terça-feira, 27 de setembro de 2011

O QUE TU DIZES AO CONVITE DE JESUS? (Evangelho de Quarta-feira)


LEMBRAM DA MÚSICA? EU DIGO SIM, EU DIGO SIM, EU DIGO SIM...

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Minhas intenções pessoais...

Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 9, 57-62

"Quando Jesus e os discípulos iam pelo caminho, um homem disse a Jesus:
- Eu estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar onde o senhor for.
Então Jesus disse:
 As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
Aí ele disse para outro homem:
- Venha comigo.
Mas ele respondeu:
- Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.
Jesus disse:
- Deixe que os mortos sepultem os seus mortos. Mas você vá e anuncie o Reino de Deus.
Outro homem disse:
- Eu seguirei o senhor, mas primeiro deixe que eu vá me despedir da minha família.
Jesus respondeu:
- Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus."


MEDITAÇÃO

O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?

Neste texto, três tipos de pessoas ilustram o começo do seguimento de Jesus. São personagens anônimos. O primeiro e o terceiro tomam a iniciativa, sem serem chamados. O segundo é Jesus quem o chama.

NO TEU CASO, FOSTES CHAMADO OU TOMOU A INICIATIVA DE PROCURAR JESUS?

Nos três casos, a exigência é o desprendimento de outros vínculos, a disposição a enfrentar o desconforto. Tudo relacionado ao desejo de seguir o Senhor. Na última fala neste trecho, Jesus afirma que quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino. Ele quis dizer que não se pode seguir Jesus e olhar noutra direção.

Jesus abria os olhos dos Seus discípulos e os conscientizava que, para segui-Lo, eles teriam que abdicar de privilégios, de comodidade e teriam que enfrentar as dificuldades próprias da missão.

Porém, àqueles outros que davam desculpas para não O seguirem, Jesus os advertia com palavras duras: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu vai anunciar o reino de Deus.”

ISSO SIGNIFICA ABANDONAR AQUELES PROJETOS VELHOS QUE NAO TE APROXIMAM DE DEUS.

OU SEJA, É SIM, SIM ou NÃO, NÃO... PARA DEUS NÃO TEM “MORNO”... É FRIO ou QUENTE.

NÃO TEM COMO SEGUIR A DEUS SEM SEPULTAR O HOMEM VELHO, LIGADO AO MUNDO MUNDANO.

O Senhor nos chama para anunciar a vida nova para a nossa família e não para nos acomodarmos esperando a hora de “enterrar” os nossos queridos. Os mortos, isto é, aqueles que não são chamados, aqueles que não são discípulos, aqueles que nem entendem nem querem seguir a Jesus, esses sim, podem enterrar os nossos mortos.

OU SEJA, ESSES QUE PERMANECEM NO MUNDO MUNDANO... DEUS RESPEITA A OPÇÃO PESSOAL DE CADA UM... AGORA, NEM PARA ISSO: “PARA DEMONSTRAR SOLIDARIEDADE OU PARCERIA EU ACEITO E APROVO SEUS ERROS”...

Despedir-se dos familiares significa também perder tempo, correr riscos de desistir, tirar o foco do que Jesus nos propõe deixando a graça de Deus passar.

SIM, DEUS NÃO CONCORDA E INCLUSIVE JESUS ADVERTE SOBRE ESSE HOJE EU ESTOU COM DEUS, VOU FAZER AQUILO QUE ME PEDE, AMANHÃ DESISTI, JÁ NÃO VOU FAZER MAIS... ORA, NOSSO SIM É INCONDICIONAL, INDEPENDE DAS FACILIDADES OU DIFICULDADES, INDEPENDE SE EU E INDISPONHO COM ALGUÉM OU ALGUM FATO NÃO ME AGRADA...

“O PROJETO DE DEUS É MAIOR DO QUE ISSO...”

O Senhor nos dá a graça necessária para que sejamos seus discípulos e discípulas, e precisamos nos apossar da graça do momento, não deixando para depois. Amanhã, será outro dia… e poderá não haver outro chamado.

Segue-me, diz o Senhor! Vamos com Ele sem olhar para trás, sem saudades do que passou, sem lamentações nem murmurações.

LEMBRAM? EU DIGO SIM, DIGO SIM, DIGO SIM...

O reino de Deus é presente, agora, nesse momento e felizes seremos todos nós se compreendermos as palavras desse Evangelho. “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus!”

REFLEXÃO

·        TENHO DITO “SIM” PARA O PROJETO DE DEUS?

·        ME DESPRENDI OU CONTINUO PRESO AS PROPOSTAS DO MUNDO MUNDANO?

·        COMO SEI SE ESTOU CUMPRINDO O QUE DEUS ME PROPOE?

PENSE NISSO! O TEMPO É AGORA E O DIA É HOJE...

ISSO É FAZER OU NÃO O QUE PROPÕE JESUS...

PEGA TUA BÍBLIA, ACENDE UMA VELA, DESLIGA TV, RÁDIO, CELULAR E FALA COM DEUS... VÊ O QUE ELE ESTÁ TE PROPONDO!

SHALOM!

Um comentário:

  1. Bendito Deus.
    Deu-nos vida e oferece-nos eternidade à seu lado.
    Vamos pelo caminho que é Jesus Cristo.
    Graça e paz Carlinhos.

    ResponderExcluir