segunda-feira, 10 de outubro de 2011

INSENSATOS!


OBSERVE QUE HÁ CORAÇÕES SUJOS E CORAÇÕES LIMPOS!
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais...
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...
EVANGELHO JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 11, 37-41
"Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe: "Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós.”
MEDITAÇÃO
O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?
Há corações que aceitam a proposta de Deus e embora com certa dor e sofrimento avançam... “avançai para águas mais profundas” (aceitam os obstáculos e carregam tranquilamente sua cruz). Outros, porém, optam por a cada problema, a cada crise, a cada instante de tristeza, angústia ou agonia, retornarem ao ponto de partida... o mesmo número de passos que os fez avançar e crescer são dados em sentido contrário... Optam por mais tristeza, dor, sofrimento... e se não bastasse, também fazem sofrer aqueles que os amam (família, amigos, colegas...).
OLHA PARA FRENTE, NÃO VOLTES A PERCORRER O CAMINHO QUE JÁ PERCORRESTES E SABES QUE VAI TE TRAZER DOR E SOFRIMENTO...
No Evangelho de hoje, os fariseus lavavam as mãos antes das refeições com o fim de se purificarem, no entanto, existia maldade nos seus corações. No seu interior havia ódio, rancor, raiva, ira... Nesse caso seus corações estavam sujos...
Da mesma forma, os nossos gestos exteriores, às vezes, até o de nos ajoelhar ou nos prostrar diante de Deus, ou então, um abraço ou um aperto de mão que nós damos ao irmão, não terão sentido se o nosso coração estiver cheio de rancor, de despeito, de inveja, de falta de amor e caridade. Assim não estamos em comunhão com Deus e a Igreja se mantivermos um coração sujo.
Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes e a agir conforme o que há no interior do nosso coração e não somente de fachada.
Tudo o que fizermos com o intuito de aparecer para impressionar às outras pessoas, mesmo as nossas boas ações, se constitui hipocrisia ou falsidade. “Aquele que fez o exterior é o mesmo que fez o interior”, disse-nos Jesus, portanto, Deus nos conhece por inteiro e sabe bem das nossas intenções.
Fazer somente para agradar, para cumprir as regras, é insensatez. Valerá muito mais do que as regras que vivemos a esmola que, por amor a Deus oferecemos ao nosso próximo.
Assim também Jesus afirmou: “daí esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós!” Assim sendo, precisamos pensar mais sobre esse assunto e avaliar como é que nós estamos vivendo o nosso dia a dia com palavras, gestos e ações.
Esse dar esmola não precisa ser no sentido literal de dar material (roupas, remédios...), mas sim, no sentido de entregar-se ao amor de Deus e ser reflexo d’Ele para todos mostrando o rosto de Cristo.
A Bíblia diz: "A boca fala do que o coração está cheio; do interior procedem às más ações, os maus pensamentos." Coração sujo, homem sujo; coração limpo, alma límpida, apta para ver Deus. Portanto, se queres realmente ser feliz, deves limpar o coração.
MAS DE QUE FORMA POSSO LIMPAR MEU CORAÇÃO?
Limpar o coração é renunciar ao orgulho, ao egoísmo e todos os demais sentimentos ruins que desagradam a Deus! É pensar, estudar, compreender; é CRER e PRATICAR aquilo que Jesus ensina. É ser bom, indulgente, caridoso, humilde, paciente; é, finalmente, renunciar ao mal para abraçar o bem; é preferir o Reino dos Céus ao Reino do Mundo Mundano, pois só assim conseguiremos realmente vermos a face de Deus!
REFLEXÃO
·        Tu costumas fazer alguma coisa para chamar a “atenção” (brigas; ridicularizar alguém; se indispor com amigos para chamar sua atenção ao invés de sentar e conversar; ...)?
·        Costumas fazer julgamentos e comentários sem permitir ao outro sua defesa ou argumento?
·        Guardas mágoas, rancor, ódio... de uma pessoa sem permitir-lhe defender-se, à partir do que ouviu de outros ou da tua própria leitura da situação?
Será que hoje JESUS também não nos diria: Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?”
QUE SENTIMENTOS RUINS OU MAUS ALIMENTAS NO TEU INTERIOR?
COM RELAÇAO ÀS OUTRAS PESSOAS QUE SENTIMENTOS OU ATITUDES PRECISARIAS REVER?
TRATAS A TODOS COM JUSTIÇA E RESPEITO?
PENSE NISSO! O DIA DE CUMPRIR O QUE JESUS MANDA É HOJE E A HORA É AGORA... O QUE CRISTO TE PROPÕE NESSE MOMENTO?
PEGA TUA BÍBLIA, ACENDE UMA VELA, DESLIGA TV, RÁDIO, CELULAR E FALA COM DEUS... VÊ O QUE ELE ESTÁ TE PROPONDO!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário