quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TIO, EU NÃO TENHO MAIS MOTIVOS PARA VIVER!


Parece incrível, mas foi a frase que ouvi de uma jovem de 15 anos essa semana, na Capela do Santíssimo. Meu Deus, quanto sofrimento interior... quanta dor, quanto tormento, insatisfações, tristezas... Uma pessoa tão jovem e com tantos sentimentos ruins em todos os aspectos: físicos, psicológicos e espirituais.
Insatisfação com a escola, com a família, com os amigos, consigo mesma, com seu corpo, revoltada com todas as situações e circunstâncias que a cercam, não se sente amada, desejada, querida... Enfim, uma tristeza só, que tomou conta dessa menina. Disse que escreveria sobre isso, me afirmou que não haveria problema, afinal, creio que isso também atormenta muitos outros jovens.
Falamos por mais de duas horas, ouvi tantas coisas:
Tio, eu não sou uma pessoa ruim, procuro não fazer nada de errado, mas todos me condenam, me maltratam, me julgam... por isso fico com raiva, ódio e me isolo, crio um mundo só meu, com minhas ilusões e fantasias.”
A vontade que tenho é de fugir de casa, sair e fazer tudo errado, machucar todo mundo que eu encontro... ninguém me entende, me compreende, a impressão que as coisas erradas que os outros fazem em qualquer lugar do mundo a culpa é minha, meu Deus que pesadelo. Tio quando isso vai acabar?”.
Sim, eu sei que o problema dela talvez seja o mesmo que afete tantos outros jovens na mesma idade ou talvez mais jovens ainda ou até mais velhos... Mas são tantos os jovens e também adultos que devem sentir coisas parecidas.
Conversamos muito e chegamos ao consenso de que tem razão em muitos aspectos, outros não têm nenhuma razão e em alguns são só incompreensão ou falta de comunicação e diálogo.
Vimos que precisa baixar a guarda principalmente com os pais e avós, parece que estão sempre armados para uma disputa. Precisa rever a posição de alguns amigos, se afastar de uns e se aproximar de outros.
Precisa ver a verdadeira “intenção” das ações dos pais... ora, é preocupação, é zelo, é cuidado... e, é amor sim... pais que amam dizem “não”... claro que erram e dá para ver que erraram muitas vezes com essa jovem, mas nunca no sentido de prejudicá-la, querem sim protegê-la, evitar sofrimentos pelos quais eles mesmos já passaram. Sim, falham também na ausência, na falta de diálogo, talvez com a preocupação em lhe dar tudo o que quer (material)...
Mas e tu, tens permitido essa proximidade, esse diálogo?
Ah, meus amigos não me compreendem...” não é incompreensão é coerência, tem muitos atos teus que eles desaprovam e nisso é que mostram serem teus amigos, te dizendo “não”... Amigo não é aquele que diz “sim” para tudo, mas aquele que quando tu olhas para trás ele não te abandonou nos momentos mais difíceis...
Amigo é aquele que nunca desistiu de ti, apesar de teres pisado na bola com ele várias vezes... É aquele que te repreende, te dá conselhos bons, é aquele que tu sabes podes ligar de madrugada e chamá-lo que ele vai estar lá...
TIO, SERÁ QUE DEUS NÃO GOSTA DE MIM?
Essa frase foi uma que me surpreendeu... Pode Deus não gostar de alguém? Ora, fomos feito imagem e semelhança d’Ele, então como poderia Ele não gostar de alguém... se fizesse isso Ele não seria o Deus do amor... certo que Ele não aprova o pecado, mas Ele acolhe o pecador arrependido... (o Filho Pródigo; a adúltera;...)
NA VERDADE ELE TI AMA E ELE TEM QUE SER TEU MOTIVO DE VIVER...
Faça com que seu motivo de viver seja Deus e tua vida será totalmente transformada... “fazei tudo o que Ele vos disser”... ensina Maria. Não precisa ir morar na igreja, mas fazer que tua vida de testemunho de Deus em todos os locais, em todos os atos...
Começa a falar mais com Deus, a perguntar mais sobre o que Ele te propõe para cada circunstância e momento da tua vida... aceita os amigos que Ele te apresentou depois do teu “sim” ao seu projeto.
Não devemos esquecer que na vida da gente sempre vai haver situações que vão nos fazer sofrer, mesmo a gente tendo Deus (Jesus diz: pega tua cruz e me segue), mas a diferença é que se tu tens Deus e Ele é o teu motivo de viver (amar a Deus sobre todas as coisas) quando tudo estiver ruim, escuro e triste ele vai transformar isso tudo em ensinamentos, alegria, pedras para a construção de tua vida, quando tu menos esperar ELE TRANSFORMA TUDO, POIS O TEU AMANHÃ A DEUS PERTENCE... FAÇA SEMPRE O QUE É RETO E BOM!
Verificas se um dia atrás já não pensou em fazer coisas erradas, em abandonar ou largar tudo, em sair para o mundo mundano... Mas tu não o fizestes... e quando saístes assim, sob revolta, ódio, rancor... vê se não fizestes bobagens, coisas que te marcaram e vão te deixar cicratizes para o resto da vida...
AGORA QUANDO SUPEROU A TENTAÇÃO, MESMO CHORANDO, TRISTE, MAGOADA FICOU... NADA DE RUIM ACONTECEU! TE ARREPENDEU DE TER FICADO? QUANTAS COISAS ELE JÁ MUDOU EM TUA VIDA? ELE NAO TE APRESENTOU PESSOAS? NÃO TE APRESENTOU PROJETOS? NÃO TENS TE FEITO CONVITES TODOS OS DIAS? POR ISSO QUE O PAPA AFIRMA, LONGE DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO.
No Livro de Eclesiastes, capítulo 7, encontramos:
4 O coração dos sábios está na casa do luto, o coração dos insensatos na casa da alegria. 5 É melhor ouvir a reprimenda de um sábio que a canção de um tolo, 6 porque qual o crepitar dos espinhos na caldeira, tal é o riso do insensato. E isso é ainda vaidade. 7 A opressão torna um sábio insensato; os presentes corrompem o coração. 8 Mais vale o fim de uma coisa que seu começo. Um espírito paciente vale mais que um espírito orgulhoso. 9 Não cedas prontamente ao espírito de irritação; é no coração dos insensatos que reside a irritação. 10 Não digas jamais: Como pode ser que os dias de outrora eram melhores que estes de agora? Porque não é a sabedoria que te inspira esta pergunta. 11 A sabedoria é tão boa como uma herança, e é de proveito aos que vêem o sol. 12 Pois está-se à sombra da sabedoria como se está à sombra do dinheiro: a utilidade do saber consiste em que a sabedoria dá vida ao que a possui. 13 Considera a obra de Deus: quem poderá endireitar o que ele fez curvo? 14 No dia da felicidade, sê alegre; no dia da desgraça, pensa; porque Deus fez uma e outra, de tal modo que o homem não descubra o futuro.
No final eu e essa menina choramos, conversamos, rezamos e saímos da Capela na certeza de que podemos sempre um auxiliar o outro... que é possível um amanhã melhor e diferente... que problemas sempre vão existir e que juntos podemos superá-los...
PORTANTO, SE ESTÁS EM SITUAÇÃO PARECIDA COM A DESSA JOVEM, PARE E CONVERSE COM DEUS... MAS CONVERSE MESMO... ABRE TUA BÍBLIA, FAZ UMA ORAÇÃO...
REVEJA TEUS ÚLTIMOS ATOS, ATITUDES, PENSAMENTOS, SENTIMENTOS COM RELAÇÃO A TI, AS PESSOAS QUE TE CERCAM... AOS TEUS PAIS, AMIGOS, PARCERIAS... PEDES PERDÃO PARA DEUS POR UM SENTIMENTO TÃO RUIM DENTRO DE TI... POR PENSARES EM ALGO TÃO GRAVE.
ALÉM DISSO, VERIFICAS SE NÃO HÁ ÓDIO, RAIVA, RANCOR... VERIFICAS SE TAMBÉM NÃO TENS MACHUCADO PESSOAS, SE NÃO TENS FERIDO AMIGOS OU AQUELES QUE TE AMAM DE VERDADE, SE TENS SIDO JUSTO E COERENTE COM O QUE DEUS TE ENSINA...
SE TENS DADO E PEDIDO PERDÃO... PORQUE, PODERÁ TAMBÉM HOJE ESTAR COLHENDO O FRUTO DE ALGO SEMEADO ONTEM... E ALGUÉM NESSE MOMENTO ESTAR SENTINDO A MESMA TRISTEZA QUE SENTES PELO FATO DE O TER FERIDO! ENFIM, REVEJA TUDO... PERDOE TUDO... PEÇA PERDÃO POR TUDO E RECOMECE... COM OS PAIS, COM OS AMIGOS, COM OS IRMÃOS... E TENHAS A MAIS ABSOLUTA CERTEZA QUE DEUS TE AMA!
Começa por mim: se algum dia tu que estás lendo esse texto sofreu por uma atitude minha, “ME PERDÕE”, porque confesso jamais ter tido a intenção de machucar ou magoar alguém...
E te afirmo do fundo do meu coração: TU ÉS MUITO IMPORTANTE PARA MIM!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário