sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A maravilha do perdão - (Texto de Dom Irineu Silvio Wilges)


Será que o perdão faz bem à saúde?  Jesus veio para ensinar o perdão de todo o coração. Por quê? Motivo teológico. Por que Deus o nosso Pai perdoa. Os seus filhos (as) devem fazer o mesmo.  Mas nem sempre foi assim.
No AT, foi dito: Olho por olho e dente por dente. Se alguém me furava um olho eu tinha o direito de furar o olho dele. Se ele me tinha quebrado um dente eu tinha direito de quebrar outro dele. Já foi um progresso. Já foi colocado um limite à vingança.
O islamismo ainda ensina que o sangue se paga com sangue. No tempo eu que morei em Jerusalém, depois no Cairo compreendi o que significa, o cristianismo é a religião do amor e do perdão. Isso se espelha no olhar bondoso e alegre do cristão.
 Estamos chegando à Semana Farroupilha, o que diz o gaúcho? “O gaúcho não leva desaforo para casa”. Vocês se lembram do passado? Quanta briga saía nos bailes e festas de igreja. O gaúcho tomava umas canas e virava valente.  O outro não queria levar desaforo para casa. E dava até mortes. Graças a Deus, hoje essas coisas já acontecem mais dificilmente.
Mas atitudes de não perdão acontecem também em ambiente familiar. “Eu não vou dar o braço a torcer. Ele tem que me pedir perdão de joelhos”, diz a mulher. “Eu perdoei uma vez e agora chega. Quem faz uma vez, fará de novo”, diz o homem. “Sempre eu que devo perdoar”. Quantas pequenas ofensas os esposos se fazem e não se perdoam! O não perdão vai se acumulando até que um dia estoura. Há muitas separações porque não se quer perdoar, porque não se consegue perdoar. O perdão é muito difícil. Quanta pessoa religiosa tem dificuldades! Bispos, padres, diáconos, irmãos e irmãs religiosos (as), casais, irmãos (ãs) de sangue, parentes, vizinhos, etnias, grupos.
 Errar é humano, mas perdoar é divino. Precisamos da graça (força) de Deus. “Li, no tempo de estudante, um escritor francês que dizia que as mulheres perdoam, mas não esquecem e os homens esquecem para não perdoam. O que ele queria dizer com isso? O perdão, o não querer vingar-se, o não excomungar o outro de seu amor, é um ato da vontade. Mas quando a mulher se lembra do que a outra pessoa fez, ou a vê, o seu sentimento é de excomunhão. Sinal que ela não perdoou de todo o coração. Por isso, é preciso perdoar tantas vezes a mesma ofensa recebida até que se possa olhar para a pessoa, sem se perturbar. Perdoar também não significa aprovar o pecado, o mal feito, Amar o pecador mas  odiar o seu  pecado. Também não significa gostar da pessoa, mas amá-la. Quantas pessoas chatas! Mas devo amá-las. Jesus não gostou certamente de estar crucificado, torturado, mas amou os seus inimigos, por isso, disse: “Pai perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. Ofereceu o seu sofrimento, o seu sangue para a salvação deles. Jesus não quer a condenação do pecador, mas a sua conversão. Voltando ao homem que esquece para não perdoar, significa, que ele não quer fazer o ato da vontade, por isso, esquece... Para ele aquela pessoa não existe mais. “Para mim fulano não existe”. Quando o vê o ignora. Não o cumprimenta.

Quero chamar ainda a atenção sobre o não perdão aos padres. Pessoas se sentem ofendidas pelo bispo ou pelo padre, com razão ou não, e com isso se afastam da igreja. Talvez numa futura missão popular o missionário os consegue trazer de volta. Essas pessoas ou famílias estão se prejudicando grandemente Deus não tem nada a haver com isso. Eu participo da vida comunitária não por causa do padre, mas por causa de Deus. Isso significa que a minha fé está muito fraca. Ela depende do padre tal.
Quais são os males do não perdão, da não reconciliação? Muitíssimos e alguns catastróficos. Quem não sabe perdoar não é feliz como Deus quer que ele seja. Já vimos a separação dos casais, o ódio entre irmãos, a necessidade de tratamento psicológico. E às vezes nem esse adianta. Em Porto Alegre uma psicóloga me mandava pessoas para que eu as ajudasse a perdoar e receber o perdão de Deus pela confissão. Vê como Jesus sábio foi quando instituiu o sacramento da confissão. Experimente a leveza de alma após perdoar e ser perdoado. De fato, muitas doenças psicossomáticas surgem pela falta de perdão. Quanto tempo e energias se gastam para arquitetar a vingança. A falta de perdão produz o estresse emocional que pode produzir a arritmia e a morte súbita, como a depressão e esta pode afetar a coagulação, como também pode produzir a ansiedade, que por sua vez pode produzir tremores, falta de ar, tonturas, etc. Numa palavra a falta de perdão produz males físicos, psicológicos, e espirituais. A nossa diocese está “com Maria, há 20 anos procurando mostrar o rosto de Jesus”, este Jesus que nos ensina pelo exemplo e pela palavra a perdoarmos como nosso Pai perdoa. Experimente você também e terá saúde espiritual, psíquica e física. Olha para dentro do teu coração nesse momento e PERDOA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário