sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PERSEVERANÇA!


OUÇO TANTA GENTE FALAR EM DESISTIR, EM ABANDONAR, EM VOLTAR A SER O QUE ERA ANTES...
PERSEVERAR: O QUE É ISSO?
É a firmeza ou constância num sentimento, numa resolução, num trabalho, apesar das dificuldades e dos incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Para a Teologia católica, a perseverança é uma virtude conexa com a da fortaleza; fortifica a vontade contra o temor de males iminentes e as dificuldades que provêm de um longo exercício da virtude.
Alguns fatores prejudicam a perseverança, tais como a rotina, o desânimo, o medo da mudança, a vontade de voltar atrás ou daquilo que precisamos abandonar (vícios – companhias – locais/ambientes...).
Para muitos seres humanos, a felicidade consiste na lei do menor esforço, na rotina e no torpor. Isso equivale a matar a vida interior, porque, para estar vivo, o espírito deve sempre se renovar por um trabalho contínuo... ou seja, jamais “revogar”, “desistir” ou se “acomodar” diante de uma decisão tomada diante de Deus. Lembra? Daquilo que te comprometestes com Deus diante do Sacrário, da Bíblia, do altar...
DEUS JÁ TE FEZ CONVITES? DISSESTES SIM OU NÃO?
TENS CONTINUADO FAZENDO AQUILO QUE ELE TE PEDIU?
PERSEVERAR é dizer SIM para a proposta de Deus e dizer NÃO para antigos projetos do mundo mundano. É não se acomodar. É não achar que os outros devem fazer aquilo para o que Deus me convocou pessoalmente. Veja que esses projetos são necessários justamente para te manterem longe daquilo que te afastava d’Ele. A BÍBLIA ENSINA QUE SE NÃO PERSEVERARMOS NÃO VAMOS CONSEGUIR RESISTIR AS TENTAÇÕES.
TENTAÇÃO e PERSEVERANÇA
É justamente para não caíres na “TENTAÇÃO” que é a inimiga da “PERSEVERANÇA” que Deus te faz convites... Te apresenta pessoas, te propõe projetos... Olhas para trás e verificas se não foi justamente no momento em que estivestes mais fraco, mais longe daquilo que te propôs fazer para Deus que tu não caístes em tentação e fizestes aquilo que hoje fazem tu te arrependeres...
Essa historia de que: “prefiro me arrepender do que fiz, do que me arrepender do que eu não fiz...” não é uma filosofia cristã... Porque Deus ensina o que é bom, correto e justo... Se estiver longe disso não é de Deus... Então não caia na tentação, porque tu irás te arrepender e existem certos caminhos que não permitem voltar. E por esse motivo mesmo que Ele coloca em tua vida anjos e sirineus... agora, Ele te dá liberdade para virares as costas para eles. Deus não é arbitrário, Ele é justo.
PERSEVERANÇA, TENACIDADE e OBSTINAÇÃO
A diferença entre TENACIDADE e OBSTINAÇÃO é que esta última não sabe adaptar-se à realidade. Aos obstinados falta a flexibilidade, elemento de suma importância para a realização de todos os empreendimentos humanos.
Um exemplo pode esclarecer este ponto. Desejamos ir, em linha reta, de A para B. No meio do caminho encontramos um muro. Os tenazes param, olham, contornam o muro e dão continuidade à sua trajetória; os obstinados batem com a cabeça no muro, pois não tiveram a flexibilidade de mudar o caminho, contornar o problema, a dificuldade. AQUI OS OBSTINADOS DESISTEM... ABANDONAM O PROJETO... DIZEM NÃO PARA DEUS... SE REVOLTAM... SE INDIGNAM... ABANDONAM TUDO E TODOS!
PERSEVERANÇA e INGRATIDÃO
O Evangelho adverte: "Quem comete o mal nele se torna escravo, só a verdade torna livre". Muitas vezes fazemos o bem ao nosso próximo e somos pagos com ingratidão. Quantos não são os casos de ingratidão dos filhos para com os pais, dos amigos, dos irmãos...
Lembremo-nos de que a ingratidão é uma prova para a nossa persistência em fazer o bem. A gentileza é uma atitude que tem em si mesma a sua recompensa. Não é conveniente esperar o reconhecimento dos outros. Por isso, embora o ingrato seja egoísta, não percamos tempo em reprimi-lo, mas continuemos a nossa tarefa. Observe a vida de Jesus: trouxe-nos a doutrina do amor, salvou a muitos e a si mesmo não pode se salvar... é o maior símbolo da INGRATIDÃO.
Por isso mesmo não se preocupe se já ajudou muitas pessoas e por um motivo fútil ou por um equivoco qualquer tu já não prestas mais, te julga, te condena, te odeia, te despreza... Esquece que em determinado momento fizestes a diferença, tanto que podem assim como na história da humanidade dizer a.C. e d.C, ou seja, antes e depois de você na vida delas... Fostes um divisor de águas, mas apesar dos pesares hoje podes morrer, ou melhor, algumas inclusive, querem que “morras”, isso é “INGRATIDÃO” e por consequência prejudica a “PERSEVERANÇA”. São Mateus ensina: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo Jesus".
PERSEVERAR, ERRAR E PERDOAR
Nunca esqueça! Pessoas erram. Ninguém é impassível de erro, e por conta disto é bom que não nos tornemos maus juízes daqueles que erram conosco. Na verdade, não é bom que julguemos nem condenemos ninguém por suas falhas, pois tu também erras e certamente esperas um sentimento e um tratamento parecido daquele com quem tu erraste, vai esperar compreensão, carinho e perdão.
Neste mundo, somos todos aprendizes, e quando alguém pisa fora da linha, não nos cabe discriminá-lo ou puni-lo, mas pegá-lo pelo braço e dizer "vem por aqui." Sozinhos, não chegaremos a lugar nenhum. E a verdadeira capacidade de perdoar, consiste em perdoar aquilo que parece imperdoável... Tu és capaz disso? Todos somos.
Essa talvez tenha sido uma das maiores lições de UM JOVEM GALILEU chamado Jesus Cristo perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, perdoar sempre.
PERSEVERANÇA É ISSO... SUPERAR A TENTAÇÃO... SUPERAR O ERRO... É PERDOAR... É AMAR... É NÃO DESISTIR DOS PROJETOS QUE DEUS ME CONVOCOU PESSOALMENTE... É NÃO ATRIBUIR PARA O OUTRO O QUE É MEU DEVER...
PENSE NISSO E VEJAS SE ESTÁS SENDO PERSEVERANTE AO PROJETO DE DEUS.
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário