segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TU JÁ ESTIVESTE MORTO? (Evangelho de Terça-feira)


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Minhas intenções pessoais... pelo meu grupo e minha igreja.
Rezemos: Vinde Espírito Santo enchei os corações...

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS 7, 11-17

"Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele. Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela. Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:
- Não chore.
Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse:
- Moço, eu ordeno a você: levante-se!
O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe. Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo:
- Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!
Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas."

MEDITAÇÃO

O QUE JESUS ME PROPÕE NESSE EVANGELHO?

O Evangelho narra que Jesus está perto da cidade de Naim, que fica entre Cafarnaum e a Samaria quando encontra, este funeral: o do filho único de uma viúva. O texto diz que Jesus "ficou com muita pena dela", da mãe.

Primeiro, a consola: "Não chore!"

Depois chegou mais perto do caixão e os que carregavam o defunto, pararam. E "tocou" o caixão.

Em seguida, deu a ordem de vida: "Moço, eu ordeno a você: levante-se!" O moço sentou-se e começou a falar. Jesus o ressuscitou! E o entregou à sua mãe.

Atente que o toque de Jesus com sua mão é um toque de vida. Também, acrescente-se a este gesto, a sua Palavra.

TU JÁ TE SENTISTE TOCADO POR JESUS ALGUMA VEZ?

COMO SENTES A PRESENÇA DE CRISTO EM TUA VIDA?

Como acolho este "toque", mais que isso: esta vinda de Jesus a mim pela comunhão?

Creio que Ele pode ressuscitar aquilo que está fraco e até, de certa forma, morto em mim?

Veja que as vezes nós estamos como a viúva da cidade de Naim, conduzindo os “nossos filhos” mortos, encaixotados a fim de enterrá-los.

Isso acontece, quando nos frustramos pelos nossos sonhos desfeitos, por nossa vontade contrariada, por causa do afastamento das pessoas, ou quando nós e os nossos projetos somos rejeitados.

Quando fazemos uma opção pelo mal. Morremos quando matamos os sentimentos de nossa família, de nossos amigos/irmãos, quando contrariamos e fazemos tudo diferente daquilo que Deus propõe.

Morremos quando Deus nos mostra a luz e o caminho da vida e da verdade, mas optamos pela sombra e pelo pecado, sabendo ser esse o caminho da morte eterna.

Enfim, por causa dessas escolhas de morte, nossas opções pelo pecado, quando começamos lentamente a morrer, quando achamos que é o fim, tudo acabou, quando só vemos sombra, tristeza, dor, angustia, desespero, frustração, depressão, sensação de impotência, vontade de morrer, de se matar...

NESSES MOMENTOS FAZEMOS A ALEGRIA DO MALÍGNO QUE COMEÇA SE SENTIR VITORIOSO COM A NOSSA FRAQUEZA... COMEÇA VER OS TRUNFOS DOS ANJOS DO MAL QUE COLOCOU NO NOSSO CAMINHO...

Mas é exatamente nesses momentos que Jesus tem compaixão de nós e se aproxima, tocando no “CAIXÃO” que é o NOSSO CORAÇÃO onde escondemos as nossas frustrações e nos diz: “Não chore!” “Eu te ordeno, levanta-te”. E aí acontece o milagre!

Nesse momento Ele nos dá novas chances, nos apresenta pessoas, projetos, novos sonhos, novas aspirações... De repente percebemos que existe outra maneira das coisas acontecerem, notamos que Jesus começa a nos oferecer coisas novas.

É AQUI QUE JESUS COMEÇA A TE FAZER CONVITES...

É EXATAMENTE AQUI QUE ELE COMEÇA A TE FAZER PROPOSTAS... ELE TE PEDE PARA QUE SIGA O PROJETO DELE... ELE TE CAPACITA PARA CUIDAR DO DOENTE, DAS CRIANÇAS, DO EXCLUÍDO...


REFLEXÃO

·        CERTO! DEPOIS DE JESUS TE TIRAR DE DENTRO DO CAIXÃO (SOFRIMENTO/DOR/DESESPERO...) QUANTO TEMPO DA TUA VIDA TU USA PARA FAZER O QUE ELE TE PEDE?

·        QUANTOS DE SEUS PROJETOS – PROPOSTAS E CONVITES TU CUMPRES?

·        POR EXEMPLO: QUANTO TEMPO TU FICA NA FRENTE DO TEU COMPUTADOR?

·        E TU USAS COMO ESSA FERRAMENTA: PARA A TUA VIDA OU PARA A TUA MORTE? BEM OU MAL?
PENSA NISSO! DEUS JÁ TE RESGATOU DA MORTE?

DESLIGA TV – RÁDIO – CELULAR - ...

ABRE TUA BÍBLIA – ACENDE UMA VELA E:

FALA COM DEUS E DEIXA DEUS FALAR DIRETAMENTE CONTIGO... OUVE O QUE ELE ESTÁ TE DIZENDO QUE MUDANÇA ELE ESTÁ PROPONDO PARA A TUA VIDA...

FAZ UMA REVISÃO DOS TEUS ÚLTIMOS ATOS E ATITUDES... PALAVRAS E PENSAMENTOS... E VERIFICAS SE SÃO ATOS DIGNOS DE UM CRISTÃO... SE ÉS EXEMPLO E MODELO DE CRISTO PARA AQUELES A QUEM ELE TE DEU A MISSÃO DE “EVANGELIZAR”...

SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário