quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ANTES DE JULGAR O OUTRO... JULGA-TE A TI MESMO (Evangelho de Sexta-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais... pelo meu grupo e minha igreja.
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 6, 39-42
"E Jesus fez estas comparações:
- Um cego não pode guiar outro cego. Se fizer isso, os dois cairão num buraco. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor. Porém, quando tiver terminado os estudos, o aluno ficará igual ao seu professor.
- Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão."

MEDITAÇÃO

O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?

A conversão depende de mim. A transformação depende de mim. Tudo depende primeiro de mim, isso é autoconhecimento. Jesus usa neste texto uma pequena parábola: um cego guiando a outro cego. Os dois cairão no buraco. Devemos entender que são cegos os que não veem com os olhos do Mestre: Jesus.

Ou seja, o que eu proponho para minha família, para meus amigos/irmãos, o que eu falo numa palestra, eu tenho que fazer em público (na comunidade), mas também no íntimo do meu quarto e no interior do meu coração.

Por esse motivo a sugestão: ver o mundo com “os óculos de Deus”... À luz das Sagradas Escrituras.

O texto também fala do julgamento. A severidade do nosso julgamento para com o próximo (condenar o outro; não perdoá-lo; julgá-lo conforme a minha verdade e não dar direito dele explicar o que realmente aconteceu)...

Ver o cisco que está no seu olho - mostra que desconhecemos o nosso próprio limite, a nossa fragilidade e a nossa condição de pecadores diante de Deus, a nossa "trave", bem maior do que o "cisco" do irmão.

“Isto, nas palavras de Jesus é hipocrisia.”, ou seja, devo ser o mesmo em todos os lugares... o que eu digo no “reservado” pela internet, deve ser o mesmo que eu digo para o meu grupo em público... pois Jesus nos diz em outra passagem que não sejamos nós motivos de escândalo. Portanto, se faço algo às escondidas é porque há problemas de julgamento, não é correto, posso estar traindo a confiança, a amizade ou o carinho de alguém.

Sou uma pessoa que julga, que vê o "cisco" no olho do irmão?
Minha vida revela contradições (ENTRE O FALAR E O FAZER)?
O meu Projeto de vida corresponde ao que Jesus Cristo me propõe?
Permito ao meu irmão mostrar a “sua verdade”?

ANTES DE QUALQUER JULGAMENTO, QUALQUER DECISÃO... COLOCA-TE NO LUGAR DO OUTRO... COMO TU GOSTARIAS QUE ELE TE TRATASSE SE FOSSE CONTIGO?

Tudo o que desejarmos das pessoas com quem nos relacionamos deverá ser regra de vida para nós. A nem um de nós cabe o papel de “mestre” e de “senhor” da situação, nenhum de nós recebeu o ministério do julgamento, apenas ditando preceitos e normas para que os outros cumpram.

É nosso dever, em primeiro lugar, examinar como estamos vivendo e qual o testemunho que nós estamos oferecendo ao mundo para que as outras pessoas sejam guiadas por nós. Para isso não posso usar máscaras... para o cristão não serve: “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”... isso é hipocrisia como diz Jesus.

Se, estamos cegos e não reconhecemos as nossas próprias falhas; se, não buscamos emendar o que está torto em nós, nunca poderemos aconselhar, exortar ou admoestar alguém que também é passível de erro.

A trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações. Do contrário, Jesus é quem nos lembra, nós poderemos cair no barranco e levar muita gente conosco.

Nossas atitudes podem comprometer nossa família, nossos amigos/irmãos, nosso movimento, nossa igreja... então olha para dentro de ti e corrige aquela cegueira que ainda te afasta de Deus... tu sabes exatamente o que é... o dia é hoje e a hora é agora...

REFLEXÃO
·        ÉS UM EXEMPLO DE JOVEM LÍDER CRISTÃO A SER SEGUIDO?
·        ÉS UM MOTIVO PARA ORGULHO DAQUELES QUE TE SÃO CAROS (IMPORTANTES) EM TODOS OS LOCAIS E COM TODAS AS TUAS ATITUDES?

AGORA, Te recolhe no teu quarto... Desliga TV, COMPUTADOR, TELEFONE, TE DESLIGA DO MUNDO...
FALA COM DEUS E DEIXA DEUS FALAR DIRETAMENTE CONTIGO... OUVE O QUE ELE ESTÁ TE DIZENDO QUE MUDANÇA ELE ESTÁ PROPONDO PARA A TUA VIDA..
QUE GESTOS E ATITUDES DEVES MUDAR PARA FICAR PERTO DE DEUS E PARA SANTIFICAR AQUELES QUE TE AMAM...

FALA COM DEUS... FALOU?

O QUE ELE DIZ NO ÍNTIMO DO TEU CORAÇÃO?

FAZ ISSO ENTÃO (DÁ UM ABRAÇO – UM TELEFONEMA – UM E-MAIL... MAS CORRIGE AQUILO QUE ESTÁ ERRADO E TE PERTURBA E TE AFASTA DE DEUS... SIM, AQUILO QUE TU SABES EXATAMENTE O QUE ÉS... DESCE DO ALTO DO TEU ORGULHO, DA RAIVA, ÓDIO, VAIDADE... E FAZ AQUILO QUE DEUS MANDA) - PENSE NISSO E SEJAS FELIZ!
SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário