓS! SEJA JUSTO CONTIGO! SEJA JUSTO COM TEU IRMÃO! CURA TEU CORAÇÃO, TERÁS PAZ DE ESPIRITO E SALVAÇÃO! O DIA É HOJE, A HORA É AGORA...

SHALOM!

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DESSA MATÉRIA,POIS ELA ME AJUDOU A REPENSAR SOBRE A RAIVA QUE TENHO CARREGADO EM MEU CORAÇÃO,A PARTIR DESSE MOMENTO VOU TENTAR ME CONTROLAR SEMPRE QUE POSSÍVEL ,PORQUE NÃO QUERO ALIMENTAR MEU CORAÇÃO COM SENTIMENTOS NEGATIVOS E DESTRUTIVOS,TENHO CERTEZA QUE DEUS VAI ME AJUDAR A SUPERAR TUDO EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO.
    MEU NOME É:FRANCISCO GLEYDSON SOUSA DOS SANTOS

    ResponderExcluir